HQ/Livros

Lista

Shazam! | Dez coisas que você precisa saber antes do novo filme da DC Comics

Fase publicada nos Novos 52 deve ser o grande referencial da adaptação ao cinema

Marcelo Hessel
25.01.2018
18h07
Atualizada em
18.07.2018
16h21
Atualizada em 18.07.2018 às 16h21

É alta a probabilidade de que o filme de Shazam! da DC Comics se inspire na fase do super-herói que foi publicada durante a reformulação editorial Novos 52. Primeiro, porque a listagem de elenco tem personagens que foram adicionados nessa fase. Segundo porque o autor dessas histórias, Geoff Johns, é o principal nome criativo que supervisiona a adaptação ao cinema. Terceiro, porque outros filmes da DC, como o da Mulher-Maravilha, também beberam na fonte dos Novos 52. E quarto: Shazam! não tem série solo há anos, e essas HQs publicadas em 2012 e 2013 como uma história secundária na série da Liga da Justiça são o material recente de mais peso na carreira do super-herói.

Billy Batson

Billy Batson sabe ser um garoto problema. Ele é apresentado na HQ inicialmente como um órfão meio carente de 15 anos, interessado em atividades e esperançoso de ser adotado. Quando os possíveis pais que o entrevistam saem da casa, porém, Billy se revela, os chama de idiotas, briga com a assistente social Sra. Glover, e frisa que vai se comportar só para conseguir sair do controle da mulher. O protagonista se apresenta em pouco mais de duas páginas como um moleque desbocado e dissimulado, que já passou por alguns lares sem se fixar em nenhum.

Sivana

O Doutor Sivana registra todas as ocorrências de "abduções místicas" pelo globo e identifica nesse padrão uma relação com a lenda do Adão Negro na Antiguidade. Ou seja, em apenas uma página da edição inicial de origem de Shazam nos Novos 52, Geoff Johns dá três enunciados: Sivana está atrás de Shazam mesmo antes da escolha de Billy Batson, Adão Negro também é outro vilão em cena antes da entrada do herói, e Sivana - que quer "salvar sua família", diz ele - reconhece que a magia está no mundo e a quer para si.

A família

Quando ainda se chamava Capitão Marvel nos anos 1940, Shazam foi o primeiro super-herói a ter um elenco de sidekicks, com quem dividia seus poderes e que se tornaram a família Marvel. Esse elemento é recorrente na HQ. Nos Novos 52, depois de apresentar a família em Ponto de Ignição, Geoff Johns recria os aliados de Billy; aqui, eles são os filhos anteriormente adotados pelo casal Vasquez, que escolhe adotar Billy: Mary, Freddie, Eugene, Pedro e Darla (todos eles devem aparecer no filme). Ao ganhar os poderes de Shazam, Billy pode dividi-los com os novos irmãos.

A escola

Embora seja antissocial e diga que não precisa de amigos, Billy Batson demonstra logo um senso de justiça. Ele não se enturma com sua "família" mas, ao final do primeiro dia na escola, acaba defendendo-os de quatro irmãos bullies, e mostra que, além de ter um temperamento esquentado, sabe brigar. O pai milionário dos bullies, o Sr. Bryer, também deve estar no filme; ele é um grande doador da escola das crianças, e por conta dessa influência Billy corre o risco de ser expulso do colégio logo de cara.

A origem de Sivana

A ligação de Sivana com Shazam fica definitivamente marcada quando ele viaja a Bagdá atrás da tumba do Adão Negro. Ele lidera um time de escavadores e depara com uma porta marcada com símbolos antigos que ele não consegue decifrar. Ao forçar a porta com um pé-de-cabra, Sivana recebe uma descarga de eletricidade na cabeça e, nas suas palavras, ganha no olho direito o poder de enxergar magia. Com ela, ele chega à tumba e desperta Adão Negro, que havia sido aprisionado até a escolha de um novo Shazam. Aos poucos a magia consome e envelhece o corpo de Sivana.

Shazam

Quando chega diante do Mago Shazam, Billy diz que a busca por uma pessoa puramente boa é irreal, porque ninguém é apenas bom no mundo. O mago então enxerga o potencial de bondade no menino, que então se torna o campeão da magia, Shazam, eleito no calor do momento porque Adão Negro acaba de ser despertado. Por sua vez, o mago diz a Billy que família é o feitiço secreto, algo que se cria e não algo que se herda, quando o menino questiona o velho sobre o paradeiro dos seus pais desaparecidos.

Adão Negro e aliados

Uma vez liberto no mundo - que viu a magia ser escondida para que outros seres como o vilão não a usassem para o mal - Adão Negro busca o novo Shazam para conseguir entrar na Pedra da Eternidade e tomar o poder do Mago Shazam. Para isso ele começa a restaurar a magia no mundo, como buscar pessoas normais que são na verdade entidades antigas, como um velho barbudo que "se esqueceu" que é um dos sete pecados capitais, a preguiça. Adão Negro restaura a velha forma dessas criaturas e assim conquista mais aliados, além de Sivana.

Heroísmo para iniciantes

Criação de Geoff Johns, a entidade Francesca que Billy havia encontrado dentro da Pedra da Eternidade aparece para ele novamente no mundo real. Apenas quem está imbuído de magia pode enxergá-la. Com os conselhos de Francesca - que diz, por exemplo, que Shazam é atraído por situações de necessidade, por isso sempre parece haver um assalto por onde ele passa - Shazam aprende, entre outras coisas, sua capacidade de voar. Ela basicamente é a explicadora da trama para o herói.

O começo de tudo

Através de Francesca, Billy consegue revisitar o passado longínquo e conhecer a origem de Adão Negro na Antiguidade, no reino de Kahndaq, que Geoff Johns e David S. Goyer haviam criado no começo dos anos 2000 ao refazer a origem do vilão na série da Sociedade da Justiça. Francesca diz que Billy e Adão também são família, de alguma forma, porque ambos já foram escolhidos para ser Shazam e portanto têm um laço indissociável. The Rock estará no filme, afinal? A HQ de Shazam nos Novos 52 tem Adão Negro em papel de destaque...

A ameaça gigante

Não poderia faltar a ameaça gigante. Adão Negro ordena que os Sete Pecados Capitais encontrem a alma mais corrompida da cidade e o possuam. Os sete então vão atrás do milionário Sr. Bryer e, juntos, tomam o corpo do humano para gerar uma criatura demoníaca chifruda com um pentagrama flamejante recortado no peito. Adicione aí a família de Shazam transformada em superseres (com os poderes que Billy distribui aos irmãos) contra o demônio gigante e temos algo mais próximo de Stranger Things do que muita gente suspeita... Seria essa a alternativa à possível ausência de Adão Negro no filme?

Na galeria abaixo, repassamos essas HQs, que recontam não apenas a origem de Shazam como também a de dois dos seus principais vilões, Doutor Sivana e Adão Negro. Conheça dez coisas essenciais para você se preparar para o novo filme da DC: