HQ/Livros

Notícia

Em comunicado, DC Comics enfatiza importância de Robin se descobrir bissexual

"O momento que ele pode ser o ícone queer que sempre foi", descreve a editora

Mariana Canhisares
12.08.2021
11h01
Atualizada em
12.08.2021
23h09
Atualizada em 12.08.2021 às 23h09

A DC Comics divulgou um comunicado sobre a histórica "Sum of Our Parts", HQ na qual Tim Drake, o terceiro personagem a assumir o manto do Robin, se descobre bissexual. No texto, assinado pelo colunista Alex Jaffe, a editora frisa a importância de ter um personagem, que sempre teve um subtexto LGBTQIA+ associado a ele, poder ser abertamente queer.

"[...]é um momento sobre o qual continuaremos falando e celebrando por anos. O momento em que os fãs LGBTQIA+ foram, não através de subtextos ou de um 'ponto de vista' mais permissivo, mas aberta e textualmente apoiados pela primeira vez desde que Kate Kane foi expulsa do exército. O momento em que um Robin, particularmente um Robin com história, legado e décadas de leituras com codificação queer em seu cinto de utilidades, recebeu a permissão de ser o ícone queer que sempre foi".

De fato, como bem diz o texto, durante muitos anos os quadrinhos viveram sobre o estigma social de estarem subvertendo a juventude com "ideias imorais", entre as quais estavam o crime e, sim, a homossexualidade. "Expressar-se plenamente com uma traje colorido enquanto você escondia sua identidade do mundo já foi considerado escandaloso em uma nação amplamente homofóbica", diz Jaffe, que lembrou que, por isso, juízes, psicólogos e até mesmo as editoras passaram a censurar temas relacionados à comunidade queer durante décadas.

Mas a verdade é que não precisa fazer um resgate histórico para entender que estigma é esse. Basta ler alguns comentários nas redes sociais sobre a descoberta do personagem na última edição de Batman: Urban Legends. O preconceito persiste, mas isso não freará o movimento da editora de (finalmente) explorar essa camada do personagem e dar aos leitores LGBTQIA+ a representação que tão buscam. A história de Tim Drake continuará, na edição 10 da Batman: Urban Legends. Como herói e como homem apaixonado. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.