Montagem com imagens de Harvey Dent, Val Zod e Calvin Ellis, três dos Supermen negros do Universo DC

Créditos da imagem: Divulgação/DC Comics

HQ/Livros

Lista

Conheça os Supermen negros do Universo DC

Próximo filme do herói pode ter ator negro como protagonista

Gabriel Avila
11.05.2021
17h07
Atualizada em
11.05.2021
17h21
Atualizada em 11.05.2021 às 17h21

A notícia de que a Warner Bros. estaria procurando um ator negro para interpretar o Superman pegou muita gente de surpresa. Em primeiro lugar, por praticamente confirmar que o próximo filme do herói vai apresentar uma versão inédita e diferente de tudo que já foi feito nos cinemas anteriormente. Isso confirma a aposta em um novo Superman vindo de outro universo e não uma substituição no DCEU, similar ao que aconteceu com a escalação de Robert Pattinson como o Batman em um filme independente do universo compartilhado.

Segundo porque abre a possibilidade de que o filme, que terá roteiro do experiente escritor Ta-Nehisi Coates (Pantera Negra; Capitão América), apresente algum dos vários Supermen negros que habitam o Multiverso da DC Comics nas HQs.

Para que você conheça - ou relembre - quem são esses personagens, reunimos alguns deles abaixo em ordem cronológica de aparição.

Superman Raio de Sol (Terra 47)

Cena da HQ Homem-Animal com o Superman Raio de Sol
Divulgação/DC Comics

O Superman Raio de Sol foi apresentado originalmente na icônica revista do Homem-Animal escrita por Grant Morrison. Sua aparição acontece quando o Pirata Psíquico causa uma ruptura no continuum do Universo DC e tenta “reverter” o que ocorreu na Crise nas Infinitas Terras. Se a mega-saga unificou todas as Terras da DC Comics em uma só, o vilão tentou trazer as outras de volta. O curioso é que, além de personagens que realmente existiam como o Sindicato do Crime da Terra 3, ele “trouxe de volta” personagens que na verdade eram inéditos, como o Sindicato do Amor do Mundonírico - uma espécie de Liga da Justiça Hippie que tinha como membro o Superman Raio de Sol.

Desde essa participação na HQ do Homem-Animal, o Superman Raio de Sol e sua equipe fizeram pequenas aparições nas histórias da DC, mas fazem parte do cânone da editora como habitantes da Terra 43.

Superman (Terra D)

Cena com Superman e os heróis da Terra D
Divulgação/DC Comics

E por falar em Crise nas Infinitas Terras, chegamos ao Superman da Terra D. O herói apareceu na HQ Legends of the DC Universe: Crisis on Infinite Earths, que conta uma aventura paralela ao grande evento da DC Comics. Lançada quase 15 anos após a saga original, a revista mostra o ataque do Anti-Monitor à Terra-D.

Para conter a ameaça, a Liga da Justiça se junta à Aliança da Justiça, os heróis desse mundo, que são liderados por Kalel, um Superman que tem várias similaridades com sua contra-parte na Terra 1. Entre elas estão a origem como sobrevivente do planeta Krypton e ter como base a Fortaleza da Solidão. Infelizmente, o Superman da Terra D não é visto novamente pois se sacrifica durante os eventos dessa história.

Harvey Dent (Terra 9)

Cena com Harvey Dent, o Superman da Terra 9, e Barry Allen
Divulgação/DC

Talvez este seja o mais diferente de todos os Supermen que existem no Multiverso DC, e também um dos mais poderosos. Sem saber, o Harvey Dent da Terra 9 foi parte de um experimento científico que alimentou toda a população de uma cidadezinha com um soro teoricamente capaz de acelerar a evolução humana. Único sobrevivente dessa monstruosa experiência, o rapaz só passou a desenvolver dons especiais graças após cair de um prédio - o que ativou sua capacidade cerebral evoluída. Entre seus poderes estão invulnerabilidade, telepatia, telecinese, vôo e até tecnopatia.

Talvez você esteja se perguntando por que a origem de Harvey Dent é tão diferente dos demais Supermen - tanto dessa lista, quanto do Universo DC. Isso se deve ao fato de que ele faz parte do Universo Tangente da Tangent Comics, uma linha editorial lançada pela DC no final dos anos 1990. Seu objetivo era remodelar quase completamente os principais heróis da editora. Desse modo, essa versão criada por Mark Millar levou o conceito de “Super-Homem” de forma quase literal, mostrando como seria um ser humano completamente evoluído.

Calvin Ellis (Terra 23)

Imagem de Calvin Ellis e a Justiça Encarnda
Divulgação/DC Comics

Assim como em praticamente todos os mundos do Multiverso, a Terra 23 recebeu um Superman após a explosão do planeta Krypton. Filho dos cientistas Jorel e Lara, Kalel foi mandado em um foguete para que pudesse sobreviver e acabou chegando à Terra, onde foi adotado por um casal humilde que o criou como Calvin Ellis. Se a origem de Calvin não foge muito do que estamos acostumados, a grande mudança vem em sua vida adulta: além de salvar o dia como Superman, ele é também o presidente dos Estados Unidos.

Inspirado em figuras reais como Barack Obama e Muhammed Ali, Calvin Ellis é nascido em Vathlo, ilha de Krypton apresentada na década de 1970 como um local povoado por kryptonianos negros. Criado durante a Crise Final, ele ganhou grande importância durante a saga Multiverso DC, quando se tornou líder da Justiça Encarnada, grupo formado por heróis de diferentes Terras para proteger o multiverso.

Val-Zod (Terra 2)

Capa de uma HQ da Terra 2 com o Superman Val-Zod ao centro
Divulgação

Último filho da Casa Zod, Val foi enviado por Jor-El e Lara em uma nave para escapar da iminente destruição de Krypton. Ao chegar na Terra, ele foi acolhido por Terry Sloan, que ofereceu abrigo e proteção em um quarto secreto no Asilo Arkham. Libertado pelo supergrupo Maravilhas do Mundo, ele decide usar seus superpoderes para proteger a Terra ao lado de heróis como Batman (Thomas Wayne), Tornado Vermelho (Lois Lane) e Lanterna Verde (Alan Scott).

Em sua primeira missão, Val-Zod precisou deter Brutaal, um clone do Superman criado por Darkseid. Esse desafio foi uma verdadeira prova de fogo para o rapaz, que ganhou liberdade após a morte do verdadeiro Kal-El de seu mundo. Após superar a versão maligna do maior herói da Terra, o kryptoniano assume o manto e se torna o novo Superman desse mundo.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.