Filmes

Lista

Por onde anda o elenco de As Crônicas de Nárnia?

Relembre os trabalhos de Tilda Swinton, James McAvoy e mais

Gabriel Avila
13.05.2020
17h25
Atualizada em
14.05.2020
19h36
Atualizada em 14.05.2020 às 19h36

Os filmes de As Crônicas de Nárnia marcaram época. A trilogia que adapta a obra de C.S. Lewis começou em 2005 com o lançamento de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, que acompanhou a jornada dos irmãos Pevensie aà Nárnia, fantástico mundo cujo portal se encontrava em seu guarda-roupas. Após o lançamento de Príncipe Caspian, de 2008, e A Viagem do Peregrino da Alvorada, de 2010, o elenco se envolveu em diversos projetos, que vão desde suspenses dirigidos por M. Night Shyamalan, passando por Game of Thrones até o Universo Cinematográfico da Marvel.

Confira abaixo o que o elenco de As Crônicas de Nárnia tem feito recentemente:

Georgie Henley - Lucy/Lúcia Pevensie

Georgie Henley em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Disney

Georgie Henley viveu Lucy, a fofa caçula dos irmãos Pevensie. Após o final da trilogia As Crônicas de Nárnia, ela participou de suspenses como Duas Irmãs e A Irmandade da Noite, ambos em 2014. Dois anos depois, ela escreveu e dirigiu Tide, curta financiado pelo Kickstarter, que acompanha o cotidiano de um casal lésbico no litoral da Inglaterra. Ela voltou a atuar na comédia musical Access All Areas, onde interpretou Natalie, garota que viaja para um festival de música ao lado de seus amigos. Seu papel mais recente foi o de Meg Tudor em The Spanish Princess, série do Starz que conta a história da princesa espanhola Catarina de Aragão.

Skandar Keynes - Edmund/Edmundo Pevensie

Skandar Keynes em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Fox

Skandar Keynes interpretou Edmund Pevensie, o irmão mal-humorado. O garoto é lembrado por traí-los após ser enganado pela Feiticeira Branca, se redimindo com o tempo. Após o fim da trilogia de Nárnia, ele abandonou a carreira de ator, participando apenas de curtos documentários sobre a produção dos filmes, como Portal to Narnia: A Painting Comes to Life e Good Vs. Evil: Battle on the Sea. Desde então ele seguiu carreira como conselheiro parlamentar no Reino Unido.

William Moseley - Peter/Pedro Pevensie

William Moseley em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Fox

Peter Pevensie é o heróico irmão mais velho que se torna um grande herói ao lutar contra a perigosa Feiticeira Branca. Com a conclusão da trilogia, o ator William Moseley participou de alguns curtas e chegou a ser escalado como Aspen Leger em uma série que não aconteceu baseada nos livros de A Seleção. Seu retorno aos cinemas aconteceu em 2013, no thriller de ação Run. A partir daí, Moseley iniciou uma etapa internacional em sua carreira, participando de produções da Áustria (O Silêncio da Montanha), Índia (Margarita com Canudinho) e Alemanha (Pedido de Amizade). Seu papel de grande destaque aconteceu em The Royals, série em que viveu o fictício Príncipe Liam. De volta às telonas, ele participou de uma adaptação live-action do conto original de A Pequena Sereia e de As Aventuras de Errol Flynn.

Anna Popplewell - Susan/Susana Pevensie

Anna Popplewell em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Disney

Anna Popplewell viveu Susan, a segunda irmã mais velha dos Pevensie que reluta em acreditar na existência de Nárnia antes de chegar lá. Após a conclusão da trilogia, ela participou de produções britânicas como Payback Season e Freak of Nurture, suspense em que interpretou a protagonista Beth. Na TV ela fez parte do elenco de Reinado, ficção histórica da CW em que interpretou Lola. Ela esteve também de Halo 4: Em Direção ao Amanhecer, série inspirada na franquia de games lançada diretamente no YouTube. Sua aparição mais recente nas telonas aconteceu no drama You Are Here, de 2019.

Tilda Swinton - Feiticeira Branca

Tilda Swinton em Doutor Estranho
Divulgação/Marvel Studios

Dentre seus elementos mais icônicos, o primeiro filme de As Crônicas de Nárnia é lembrado pela Feiticeira Branca, grande vilã interpretada por Tilda Swinton. Após a conclusão da trilogia, ela passou a colaborar com renomados cineastas como Wes Anderson (Moonrise Kingdom, O Grande Hotel Budapeste e Ilha dos Cachorros) e Bong Joon Ho (Expresso do Amanhã e Okja). Swinton participou também de grandes suspenses como Precisamos Falar Sobre o Kevin e o remake de Suspiria. A atriz ainda teve tempo de aparecer no MCU como a Ancião, mestre do Doutor Estranho, tanto no filme solo do herói, quanto em Vingadores: Ultimato. Fora dos cinemas ela interpretou a esposa de ninguém menos que David Bowie no clipe de “The Stars are out Tonight”.

James McAvoy - Sr. Tumnus

James McAvoy em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Disney

O primeiro habitante de Nárnia a fazer contato com os irmãos Pevensie é o Sr. Tumnus, fauno interpretado por James McAvoy. Após sua aparição no primeiro filme, a carreira do ator decolou, especialmente ao protagonizar O Procurado ao lado de Angelina Jolie. Desde então ele viveu a versão jovem do professor Charles Xavier na retomada da franquia dos X-Men a partir de X-Men: Primeira Classe e Dennis, o homem com 23 personalidades de Fragmentado e Vidro. Ele participou ainda de Atômica e It: Capítulo Dois, onde viveu a versão adulta de Bill Denbrough. Seu papel mais recente foi o de Lord Asriel na série His Dark Materials: Fronteiras do Universo da HBO.

Jim Broadbent - Professor Kirke

Jim Broadbent em Harry Potter Relíquias da Morte - Parte 2
Divulgação/Warner Bros.

O guarda-roupas que serve como passagem para o mundo de Nárnia fica na casa de campo do misterioso Professor Kirke, que abriga as crianças que fugiram de Londres para escapar da Segunda Guerra Mundial. Seu intérprete no primeiro filme foi Jim Broadbent, que depois participou de Chumbo Grosso (Hot Fuzz), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e Coração de Tinta: O Livro Mágico até chegar à franquia Harry Potter. Na saga, ele viveu o professor Horace Slughorn em O Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte - Parte 2. Broadbent participou também de produções televisivas, com destaque para Game of Thrones, em que viveu o Arquimestre Ebrose.

James Cosmo - Papai Noel

James Cosmo em Game of Thrones
Divulgação/HBO

Dentre as criaturas mitológicas que aparecem no primeiro filme de As Crônicas de Nárnia, uma de grande destaque é o Papai Noel. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o bom velhinho é interpretado por James Cosmo, ator que conta com pequenas aparições no cinema em filmes como T2: Trainspotting e o remake de Ben-Hur, mas que se destaca na televisão. Em 2010, ele interpretou o padre Kellan Ashby na 3ª temporada de Sons of Anarchy, quando o motoclube vai à Irlanda para resolver uma pendência pessoal. No ano seguinte, ele se juntou ao elenco de Game of Thrones no papel de Jeor Mormont, o Comandante da Patrulha da Noite. Atualmente, Cosmo interpreta Farder Coram em His Dark Materials: Fronteiras do Universo, da HBO.

Ben Barnes - Príncipe Caspian

Ben Barnes em Justiceiro
Divulgação/Netflix

Lançado em 2008, o filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian trouxe o então iniciante Ben Barnes para viver o tal príncipe. Após reprisar seu papel em A Viagem do Peregrino da Alvorada, Barnes protagonizou a adaptação de O Retrato de Dorian Gray no papel do próprio Gray, e Jackie & Ryan: Amor Sem Medidas ao lado de Katherine Heigl. Assim como outros companheiros de elenco, o ator migrou para a TV. Barnes viveu Logan Delos em Westworld e Billy Russo, o vilão Retalho, em Justiceiro. Sua aparição mais recente aconteceu na minissérie Gold Digger, da BBC.

Peter Dinklage - Trumpkin

Peter Dinklage em As Crônicas de Nárnia
Divulgação/Fox

Outro personagem a fazer sua estreia em Príncipe Caspian foi Trumpkin, um anão vermelho que duvida das lendas da velha Nárnia até conhecer o leão Aslam. Seu intérprete foi ninguém menos do que Peter Dinklage, que entraria para a história da cultura pop poucos anos depois como Tyrion Lannister em Game of Thrones. Nos cinemas ele apareceu como o vilão de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Três Anúncios para um Crime e em Vingadores: Guerra Infinita. Dinklage também seguiu carreira como dublador, emprestando sua voz para animações como A Era do Gelo 4, os dois filmes de Angry Birds e o vindouro Croods 2.

Warwick Davis - Nikabrik

Montagem reunindo fotos de Warwick Davis como Filius Flitwick e Grampo em Harry Potter
Divulgação/Warner Bros.

Príncipe Caspian ainda apresentou o anão negro Nikabrik, interpretado vivido por Warwick Davis. Após sua participação no segundo filme, Davis retornou à franquia Harry Potter, onde viveu o professor Filius Flitwick e Grampo, goblin que trabalha no banco de Gringotts. O ator participou dos mais recentes filmes de Star Wars, tanto na nova trilogia, quanto os derivados Rogue One e Han Solo. Na TV ele participou da comédia Life's Too Short, ao lado de Ricky Gervais, e também dublou o vilão Rukh em Star Wars: Rebels.

Will Poulter - Eustace/Eustáquio

Will Pouter em Midsommar
Divulgação/Midsommar

A Viagem do Peregrino da Alvorada teve como uma de suas novidades Eustace, o primo emburrado dos irmãos Pevensie. Will Poulter, seu intérprete, tinha apenas 17 anos quando participou do longa, um dos primeiros de sua carreira. Poucos anos depois ele passou a aparecer em papéis de maior destaque como Kenny Rossmore em Família do Bagulho e Gally na franquia Maze Runner. Em 2018 ele foi coadjuvante em Black Mirror: Bandersnatch, o filme interativo da Netflix. No ano seguinte, Poulter voltou aos cinemas em Midsommar: O Mal Não Espera a Noite.

Liam Neeson - Aslam

Montagem contendo fotos de Liam Neeson como o leão Aslam e como Ra's Al Ghul
Divulgação/Dinsey;Divulgação/Warner Brothers

Impossível pensar em As Crônicas de Nárnia sem se lembrar do leão Aslam. Consciente da importância do personagem, a Disney chamou ninguém menos do que Liam Neeson para dar voz a ele. Após o lançamento do terceiro filme, Neeson teve uma década agitada, retornando em sequências de grandes franquias como Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Fúria de Titãs 2 e especialmente Busca Implacável, que ganhou dois filmes entre 2012 e 2014. Nos anos seguintes, Neeson trabalhou com grandes cineastas como Martin Scorsese (Silêncio), Irmãos Coen (A Balada de Buster Scruggs) e ainda apareceu em MIB: Homens de Preto - Internacional. Na TV, o ator fez participações em Inside Amy Schumer, Uma Família da Pesada e Star Wars: A Guerra dos Clones, em que voltou a viver o Jedi Qui-Gon Jinn.