Colunistas

Artigo

Jacidio, who? | Billboard cria seu próprio Top 100 de DJs, Pendulum está de volta com disco inédito e Nicolas Jaar libera álbum surpresa

O set mágico de Cashu, lançamentos de Jon Hopkins, The Glitch Mob e muito mais

Jacídio Junior
02.03.2018
16h55
Atualizada em
20.03.2018
16h00
Atualizada em 20.03.2018 às 16h00

Hallor, tudo bem com vocês? Hoje eu preciso confessar que tá puxado. Tem um punhado de bons lançamentos, festival rolando em SP no final de semana, um novo top 100 dos DJs e mais um monte de coisas. Vai com vontade que vai ser louco.

Pra não perder tempo, vamos abrir com dois discos. De cara vem o disco lançado por Gabriel & Dresden - no finalzinho de 2017 - encerrando o ciclo de 11 anos sem um projeto de inéditas. The Only Road é - sem dúvidas - um trabalho de jornada, com faixas que funcionam como um convite para relaxar e ouvir tudo infinita vezes. A dupla norte-americana sempre ligada a elementos do Trance e do Progressive House não desapontou seus fãs ao entregar um projeto bem produzido e repleto de bons momentos. O duo em entrevista à Billboard afirmou que “Pra nós, isso não é só um álbum. É a trilha sonora dos últimos 11 anos. A beleza, a feiura, a melancolia e a esperança”. Um detalhe importante, The Only Road foi financiado por meio de uma vaquinha que contou com a colaboração dos fãs. Então fica ligado, pois a dupla toca na capital paulista nesta sexta (02 de março) e tudo que você precisa saber está no final da coluna =). Ouça o álbum abaixo.

Outro disco bacanudo que vai compor essa listagem de notícias de hoje é o projeto A.A.L (Against All Logic), de Nicolas Jaar, que lançou “em segredo” o álbum 2012 - 2017. Sim, isso mesmo, não teve release, anúncio, nada. Jaar só liberou o disco nos serviços de streaming e foi isso. No álbum além das sonoridades sempre inspiradas do produtor, ainda é possível encontrar a faixa “Such a Bad Way” que conta com sample de “I´m a God” de Kanye West. É sempre bom lembrar que Jaar esteve ano passado no Brasil, como parte do line-up do Dekmantel, e entregou uma das performances mais marcantes e emocionais que eu já vi na vida. Então, só vai com o 2012-2017 e curte esse discaço!!!

Billboard lançou seu próprio Top 100 dos artistas da e-music e Tiesto curtiu

Enquanto algumas publicações deixam de fazer seu top anual a Billboard anunciou recentemente que inicia neste ano a realização do Billboard Dance 100, ou seja mais um ranking dos 100 DJs mais famosos do planeta, só que sob a tutela de uma das publicações de charts mais importantes do mundo. Para se diferenciar da já famosa e clássica Top 100 da DJ Mag, a listagem da publicação norte-americana irá levar não só o voto popular em consideração, mas também números que são utilizados para alimentar seus charts, entre eles a aferição do streaming, quantidade de vendas de faixas e execução em rádio, mais dados sobre shows, vendas de ingressos entre outros elementos.

A batalha parece que vai ser pesada e interessante. A votação para o público já está aberta e pode ser realizada por aqui até o dia 16 de março. Logo após o lançamento da nova lista quem se mostrou bem empolgado com a novidade foi Tiesto - DJ que já figurou três vezes no topo do Top 100 da DJ MAG -. O holandês, por meio do Twitter, comentou: “Um top 100 de verdade. Isso pode ser algo grande e, finalmente, crível”. Agora é esperar pra ver, já que o resultado será divulgado entre os dias 22 e 23 de março no Miami Music Week.

Retornos da semana  <3

Pendulum anuncia fim de hiato e novo álbum para este mês

O Pendulum é, possivelmente, um dos grupos do cenário eletrônico que mais gerou expectativas com seu retorno aos palcos durante os últimos anos. Essa semana a banda anunciou o lançamento do álbum de inéditas Rework - que chega às lojas no  próximo dia 16 de março - e o retorno aos palcos marcando o final de um hiato de sete anos. O grupo já tem apresentações confirmadas em alguns dos principais festivais do Reino Unido e novas datas devem ser divulgadas em breve.

Jon Hopkins apresenta música inédita e libera trailer de seu novo projeto

Eu posso dizer que uma das minhas grandes quebras de objetivo foi não ter visto Jon Hopkins tocar na abertura do show do Coldplay ano passado. Mas vida que segue, né? Então, o produtor e DJ inglês liberou essa semana um trailer para o seu próximo disco (veja abaixo). Sem muita explicação ou até mesmo um anúncio concreto para o lançamento, Hopkins apenas escreveu em sua página no Facebook: “Estou muito feliz em compartilhar uma nova música com vocês. Muitas novidades em breve, mas aqui é onde as coisas começam”. O novo trabalho de inéditas do produtor deve ser lançado ainda em 2018 e encerra um período de cinco anos sem um álbum de inéditas.

The Glitch Mob solta 1º single de novo disco com vídeo absurdo

O trio The Glitch Mob também está encerrando um hiato de quatro anos sem um novo single e liberou nesta semana a inédita “How Could This Be Wrong”.  O vídeo foi produzido pela Strangeloop Studios - galera responsável pelos efeitos dos shows de Kendrick Lamar, Flying Lotus, Pharrel - e apresenta todos os elementos que se espera de algo vindo do The Glitch Mob. A faixa marca o início da divulgação do próximo disco dos norte-americanos, “See Without Eyes”, que chega às lojas e serviços de streaming no dia 4 de maio. Veja o vídeo abaixo.

Dica nacional: Cashu

Cashu (Carolina Schuzter) há um bom tempo é um dos destaques surgidos na cena das festas paulistanas. Co-criadora da Mamba Negra, sua história com a música eletrônica tem início com os eventos, seguindo para pesquisa musical e posteriormente chegando nos decks, posição na qual foi ganhando destaque graças à entrega de momentos inesperados e sonoridades fora do comum. Abaixo um set de Cashu em seu habitat natural; a Mamba. Dá o play e se prepare, porque em algum momento você não vai conseguir ficar parado.

Vamos dançar onde?

Mais um final de semana chegou e dessa vez a coisa está pegando fogo. Alguns dos nomes mais bacanas do universo da música eletrônica estão no Brasil para se apresentar em festivais ou solo. Então, se você puder, separe a data na agenda e vai. Esse final de semana tem tudo para ser um dos melhores do ano.

Tudo já começa hoje, sexta-feira (2) com Nina Kraviz e Marcel Dettman se apresentando no Caos em Campinas. Presta bem atenção nisso, dois dos principais nomes do techno do planeta tocando em um mesmo lugar - e não é um festival -. E ainda pra não deixar por menos, Davis (o melhor fechador de pistas que eu já vi) encerra a noite/dia. Então se prepara e vai. Só um detalhe, os ingressos já estão esgotados, mas vai que rola alguma coisa... Tudo que você precisa saber está aqui.

Em São Paulo quem chega para uma apresentação de arrancar os cabelos é a dupla norte-americana Gabriel & Dresden. Com uma sonoridade focada em elementos do Trance e do Progressive House os parceiros musicais que lançaram um novo álbum depois de 11 anos vêm ao Brasil para uma apresentação em um espaço intimista e bem bacana. E como sempre, tudo que você precisa saber está bem aqui.

Ainda na sexta, como coisa pouca é sempre bobagem, o coletivo Masterplano - de Belo Horizonte - aterrissa em São Paulo com um line-up cheio de nomes absurdos - ACAPTCHA, BelisaCarol Mattos, GUILLERRRMO e mais - para entregar aquelas festas que não têm hora para acabar. Tudo que você precisa saber está aqui.

No sábado rola um dos reencontros mais esperados do ano para quem gosta de música. Sério. Dekmantel Brasil 2018 inicia suas atividades com um line-up cheio de nomes incríveis, uma mistura bacana que - com certeza - vai agradar muita gente, seja qual for a vertente da e-music que você goste. No line-up artistas como Os Mulheres Negras, Four Tet, MODESELEKTOR, Nina Kraviz, Marcel Dettman, Mano Le Tough, Azymuth & DJ Nuts, Palms Trax,  Peggy Gou, Anthony Parasole, Selvagem, TETO PRETO, Davis, Cashu e mais um punhado de gente. Vale sempre lembrar que o evento rola nos dias 3 e 4 com uma edição noturna, de sábado para domingo. Informações sobre ingressos e tudo que você precisa saber estão disponíveis aqui.

E já aproveitando o momento, fiquem ligados que na próxima quinta-feira (8) começa no Sesc Pompeia a EletroDrops,  mostra de música eletrônica. A programação que dura quatro dias conta com nomes como L_cio, Junior C, DJ Murphy, Renato Rartier entre diversos outros convidados. A gente vai falar um pouco mais sobre isso na semana que vem, mas tudo que você precisa saber para estar lá no dia da abertura está bem aqui.

Por enquanto é só. Como sempre, a gente se vê nas pistas, nas ruas ou em qualquer lugar que faça o nosso coração e os nossos pés pularem. Fui!