HQ/Livros

Notícia

Comic Con Experience anuncia seus primeiros convidados

Scott Snyder, Sean Murphy, Olivier Coipel e Klaus Janson estão entre os quadrinistas confirmados

Marcelo Hessel
10.04.2014
20h00
Atualizada em
29.06.2018
02h35
Atualizada em 29.06.2018 às 02h35

Dentro da tradição das Comic-Cons que acontecem ao redor do mundo, a Comic Con Experience começa a anunciar seus convidados brasileiros e estrangeiros pela área dos quadrinhos. Ao longo desta semana, oficializamos durante o Omelete Hyperdrive os oito primeiros confirmados: quatro brasileiros e quatro estrangeiros. Assista:

O americano Scott Snyder é um dos mais celebrados escritores de quadrinhos da atualidade e já trabalhou para DC Comics e Marvel Comics, incluindo as séries Batman, Vampiro Americano, Monstro do Pântano, Superman Unchained e The Wake. Ele é autor da série de livros Voodoo Heart, da The Dial Press. Snyder leciona na Sarah Lawrence College e na Columbia University, ambas em Nova York. A Comic Con Experience será sua primeira convenção no Brasil.

A presença de Snyder na CCXP é um dos ingredientes da celebração no país dos 75 anos do Batman. O escritor participará de painéis e sessões de autógrafos em homenagem ao vigilante de Gotham City.

Gaúcho vencedor dos prêmios Eisner e Harvey, o desenhista Rafael Albuquerque é co-criador de Crimeland (Image Comics, 2007), Mondo Urbano (Oni Press, 2010) e do best-seller Vampiro Americano (DC Comics/Vertigo, 2010), escrito por Scott Snyder e Stephen King. Há quase uma década, trabalha com as principais editoras dos EUA, colaborando em séries como Batman, Wolverine e Uncanny X-Force. Em 2014, lançará TUNE 8, seu novo projeto pessoal, pela Dark Horse Comics.

Sean Murphy, de 33 anos, é um dos roteiristas e desenhistas de destaque da nova geração do quadrinhos americano. Ele já trabalhou em títulos como Hellblazer, Joe the Barbarian e criou a série Punk Rock Jesus. Murphy atualmente desenha a série The Wake, escrita por Scott Snyder. A Comic Con Experience será a sua primeira convenção no Brasil.

Outro confirmado, Rafael Grampá já fez capas para as editoras DC, Marvel, IDW, Valiant e Dark Horse Comics; e desenhou e/ou escreveu HQs com personagens icônicos como Batman, Wolverine e Constantine. Ele é autor da graphic novel Mesmo Delivery e recebeu um Eisner Award pela antologia 5.

O desenhista francês Olivier Coipel ganhou a atenção do público de quadrinhos ao trabalhar com a Legião dos Super-Heróis, da DC. Pouco tempo depois, assinou contrato de exclusividade com a Marvel Comics, onde foi incluído entre os "Young Guns" da editora, grupo formado por artistas que reuniam as qualidades necessárias para um futuro desenhista superstar, nas palavras do editor-chefe Joe Quesada. Vieram então a maxissérie Dinastia M e Novos Vingadores/X-Men, minissérie em oito partes escrita por Brian Michael Bendis; e uma aclamada fase na revista Thor, escrita por J. Michael Straczynski, além de uma segunda maxissérie, O Cerco, além de um retorno à série The Mighty Thor, entre vários outros projetos de destaque na Marvel.

O brasileiro Ivan Reis, por sua vez, há 20 anos no mercado de quadrinhos, desenhou na Marvel HQs dos Vingadores, Homem de Ferro e Hulk. Ele é famoso, porém, por seus trabalhos na DC. Reis desenhou as revistas Superman, Lanterna Verde e Aquaman, além de eventos importantes como Crise Infinita, A Noite Mais Densa e O Dia Mais Claro. Ganhou vários prêmios em sua carreira, e atualmente é o desenhista de Liga da Justiça.

Depois de cancelar a sua vinda ao Brasil em 2013 por problemas pessoais, agora a lenda Klaus Janson confirma presença na Comic Con Experience. O alemão de 62 anos iniciou sua carreira como assistente de Dick Giordano e começou a ganhar destaque quando passou a ser o arte-finalista de Sal Buscema na revista Defenders, na década de 1970. Nos anos 1980, trabalhou ao lado de Frank Miller em dois marcos dos quadrinhos: as histórias do Demolidor que incuem o surgimento de Elektra e, anos mais tarde, a minissérie O Cavaleiro das Trevas. Além de trabalhar como desenhista, finalista e colorista em diversas outras séries para a Marvel e DC, Janson escreveu os livros Guia DC Comics de Arte-Final e Guia DC Comics de Desenho, e há mais de uma década é professor de arte sequencial da School of Visual Arts, em Nova York.

Greg Tocchini atua desde 1995 em diversas áreas da ilustração e histórias em quadrinhos. Seu trabalho é publicado internacionalmente por editoras como Marvel e DC em títulos como Batman & Robin, X-Force, Thor: Son of Asgard e Wolverine: Father. O brasileiro foi responsável pelos desenhos da aclamada série The Last Days of American Crime. Atualmente, ele tem trabalhado na criação de novos álbuns para a editora francesa Le Lombard.

A Comic Con Experience acontecerá em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, de 4 a 7 de dezembro; informações sobre ingressos serão divulgadas em breve. Entre as atrações estarão artistas, atores e criadores nacionais e estrangeiros, exibição de materiais inéditos, lançamentos, exposições, concurso de cosplay, entre outras atrações e atividades a serem anunciadas.

Falamos no Hyperdrive da origem da Comic Con Experience:

Para saber mais novidades, siga os perfis da Comic Con Experience no Twitter e no Facebook.