San Diego Comic Con

Artigo

Shazam! | Como o filme pode ser um novo começo para a DC

Primeiro trailer mostrou mudança de tom e foco do estúdio

Camila Sousa
21.07.2018
21h10

Desde que a DC anunciou que faria um filme do Shazam!, os fãs começaram a se questionar sobre a nova abordagem do estúdio nos cinemas, deixando de lado o “sombrio e realista” e apresentando personagens mais divertidos e relacionáveis com o público. Com o lançamento do primeiro trailer na San Diego Comic-Con, isso não só foi confirmado, como surgiram ainda mais possibilidades para o futuro.

Divulgação

Billy Batson: o garoto que sabe se defender

A prévia começa focando na história de Billy Batson, um jovem órfão que mostra que sabe cuidar de si mesmo, e exatamente por isso já desperta simpatia entre os fãs (tanto os novos, quanto os que já conhecem a história de Shazam! nas HQs). Outro ponto interessante do trailer são as referências à cultura pop, desde Game of Thrones, até a presença dos outros heróis do estúdio, como o Batman e o Superman. Tudo isso mostra que a DC está disposta a mudar um pouco de sua postura sisuda mostrada em outros longas. Óbvio que não há nada de errado em contar histórias sérias e focadas em dilemas maiores, mas faltava ao estúdio o frescor de contar uma trama de origem clássica, com um protagonista que vivia no mundo comum adquirindo poderes, mas sem saber exatamente o que fazer com eles.

Shazam! também pode ser um experimento interessante para a DC em outro sentido: a apresentação nos cinemas de um personagem menos conhecido. Desde que começou seu universo estendido, a empresa focou em mostrar a Trindade (formada por Batman, Superman e Mulher-Maravilha), desviando desse caminho apenas com Esquadrão Suicida, que ainda sim tinha personagens famosos, como Coringa e Arlequina. No caso de Shazam!, há uma parcela do público que o conhece, mas ele não faz parte do conhecimento geral da cultura pop como os nomes já citados.

Fazer um herói com essas características se tornar querido demanda um grande esforço na apresentação e principalmente muito carisma do elenco. E tudo isso é mostrado no primeiro trailer, que foca bastante na atuação divertida de Zachary Levi ao incorporar um herói com a mentalidade de um garoto. Se essa abordagem funcionar, a DC pode começar a apresentar vários outros nomes menos conhecidos, mas igualmente interessantes dos quadrinhos.

Shazam mostrando que é possível ser um herói no mundo comum

No fim das contas, Shazam! tem tudo para começar um caminho leve, divertido e diferente para a DC, sem deixar de lado todo o heroísmo conhecido do estúdio. Afinal, não há nada melhor do que acompanhar - e se reconhecer - na história de um menino comum que se torna um herói.

Acompanhe a cobertura completa do Omelete na San Diego Comic-Con pela nossa página especial, no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.