PerifaCon + CCXP22: Quadrinistas do Norte marcam presença no Artists' Valley

Créditos da imagem: Divulgação

CCXP

Artigo

PerifaCon + CCXP22: Quadrinistas do Norte marcam presença no Artists' Valley

Iniciativas como o projeto Norte em Quadrinhos trazem visibilidade aos artistas nortistas

Omelete
3 min de leitura
01.12.2022, às 16H00.

*Essa reportagem faz parte da cobertura colaborativa entre Omelete e PerifaCon

É de conhecimento público o quão difícil é trabalhar com quadrinhos no Brasil, seja pela escassez de trabalhos no mercado ou até mesmo pelo custo dos materiais de produção. Uma das funções do Artists' Valley na CCXP é justamente movimentar o mercado de quadrinhos no Brasil, já que além de talentos internacionais das HQs (como Jim Starlin e Yanick Paquette) a área conta com centenas de nomes do quadrinho nacional.

Porém, por mais que os artistas brasileiros ganhem visibilidade no Artists' Valley, é necessário reconhecer que muita dessa visibilidade acaba sendo voltada para o pessoal das regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que, por exemplo, o Norte e o Nordeste sejam muito pouco representados. É em busca de acabar com essa discrepância de visibilidade que, em 2020, a editora Sâmela Hidalgo criou o projeto Norte Em Quadrinhos, promovendo a divulgação de quadrinistas do norte do país, assim incentivando a descentralização da cena editorial brasileira.

"O país é enorme e temos artistas talentosos escondidos do olhar geral do público e das empresas, então o objetivo do projeto é colocar um holofote sobre eles e inseri-los no mercado" - diz Sâmela, que também é curadora na plataforma de quadrinhos Social Comics.

Para a CCXP desse ano, o Norte Em Quadrinhos produziu um panfleto que será distribuído no evento com as mesas de artistas que estarão na feira e vieram diretamente de estados da região Norte, como Amazonas, Pará e Amapá. Nunca houve tantos artistas nortistas e indígenas no Artists' Valley quanto em 2022.

Para quem estiver circulando pelo Valley e quiser conhecer um pouco mais da cena de quadrinhos nortista, o projeto de maior destaque é o Mizuras, uma coletânea feita pelo coletivo Iukytáias (e de autoria de Dylan Ranna, Yuu Hirae, Ana Clara, Tai Silva, Izabelle Regina, Thai Rodrigues, Malu Menezes, Ray Cardoso, Mandie Gil e Raquel Teixeira).

Mizuras é um termo muito popular no interior dos estados do Norte que significa "visagens, fantasmas ou travessuras". Nessa coletânea, os artistas compartilham suas experiências com o sobrenatural das lendas urbanas e interioranas do cotidiano amazônico, criando um vínculo com as outras regiões do Brasil e inserindo esses artistas na cena de quadrinhos nacional.

"Acho muito importante a gente ocupar eventos como a CCXP porque ajuda a gente a fazer contatos, abrir portas e construir uma cena lá no Norte, que não tem muito desse mercado que existe aqui em São Paulo", diz Malu Menezes, que além de Mizuras traz ao evento sua zine de tiras Balões.

A coletânea Mizuras pode ser comprada com diferentes artistas colaboradores do projeto pelo evento, nas mesas B18, E05, E06.

Texto: Raphael Guimarães - Portal PerifaCon

A CCXP22 acontece de 1 a 4 de dezembro e os ingressos podem ser adquiridos no site Mundo Ticket

Nomes que confirmados para a CCXP22 incluem os atores Keanu Reeves, Zoë Saldana, Pedro Pascal, Paul Rudd, Evangeline Lilly, Jonathan Majors, Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Noah Centineo, Kirby Howell-Baptiste e Bella Ramsey, o elenco do Porta dos Fundos, os cineastas Dave Filoni e Jon Favreau, os produtores Kevin Feige e Jon Landau, o streamer Gaulês, os quadrinistas Jim Starlin, Mark Waid, Aimée de Jongh, FabienToulmé, Marcello Quintanilha, JimCheung e muitos outros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.