80 anos de Lex Luthor: as principais versões do personagem no cinema e na TV

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Lista

80 anos de Lex Luthor: as principais versões do personagem no cinema e na TV

Maior inimigo do Superman fez sua estreia na HQ Action Comics #23

Camila Sousa
01.04.2020
10h46

Os quadrinhos já produziram muitas rivalidades ao longo das décadas, em histórias da Marvel e DC. Mas nenhuma disputa é tão grande quanto Superman/Clark Kent vs Lex Luthor. O humano que sempre teve raiva e ciúmes do último filho de Krypton completa 80 anos de criação em 2020, já que sua primeira aparição foi na Action Comics #23, em 1940.

Em seu cerne, Lex é um empresário milionário, herdeiro da família Luthor, que sempre viu no Superman uma ameaça ao mundo dos mortais. Lex é meticuloso e carismático, algo que o ajuda em seus planos e, em alguns arcos das HQs, o levou até a presidência dos EUA (para o desespero de Clark). Para celebrar os 80 anos de uma figura tão icônica, reunimos abaixo suas principais versões no cinema e na TV.

Gene Hackman - Superman: o Filme (1978)

Lembrar dos primeiros filmes do Superman é lembrar de Christopher Reeve no papel principal, mas há outro nome que chama a atenção. Gene Hackman foi o primeiro nome a dar vida ao vilão nos cinemas, entregando um Lex ardiloso e muito confiante de seus planos (que quase sempre envolviam alguma questão imobiliária). A interpretação de Hackman serviu como base para muitos atores que fizeram o Sr. Luthor nas décadas seguintes.

Scott James Wells - Superboy (1988-1989)

Scott James Wells interpretou o vilão na 1ª temporada série do Superboy, exibida na década de 80. Como sempre, a rivalidade entre Lex e Clark fica muito clara, como na cena acima, em que o vilão vai num encontro com Lana Lang, crush de Clark na escola. No entanto, os produtores não estavam felizes com o resultado do primeiro ano e a produção voltou com mudanças no elenco: Sherman Howard se tornou o novo Lex Luthor e Gerard Christopher se tornou o novo Clark Kent, no lugar de John Newton.

John Shea - Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman (1993-1997)

Os anos 90 também tiveram sua dose de Lex Luthor com John Shea na série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, que chegou a ser transmitida na TV aberta no Brasil. Como sempre, as conversas entre Clark e Lex eram grandes momentos para Shea e para Dean Cain, que interpretava o Homem de Aço.

Michael Rosenbaum - Smallville, as Aventuras do Superboy (2001-2011)

“Somebody Saveeeee Meeee”. Uma geração inteira cresceu assistindo Smallville e conheceu o Lex interpretado por Michael Rosenbaum. No seriado, Clark e Lex são amigos e o Superboy até salva o personagem em um acidente de carro. Os pontos altos de personagem (que chegou a se casar com Lana Lang) sempre foram os diálogos com o Clark de Tom Welling. Nestes momentos, a oposição entre os dois ficava muito clara e o personagem crescia em tela.

Clancy Brown - Liga da Justiça Sem Limites (2004-2006)

Essa lista não poderia terminar sem um astro de voz. Clancy Brown fez a voz de Lex em diversos produtos, incluindo games. Mas vamos destacá-lo aqui pela voz original em Liga da Justiça Sem Limites, desenho conhecido entre os fãs brasileiros. No Brasil, o personagem teve as vozes de Francisco José (da primeira à terceira temporada) e de Luiz Carlos Persy nos episódios 24, 25, 38 e 39.

Kevin Spacey - Superman: o Retorno (2006)

Lançado em 2006, Superman: o Retorno tinha a proposta de ser uma sequência dos longas clássicos do Homem de Aço. Dessa vez, quem deu vida ao vilão foi Kevin Spacey, que se espelhou bastante da atuação de Hackman na década de 70. O projeto, no entanto, não foi muito longe. O longa não fez muito sucesso de bilheteria (US$ 391 milhões no mundo) e não teve sequência.

Jesse Eisenberg - Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

A volta recente de Lex ao cinema foi com Jesse Eisenberg, que entregou uma versão jovem (e controversa) do vilão em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Para muitos fãs, que sonhavam em ter Bryan Cranston no papel de uma das maiores mentes de Metrópolis, a escolha foi um tanto decepcionante. Eisenberg quis fazer um vilão excêntrico, mas seus exageros não agradaram aos fãs da DC.

Jon Cryer - Supergirl e Arrowverse (atualmente)

Muitos ficaram céticos com o anúncio de Jon Cryer como o novo Lex Luthor da TV, especialmente por sua imagem ligada ao Alan de Two and a Half Man. Mas a verdade é que Cryer surpreendeu no papel. Irônico e totalmente confiante de si, o Lex de Cryer foi uma boa surpresa no Arrowverse, com participações em Supergirl e nos crossovers da CW. Tomara que ele apareça também em uma futura série solo do Homem de Aço de Tyler Hoechlin.