Filmes

Artigo

Christopher Nolan e Matthew McConaughey mostram novo trailer de Interstellar | San Diego Comic-Con 2014 

Ficção científica "é sobre o que nós somos como humanos", explica diretor

Marcelo Forlani
24.07.2014
21h06
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

Quando a cena do milharal apareceu na tela, o público já começou a aplaudir o trailer de Interstellar, que não tinha cenas novas, mas muitos depoimentos de astronautas famosos. Ao fim do vídeo, Matthew McConaughey subiu ao palco ovacionado. Todos se levantaram para ver o ganhador do Oscar deste ano e astro da na série True Detective.

Interstellar

"Ele é pai. Um viúvo. A sociedade chegou a um padrão em que não precisamos de novidades. Mas algo muda e ele tem que deixar sua família para trás para tentar arrumar as coisas", disse o ator sobre o seu personagem.

Sobre seu diretor, McGounaghey lembrou que no primeiro encontro entre eles, o ator viajou de Nova Orleans, onde estava filmando, para Los Angeles e os dois passaram três horas conversando sobre assuntos aleatórios e foi isso. Alguns dias depois ele recebeu o roteiro e adorou. "Christopher Nolan está sempre atrás de algo original. Não importa muito o que ele gosta, mas sim a próxima ideia. E a filmagem era muito rápida. Três takes e estávamos indo para a próxima cena. É o mais ambicioso projeto dele e pareceia um filme independente", lembra o ator.

Quando perguntado se poderia falar mais sobre o filme, McGounaghey chamou ao palco a única pessoa autorizada a comentar o projeto, o próprio Christopher Nolan.

"Nunca rolou de vir antes, por causa das agendas de lançamentos dos filmes. Mas obrigado por todo o apoio de vocês nos filmes anteriores", agradeceu Nolan logo que pegou o microfone.

Quando perguntado sobre os motivos que o levaram a fazer este filme agora, Nolan lembrou que sempre foi fã de ficção científica e filmes como Star Wars 2001: Uma Odisséia no Espaço. "Mas mais do que qualquer coisa [eu amava ficção cientítica] por que naquela época, ser um astronauta era o que toda criança queria. Ir ao espaço explorar o espaço parecia ser algo inevitável. E isso nos trouxe ao que temos hoje em nossas salas. Adorei a ideia de pegar esta ideia do meu irmão [Jonathan Nolan] e levar este astronauta na maior jornada de sua carreira", disse.

Sobre as novidades técnicas, Nolan disse: "Nós fizemos muitas coisas para criar esta realidade no espaço. Muita combinação de técnicas. Mas estávamos tentando dar o máximo de realidade possível para os atores. Isso servia também para a equipe que trabalhou no filme. Eu gosto muito de imaginar o que o público vai achar desta jornada. É isso o que me preocupa mais do que qualquer coisa. E trabalhar com IMAX me pareceu o formato perfeito, pq vc tem o maior quadro que existe hoje no cinema."

"O que é Interstellar?", perguntou o mediador. "Eu acho que é o público que tem que dizer. Nenhum filme está completo até o público vê-lo. Mas é sobre o que nós somos como humanos".

Interstellar

Quando o microfone foi aberto ao público, Nolan disse que "Nós tivemos a sorte de ter Kip Thorne como produtor. Para mim, foi ótimo ter longas conversas com este cara que sabia muito mais do que eu, a ponto de eu sair de algumas coinversas com dor de cabeça de tanta informação" (Thorne é físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia especialista em Teoria da Relatividade).

Um outro fã da plateia perguntou sobre os filmes de sci-fi que o inspiraram. "Star Wars. 2001. Blade Runner. Sei cada fala do filme. Mas 2001 é a minha grande inspiração. Depois de Star Wars e seu sucesso, o filme foi relançado e me lembro de ter visto em Londres, no cinema, com meu pai e aquilo era sensacional. Não vou dar a lista completa ou você vai saber de onde roubei cada uma das ideias que estão no filme", brincou o cineasta.

A última pergunta era sobre o tema psicológico que Nolan impõe em seus filmes. "Não diria que é algo intencional, alguns psicólogos poderiam dizer que eu estou errado, mas eu gosto de pessoas", respondeu.

O painel acabou com a exibição de um novo trailer, muito mais comercial, com uma apresentação dos outros atores que estão no projeto, como Michal Caine e Anne Hathaway, além de mostrar o sofrimento do personagem de McConaughey em deixar sua família para trás, mas só depois de resolver algumas questões com sua filha. O novo trailer mostra ainda cenas de astronautas viajando pelo espaço e pousando em outro planeta. No fim, o vídeo termina com a frase "nós vamos dar um jeito. nós sempre conseguimos".

Interstellar tem estreia prevista para 6 de novembro no Brasil.