Filmes

Artigo

Painel de Pacific Rim e Godzilla | Comic-Con 2012

Monstros gigantes!

Marcelo Hessel
14.07.2012
19h30
Atualizada em
29.06.2018
02h35
Atualizada em 29.06.2018 às 02h35

Pacific Rim, a ficção científica de Guillermo Del Toro sobre monstros combatidos por robôs gigantes com pilotos humanos em seu interior, foi o filme escolhido para estrear o painel da Warner Bros. aqui na Comic-Con 2012. Para espanto geral, duas cortinas laterais se abriram ao lado do telão principal, revelando duas novas telas - no total, a sala H ganhou três telões lado a lado com quase 180 graus de visibilidade (embora não mostrem um vídeo sincronizado entre as três).

Comic-Con

None

Pacific Rim

None

Enquanto o telão da esquerda mostra artes conceituais e plantas de armamentos, o do meio transmite o vídeo da mesa do painel e o da direita repete, em looping, cenas do filme e de making of. Treinamentos com bastões, correria em ruas cheias de luzes de neon (que lembram um pouco Blade Runner), bastante chuva e água dentro e fora dos cockpits de controle dos robôs passam nesse telão à direita.

A razão do excesso de chuva no filme (ou pelo menos na prévia) fica clara quando o primeiro trailer de Pacific Rim ocupa a tela do meio. Vemos o que Del Toro chamou no painel de "pornô kaiju", em referência ao gênero japonês que ele emula com o filme: um robô gigante lutando à noite com um monstro meio tubarão meio rinoceronte, no meio do mar, de onde saem os monstros (Del Toro diz que o filme deve ter uns nove bichos no total, três deles marinhos). A água e a chuva espirradas causam um efeito muito interessante no meio da luta.

Antes disso, o trailer começa com um velho e uma criança caçando metais no meio do gelo, quando despertam do nada um robô gigante - um Jaeger, na terminologia de Pacific Rim. Os personagens humanos não são apresentados, o vídeo já parte para a ação, com jatos F-14 colidindo com as bestas. E basicamente o trailer é só ação. Perguntado se o filme terá armas clássicas de kaiju, como punhos-brocas e punhos-foguetes, Del Toro disse que criou muitas armas de combate corpo a corpo e confirmou os punhos-foguetes!

Ele entra pouco em outros detalhes ("nós mostramos no filme que ao se dirigir um Jaeger com um único piloto vivo [o normal é uma dupla] e seu parceiro morto fica muito difícil para o robô fugir a um lugar seguro") e o painel chega ao fim.

Assim que Del Toro e o elenco saem, porém, vem a esperada revelação de outro monstro gigante: o remake de Godzilla de Gareth Edwards! O filme é apresentado com um teaser poeirento. "Quando seu mundo foi destruído muitas vozes gritaram e muitas foram silenciadas", diz a narração em off, enquanto a câmera passa por destruição maciça de edifícios e muitos corpos espalhados pelo chão, como se tivessem todos sido atropelados. A câmera avança nos prédios e vemos que um deles tem um buraco no meio - um monstro simplesmente atravessou o prédio sem se dar ao trabalho de derrubá-lo.

Corta para monstros marrons rochosos com veios de magma caídos no chão (aparecem dois, só conseguimos ver seus braços com longas garras). Corta de novo e, do meio de uma enorme nuvem de poeira, Godzilla aparece de costas, vira-se e dá um belo urro. A ordem das cenas dá a entender que Godzilla vai destruir algumas bestas gigantes e tudo o que ficar pelo caminho - vamos ver se isso se confirma no futuro, quando saírem mais informações sobre o filme.

A estreia de Pacific Rim está marcada para 10 de maio de 2013.

Leia mais sobre Pacific Rim

Acompanhe a cobertura da Comic-Con 2012 no Omelete