HQ/Livros

Lista

CCXP | 50 HQs nacionais pra ficar de olho no evento

Confira uma lista com os quadrinistas que estarão presentes no evento e a obra que irão lançar

Fábio de Souza Gomes
05.12.2017
18h10
Atualizada em
29.06.2018
02h35
Atualizada em 29.06.2018 às 02h35

Um dos grandes destaques da CCXP 2017 é o Artists’ Alley, que será um dos maiores do mundo. A convenção receberá 489 artistas em 352 mesas e contará com nomes internacionais e nacionais. 

Os artistas estarão presentes todos os quatro dias e irão lançar diversos trabalhos e quadrinhos inéditos. Por isso, selecionamos algumas apostas para ficar olho de quadrinistas estreantes no evento, publicações que são prévias de futuros trabalho, continuações e HQs de artistas conhecidos pelo público. 

A CCXP 2017 acontece em São Paulo entre 7 e 10 de dezembro, no São Paulo Expo.

Para conferir a lista completa do Artists' Alley acesse o site oficial da CCXP - aqui

Reparos

O quadrinho de Brão Barbosa foca na amizade entre uma garotinha e um velho ranzinza, mostrando como eles encontram perguntas e respostas no meio de uma oficina bagunçada. Estará nas mesas D30-31.

Necromorfus

Gabriel Arrais e Abel lançam o terceiro volume da série Necromorfus, HQ que foca em Douglas - que possui um dom e uma maldição de se transformar fisicamente e ter as recordações de qualquer ser que já morreu, bastando para isso apenas tocar nos restos mortais da pessoa ou animal morto. Em contrapartida, ele só consegue sentir prazer ou emoções quando está transformando em outro ser. A nova edição mostra um pouco do passado de Douglas e revela de onde vem o dinheiro que ele usa para se manter em suas aventuras pelo mundo. Eles estarão na mesa C29.

Cara-Unicórnio

Adri A. e J.R. Weingärtner Jr. estarão no evento com Cara-Unicórnio com a edição #1, Como se tornar um Cara-Unicórnio, e a edição #2, O Caso do Bolsinha, além de materiais extras. A HQ ao mesmo tempo homenageia e ironiza o universo super-heróico partindo do princípio de desconstruir os clichês das HQs de Super-heróis. Além disso, o Cara-Unicórnio é uma série sobre diversidade, com um protagonista LGBT que busca promover representividade  e visibilidade àqueles que não se enquadram na norma. Eles estarão na mesa C15

HellDang

A HQ HellDang de 24 páginas conta com roteiro de Airton Marinho e desenhos de Samuel Sajo e será lançada no AA na mesa A40. Cansados do fracasso e de shows vazios, a banda HellDang fará um pacto com o demônio goético Amduscias para conseguir fama, dinheiro e mulheres. Porém, as coisas saem do controle e tudo fica muito perigoso e bizarro. Com rock and roll, youtubers e caminhoneiros, a publicação ainda conta com citação até ao Choque de Cultura.

Orixás - Em Guerra

Com roteiro de Alex Mir e desenhos de Al StefanoAlex Genaro Omar Viñole, o terceiro volume da obra Orixás conta com duas histórias, a primeira delas é mostra Xangô, rei de Oyó, que está em guerra. Seus inimigos não respeitam as leis da guerra e, para complicar, estão em maior número. Xangô terá que ter ajuda divina para vencer seus inimigos, na história que o torna conhecido como Orixá da Justiça.. A obra estará na mesa CO3. Mir lança também Folklóricas #2 - Capelobo no evento.

OpenBar – Edição definitiva

Barba e Leo são amigos inseparáveis e já passaram por poucas e boas, lado a lado. Agora, assumiram juntos o bar que Barba herdou do pai, e se encontram frente a um grande desafio que não será nada fácil: fazer o negócio dar certo. A obra de Eduardo Medeiros reúne o primeiro volume e mais o a segunda parte ainda inédita totalizando 272 páginas. A HQ estará na mesa E36-37.

Never Die Club

A HQ conta com roteiro de Marcello Fontana, artes de Thony Silas, cores de Paulo Torinno, Mano Araújo e Elton Thomasi como arte-finalistas, Laís Bicuco de colorista e Alex Lins como desenhista de uma das curtas. Uma guerra silenciosa é travada há séculos. De um lado, os imortais e, de outro, herdeiros de uma ordem medieval. Mas seria a imortalidade real ou uma terrível metáfora para um grupo que há séculos subjuga secretamente a humanidade? A HQ estará na mesa mesa E12-13.

A Herança Becker

A HQ é uma história sobre ódio, medo e vingança. Mas também é uma história sobre família, perdão e até mesmo sobre amor. A nova graphic novel de Magno e Marcelo Costa apresenta a saga de três irmãos lutando contra o passado – e com as decisões que tomaram na vida – que agora retorna para assombrá-los. A obra estará na mesa E23.

Mayara & Annabelle – Volume 4

Quarto volume da série de Pablo Casado e Talles Rodrigues, a obra se passa meses após a transferência de Mayara para Fortaleza, local onde conheceu Annabelle. Juntas, elas enfrentaram um pistoleiro-demônio e foi parar no sertão em uma disputa entre feiticeiros e demônios. Porém, ao saber que seu mentor está seriamente ferido, ela volta para São Paulo e terá de se acertar com seu passado. A HQ estará na mesa H30.

A Era das Rapinas 1ª Lei

A obra de Alexandre Dal Gallo se passar em um futuro longínquo e distópico no qual a natureza deu lugar à tecnologia, a humanidade vive a beira da extinção por conta do surgimento de terríveis criaturas conhecidas como Rapinas. Em meio a esse cenário de sobrevivência, um grupo de militares e cientistas embarcam em uma missão de resgate a uma poderosa fonte de energia robótica que pode definir o destino da raça humana.

3 Crânios - Cidades Assombrada Vol 1

Com desenhos de Danyael Lopes e roteiro de Alexandre Cavalo, A HQ mostra Monalisa, uma estudante de arte que se desilude com a vida acadêmica. Ela rompe os laços com a família, dedicando-se à tatuagem e ao estudo das artes místicas. Junto com Barba e Gerúndio, formam os 3 Crânios, um grupo de caçadores de demônios, anjos, monstros, lendas urbanas e qualquer outro bicho que aparecer. Na mesa E40.

Bad Omen 2: Spitfire

A segunda edição detalhará mais o passada violento do misterioso caminhoneiro Barry antes de seu caminho cruzar com o da sedenta lobisomem Kanayla. A publicação contará ainda com onze artistas convidados, entre eles Pietro Antognioni, Priscilla Prips e Alex Shibao. Na mesa D39.

Alho-Poró

Márcia, Denise e Brenda têm que preparar uma quiche de alho-poró. Não é fácil achar o bendito do alho-poró e nenhuma delas jamais fez quiche na vida. Mas tudo bem, porque a quiche talvez nem seja tão importante assim. Alho-Poró é o novo trabalho de Bianca Pinheiro (Mônica - Força) e a quadrinista estará na mesa H44.

Síncope

Síncope narra um dia na vida de Laura, uma jovem musicista que vive em uma metrópole. Laura tem ansiedade, e seu cotidiano é moldado por sua relação com sua própria patologia. Produzido com nanquim e giz pastel oleoso, Síncope é uma HQ em que foram usadas técnicas de desenho desenvolvidas durante o curso de modelo vivo com Laerte e Rafael Coutinho. Escrita e desenhada por Aline Zouvi, a obra estará na mesa A43.

Aura

A HQ mostrará a história da heroína Fernanda, uma jovem da zona Leste de São Paulo. Mesmo com um toque de fantástico em sua vida e uma subtrama de intriga internacional, são os problemas familiares que podem acabar com sua vida – ou reconecta-la a quem mais ama. Escrita com Allan Albuquerque e desenhos de Omar Viñole, ela estará na mesa C11.

Uma Estrela na Escuridão

Uma Estrela na Escuridão foi um projeto contemplado pelo Facult 2015 e pelo ProAc 2016, que trata da biografia de Andor Stern, único brasileiro sobrevivente aos campos de concentração da Segunda Guerra. Com roteiro de André Bernardino, a HQ pode ser encontrada na mesa E28.

Matei Meu Pai e Foi Estranho

Deslocado por natureza e vocação: Zaqueu nasceu albino, de cabelos e pele mais que brancos, em meio a uma família de gente morena. Nasceu artista, embora a sua família nem imagine o que seja isso. É pobre, mas estuda em escola de rico - o patrão do seu pai é mesmo um sujeito generoso. Conhecemos e tornamo-nos Zaqueu nos seus momentos triviais e também nos marcantes: a descoberta de que seu pai tem uma outra família, os atritos com o irmão metido a marginal, as tentativas patéticas de desvendar o sexo oposto. De André Diniz, a obra estará na mesa C08, onde ele também lança Olimpo Tropical.

Machado de Assis - Caçador de Monstros

Machado de Assis é um jovem escritor proeminente que recebe do seu mentor, o Conselheiro Aires, a difícil missão de expurgar os monstros que pretendem vir ao Brasil para estabelecer uma nova Ordem da Noite Eterna, uma antiga sociedade secreta que busca reerguer-se. Escrito em forma de mangá, a obra de Marcelo Alves Silva com desenhos de Sami Souza estará na mesa B34

Ozman - Keres

Ozman é um vampiro grego que vive em São Paulo e que costuma abusar de sua condição de predador sem se preocupar muito com as consequências de seus atos. Em uma de suas aventuras recentes ele criou uma vampira chamada Lorena e ela não ficou nada feliz com isso. De André Freitas e Marco Antônio Loureiro, a obra conta com desenhos de Freitas com Will Sideralman. Na mesa D38.

Eudaimonia

Piwl-Pa-Col é o nome de um estranho e solitário caçador que falha na tentativa de abater "uma parte" de sua presa. Ele tem apenas uma segunda chance para o sucesso de sua caçada e, não por acaso, contará com a ajuda de uma inusitada parceira chamada Luzcia, a dona de um boteco. A obra de Luciano Salles estará com a obra na mesa E44.

Mercenário$

Carregada de um humor cínico, para aqueles que desejam mais do que os heróis certinhos de sempre, Mercenário$ apresenta uma série adulta e irreverente de fantasia medieval. A obra de Fran Briggs e Anna Giovannini estará na mesa B29.

Como Falar com Garotas em Festas

Enn é um garoto de quinze anos que nunca se dá bem com as garotas, enquanto seu amigo Vic tem todas a seus pés. Na Londres dos anos 1970, auge do punk, os dois estão prestes a viver a aventura mais espetacular de suas vidas. Ao serem convidados para uma festa, conhecem as belas Stella, Wain e Triolet e descobrem mais segredos do que jamais poderiam supor. Os gêmeos Gabriel Bá Fábio Moon, que adaptaram a obra de Neil Gaiman para os quadrinhos, estarão autografando o livro. 

Acrobata

Este projeto é um teaser de uma história maior. A história se passa em um circo pobre e simples, às margens da cidade. Essa menina entra em uma jornada de auto conhecimento ao conhecer os circenses e suas peculiaridades. Na mesa D35Ariane Rauber lança sua primeira HQ autoral, que conta com cores de Cris Peter.

Pulsar – Edição Definitiva

Com roteiro e arte de Arthur Garcia, o álbum Pulsar – Edição Definitiva reunirá todos os capítulos já lançados da série com uma nova colorização feita por Omar Viñole e mais dois capítulos inéditos e um totalmente reformulado. A obra estará na mesa F21.  

Realezas Urbanas

A obra reúne Bianca Nazari, Barbara Morais, Rebeca Prado e Tainan Rocha, que tiram inspiração de todas as versões de “princesas” já recriadas em cima dessas histórias imortais e colocando-as em cenários de nosso cotidiano. Prado mostra a inspiradora história de uma mulher com um império nas mãos, mas rodeada de velhos paradigmas; Nazari narra as escolhas de uma garota do interior mergulhando no mar de gente (e oportunidades) de SP; e a dupla Morais e Rocha mostra a flitiva busca de uma mulher por sua irmã desaparecida. Nas mesas C13/D25/E06.

Plumba - 2Minds

Luiza McAllister e Thiago Lehmann, dupla por trás da 2Minds, lançarão durante o evento o volume único do projeto fundado através do Catarse: Plumba! A HQ mostra a história de uma menina que sai da sua cidade natal em uma aventura para conseguir o machado mágico Armagedon 3.000. Sem medo de botar o pé na estrada ela conhece lugares fantásticos, criaturas impossíveis e, o mais importante, forja novas amizades. A dupla estará na mesa D36

Salto - Uma Aventura Steampunk

O livro conta a história de Nu, um habitante de uma cidade subterrânea onde todos são feitos de fogo. Eles vivem nessa cidade por medo da chuva que assola o mundo exterior e dependem de uma fábrica de oxigênio para manter suas chamas acesas. Depois de testemunhar algo que não devia, Nu é obrigado a deixar a civilização e se aventurar na caverna onde descobre um segredo que pode mudar a vida de toda a cidade. Obra de Rapha Pinheiro estará na mesa G31.

Labirinto

A HQ conta a história de Nico e Góreck, dois amigos que vivem aventuras extraordinárias e desenvolvem uma forte relação de amizade e confiança. Após o desaparecimento de Nico, Góreck parte em busca do amigo. Durante essa jornada faz descobertas sobre a própria existência, sobre o amigo, sobre o mundo onde vivem e sobre as criaturas que o habitam. A história ambienta-se em um universo de sonhos, regido pelas experiências e emoções dos personagens. Temas como projeções psicológicas e a relações entre fantasia e realidade permeiam todo roteiro. A obra de Thiago Souto estará na mesa H24.

Porco Pirata

Esta primeira aventura conta uma das tentativas do Capitão Porco para voltar a sua forma humana e, também, mostra lugares e personagens que terão papel fundamental na mitologia da série, que foi pensada pelo autor João Azeitona Vieira para pelo menos três livros. Ele estará na mesa E26.

Semilunar

A HQ conta momentos da vida de Maria, uma menina que nasceu gaga e sua mãe a ensina, desde criança, a criar poesias que respondem à questões comuns, como agradecer a alguém por ser gentil. Como pedir desculpas. Como enfrentar uma ofensa.
A vida de Maria é feita de retalhos de canções populares e de suas próprias canções. Ele apresentará sua obra na mesa E43.

Turma da Mônica: Lembranças

Mônica e Cebolinha tinham problemas para resolver. Mas juntos, e acompanhados de Magali e Cascão, eles são praticamente imbatíveis. Após o sucesso de Laços e Lições, Vitor e Lu Cafaggi fecham a trilogia com os clássicos personagens de Mauricio de Sousa com Lembranças, uma aventura cheia de intrigas, sopapos, planos, risadas e, claro, amizade. A HQ estará na mesa H32-33.

Market Garden

Cansados de bullying, quatro amigos decidem declarar guerra contra seu pior inimigo na escola. A estratégia? Uma tática militar de ataque surpresa usada com sucesso na Segunda Guerra Mundial! Anos depois, com nova aliança, a pequena tropa traça mais uma manobra militar, driblando pais desavisados com finalidade de transportar “suprimentos” para uma festa na véspera do vestibular. A obra de Bruno Seelig estará na mesa D20.

Blackout

Durante a madrugada, um garoto de 8 anos fica preso em um supermercado. Agora, cabe ao jovem rapaz achar uma saída e fugir de misteriosas criaturas que o perseguem. Chris Tex Santtos apresentam Blackout, obra que estará na mesa C14.

Shorts

Gustavo Duarte lança nas mesas E38-39 Shorts, publicação que contará com seis histórias curtas, sem fala criadas pelo quadrinista.  

O Sinal

A trama conta com um narrador que descreve o drama de Afrânio, um sujeito de má sorte que acaba conhecendo uma entidade mística em seus sonhos, fato que acaba mudando o rumo de sua vida. A obra de Orlandeli estará na mesa B24.

Acelera SP

A história se passa na grande SP, alguns anos no futuro, no qual as políticas neoliberais se tornaram hegemônicas e todos os serviços públicos nessas cidades foram privatizados ou estão em processo de privatização. O foco desta edição está nos serviços de transportes privados por geolocalização e acompanha o deslocamento de alguns personagens pela cidade através desses serviços de transporte e nessas viagens mostrar como eles vivem (ou sobrevivem) em um mundo onde não existe mais seguridade social pelo Estado. Cadu Simões e Juliano Kaapora estarão na mesa C01 para mostrar sua obra. 

Até o Fim

Você já se perguntou para onde vai depois? A vida simplesmente acaba ou há outra existência? Esta é a mesma para todos, ou cada um tem o destino de acordo com o que acreditou durante a vida? Até o fim é uma história sobre essas possibilidades. Lilian e seus amigos sofrem um acidente de carro e ela faz um acordo para poder voltar à vida: precisa escolher o destino adequado para a alma de cada um dos seus amigos antes de o sol nascer. A obra de Gustavo BorgesMichel Ramalho e Eric Peleias estará na mesa D33.

O Bestiário Particular de Parzifal

Parzifal cresceu sozinha em uma floresta e, para suprir suas carências, criou muitos amigos imaginários – que a educaram e a protegeram. Um dia, ela deixa a floresta para dar à luz e esquece que eles um dia existiram. Anos depois, no pior momento de sua vida onde tem sua filha doente, sem dinheiro, sem bens e sem família, ela retorna à floresta na esperança de encontrar seus antigos companheiros. A obra de Hiro Kawahara estará na mesa G03.

Boxe

O novo trabalho de Alexandre S. Lourenço acompanha uma noite na vida do pugilista Fabrízio “Fabuloso” Figueiredo, o rei do Boqueirão, que terá de enfrentar um adversário aparentemente imbatível. Com páginas inteiramente dedicadas a luta, a HQ mostra problemas pessoais e frustrações profissionais do protagonista. A HQ estará na mesa H44.

Contos de Pellanor

A história é focada em Zahara Dulani, uma guerreira hurit da Ordem de Pellanor. Durante uma viajem ela chega a um vilarejo que parece estar em apuros e percebe que escapar desse lugar não será tão fácil. A publicação faz parte de um contexto muito maior e o livro funciona como uma introdução ao Universo e aos personagens. A obra de Leonardo Maciel estará na mesa G21.

Esquadrão Vitória

O gibi, uma grande homenagem ao trabalho de Jack Kirby, foi realizado após o autor Giorgio Galli se perguntar: "O Que Aconteceria Se... Kirby tivesse criado seus personagens com temática brasileira?". A publicação estará no estande H25.

Eventos Semiapocalípticos - Eduardo e Afonso

O que uma máquina de secar roupas, um gaúcho de tapa-olho, um sereio invertido e uma mochila com detalhes na cor rosa tem em comum? Muito pouco. Em um mundo semiapocalíptico Eduardo e Afonso buscam incessantemente pelo maior mago do Universo, mas o caminho não será nada fácil e o maior desafio será conseguir aturar o outro. A obra de Yoshi Itice está na mesa H43.

Gatilho

Um caçador de recompensas chega numa cidade abandonada em busca de justiça. Mas, para conseguir o que quer, ele precisará enfrentar muito mais do que o homem que procura... Terá que exorcizar fantasmas do passado. A obra é uma homenagem aos filmes de faroeste de Sergio Leone e os criadores da HQ, Pedro Mauro Carlos Estefan, estarão na mesa B37.

Hacking Wave

Em um mundo dominado pela tecnologia e por superpopulações, pessoas vivem suas vidas oprimidas pela desesperança de um futuro sem perspectivas. O que aconteceria, no entanto, se esses indivíduos fossem capazes de mudar totalmente a sua realidade acessando de maneira alternativa todo esse universo digital? A obra conta com desenhos de Pedro Okuyama e foi escrita por Zaheer Larissa Palmieri e estará na mesa C04

Légume e o Tempo

O Légume é um pequeno mensageiro que vive num mundo onde tudo parece possível. Em suas viagens para entregar cartas ele costuma ver todo tipo de lugar, seres, coisas curiosas e fantásticas que são tão maravilhosas que nem parecem ser de verdade. Essa rotina é incrível, mas ainda assim não parece faze-lo tão feliz. O maravilhoso é maravilhoso, mas Légume quer algo que seja verdadeiramente real e assim começa sua jornada. Primeira parte de uma série de três livros, a obra de Michel Ramalho estará na mesa H08.

Monstruário - Volume 1

Num mundo fictício onde medos e monstros são institucionalizados, sendo parte indissociável da identidade e Registro Geral da população, Lúcia Drummond trabalha digitalizando antigas fichas dos Registros Civis de Monstros para o banco de dados do governo. Lá, em meio a colegas inconvenientes e uma tediosa rotina, descobre uma antiga ficha de uma pessoa sem monstro. Ou seja, sem medo. Seu inconformismo com o fato levará a uma investigação acerca desta misteriosa pessoa. A obra de Lucas Oda e Mario Cau estará na mesa C02.

Xampu - Volume 3

Entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990, um pequeno apartamento da zona norte de São Paulo estremecia com o falatório, a gritaria, o tilintar de copos e garrafas, e o volume no talo do aparelho de som 3 em 1.O terceiro e último volume da série desvenda as histórias trilhadas por Nicole, Alex, Sônia e outros personagens. A HQ de Roger Cruz estará na mesa B16.

Rio 2031

O Universo de TIMED se passa em um futuro próximo, onde as habilidades de alguns seres humanos ganharam proporções de superpoderes – hipervelocidade, mutação do próprio corpo, visão infravermelha e outros. Nesse futuro, alguns conglomerados de multinacionais resolveram implementar uma nova modalidade de governo/nação de estados difusos e dois conglomerados concorrentes criaram dois novos Estados: TheNation e NewState. A primeira HQ se passa no Rio de Janeiro e a obra de Gabriel Picolo e Giuseppe Andreozzi está na mesa G23-24.

Onírica

O autor Fabio Q. experimentou com este novo trabalho pois decidiu inverter o processo de criação: primeiro, ele desenhou as páginas para, então, criar o texto. O trabalho estará disponível na mesa D19.

Dias de Horror

Vladimir Horrorovich é o ditador da Krasólvia, país do leste europeu. Mas também é um dos maiores vilões do mundo, mais conhecido como Doc Horror. Acusado de traição à humanidade durante uma invasão alienígena que causou a morte dos três maiores heróis da Terra e de inúmeros civis, ele está no centro do julgamento do século. O planeta acompanha o testemunho de diversos superseres e de outros personagens que jogam luz sobre a história do criminoso e os fatos que envolvem aquele dia. A publicação estará no Estande Chiaroscuro Studios.