HQ/Livros

Lista

Doomsday Clock | O que você precisa saber para entender Watchmen no Universo DC

Minissérie começa com uma continuação direta da HQ de Alan Moore

24.11.2017, às 16H57.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

Uma das promessas da reformulação Renascimento, a incorporação de Watchmen ao Universo DC, começou a acontecer de verdade nesta semana na DC Comics, com o início da publicação da minissérie Doomsday Clock. O roteiro de Geoff Johns não amacia e exige que o leitor conheça Watchmen para entender o que a nova HQ propõe, então na galeria abaixo listamos as seis coisas fundamentais que você precisa saber para pegar esse princípio de Doomsday Clock:

O perigo nuclear

O título da minissérie, que pode ser traduzido como "contagem para o fim do mundo", é uma referência potencial a um holocausto nuclear, com os EUA e a Rússia finalmente entrando em conflito depois da Guerra Fria. Como Watchmen se passa em uma realidade alternativa em que os super-heróis afetaram a Guerra do Vietnã e Richard Nixon não foi derrubado pelo Watergate, o mundo escalou ao conflito entre as duas potências nos anos 1980, portanto a iminência da Terceira Guerra Mundial é uma realidade no universo de Watchmen.

A queda de Ozymandias

Na minissérie de Alan Moore, o plano de Ozymandias de arquitetar uma invasão alienígena para unir nações e assim impedir a Terceira Guerra é descoberto por Rorschach, que é morto por Dr. Manhattan mas antes deixa sua investigação na redação do jornal New Frontiersman. A HQ de Geoff Johns parte disso, ou seja, o plano de Ozymandias acaba mesmo vindo a público pela imprensa, e a população se anarquiza. A consequência é que o conflito nuclear recomeça em Doomsday Clock, depois do breve armistício entre EUA e Rússia.

O destino de Rorschach

Em Watchmen, Rorschach é morto por Dr. Manhattan quando Ozymandias pede aos outros heróis que seu plano não seja desmascarado para o mundo. Já Doomsday Clock começa com a presença de um misterioso novo Rorschach, e a história faz referências a elementos consagrados desse universo; em uma página, vemos que esse novo Rorschach abandona um caderno de anotações similar àquele em que o primeiro Rorschach registrou sua investigação. O fato de os papéis ficarem para trás da entrada do esgoto sugere realmente um novo arco para esse personagem.

Quem são Marionette e The Mime

Na HQ, Rorschach busca a ajuda na prisão de dois detentos: Erika Manson, codinome Marionette, e Marcos Maez, The Mime (O Mímico). Qualquer semelhança com o casal de vilões Pierrô e Colombina, criados por Steve Ditko, não é mera coincidência. Pierrô e Colombina vieram da editora Charlton Comics, de onde Alan Moore havia tirado a inspiração para os demais personagens de Watchmen, portanto Marionette e The Mime, criados por Geoff Johns e Gary Frank para Doomsday Clock, são as versões adaptadas de Pierrô e Colombina.

A atualização da época

Doomsday Clock adapta a distopia dos anos 1980 a coisas que são contemporâneas nossas (como um comentário de Rorschach, que prefere carros a gasolina porque ele não confia nos elétricos) e encaixa comentários de geopolítica atuais, como o fato de o presidente dos EUA se omitir nas questões da iminente Terceira Guerra Mundial porque estava ocupado jogando golpe - uma referência imediata a Donald Trump (cujo governo parece mesmo coisa de distopia ficcional).

Dr. Manhattan versus Superman

Doomsday Clock se encerra com a entrada do Universo DC nessa trama que continua Watchmen. O escolhido para fazer as honras não seria outro senão Superman, e é importante saber - para entender essa conexão - que a vida do Homem de Aço durante os Novos 52, mesmo antes da volta do Superman pré-Ponto de Ignição, foi marcada pela vigilância de um personagem misterioso (depois revelado como o Jor-El original, sob a influência do Dr. Manhattan). Essa vigilância foi narrada nas HQs Superman e Action Comics.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.