David Bowie em cena de Blackstar

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

David Bowie será foco de filme experimental produzido há 4 anos por Brett Morgen

Diretor de Kurt Cobain: Montage of Heck, projeto promete se apoiar em "milhares de horas" de registros audiovisuais inéditos do lendário músico britânico

Eduardo Pereira
18.11.2021
23h25

O diretor Brett Morgen (Kurt Cobain: Montage of Heck) trabalha secretamente, há quatro anos, em um filme sobre o lendário músico britânico David Bowie. O projeto é descrito como "nem um documentário, tampouco uma biografia, mas uma experiência cinematográfica imersiva construída sobre milhares de horas de gravações inéditas". As informações são da Variety.

Ainda sem um título oficial, o filme deve contar com cenas de apresentações ao vivo de Bowie como seu principal alicerce, com Morgen apostando em um lançamento em IMAX. O cineasta assina a edição, o roteiro e a produção do longa-metragem, além da direção.

Ainda segundo a Variety, a equipe criativa do filme estuda uma estreia no Festival de Cinema de Sundance, em janeiro de 2022. Outra opção seria o Park City Fest, que acontece próximo ao aniversário de seis anos da morte de Bowie, em 10 de janeiro de 2016. Ainda assim, o longa segue sem previsão oficial de lançamento.

Morgen adquriu os direitor sobre o material de forma independente, mas o filme é financiado pelo selo musical britânico BMG e pela Live Nation, que também produzem ao lado da empresa do cineasta, a Public Road. Tony Visconti, produtor de Bowie por anos, produz a música do filme. Enquanto isso, a equipe de mixagem e design de som ganhadora do Oscar por Bohemian Rhapsody se junta a profissionais premiados por Ford vs. Ferrari.

Mais importate, o projeto tem apoio dos familiares de Bowie, com a viúva do astro, Iman, enxergando a produção como diferente de uma cinebiografia. À Variety, ela afirmou que todos do núcleo são contra a ideia de uma adaptação cinematográfica da vida do músico, pois não seria algo que ele faria. É fato histórico que ele não aceitou licenciar sua música ou seu nome para Velvet Goldmine (1998), filme que claramente traz um personagem inspirado em sua persona artística.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.