CCXP Worlds | Edgar Vivár, o Sr. Barriga, fala sobre polêmica de Chaves

Créditos da imagem: Divulgação

CCXP

Artigo

CCXP Worlds | Edgar Vivár, o Sr. Barriga, fala sobre polêmica de Chaves

Ator comentou disputa por direitos da série mexicana

Camila Sousa
05.12.2020
15h41
Atualizada em
08.09.2021
15h31
Atualizada em 08.09.2021 às 15h31

É impossível ter crescido assistindo Chaves e Chapolin e não ficar emocionado com Edgar Vivár, intérprete do Nhonho e Sr. Barriga, em sua passagem pela CCXP Worlds. O ator, que teve a companhia de Ricardo De Pascual (Sr. Furtado) e da produtora Carmen Ochoa no painel, já começou falando do seu amor pelo Brasil e a importância do país para as séries de Roberto Gómez Bolaños. “Adoro o Brasil, sua gente, sua comida. Estou muito feliz. É complicado agora com essa pandemia, mas espero ir no próximo ano”.

Ainda no começo do painel, Vivár falou sobre a polêmica dos direitos autorais das obras de Chespirito, que deixaram de ser exibidas no mundo todo após o fim do contrato com a Televisa. Apesar disso, o ator está esperançoso que, em breve, as séries voltarão a ser exibidas: “Os direitos de transmissão pertencem agora ao filho de Roberto Gomes Bolaños, ao Roberto Gómez Fernández, então não fizeram negócio entre Roberto Gómez Fernández e a Televisa. As negociações estão suspendidas. Acho que para o próximo ano Chaves vai voltar, com certeza”.

O painel também teve vários momentos de nostalgia para os fãs de Chaves. Questionado sobre seu episódio favorito, Edgar Vivár relembrou a primeira aparição do Sr. Barriga na Vila do Chaves que, segundo ele, não estava no roteiro. “Mas Roberto gostou e aconteceu. Então se tornou algo repetitivo, que sempre quando o Sr. Barriga chegava para cobrar o aluguel, sempre recebia algum tijolo, tinta ou água. Isso foi no primeiro episódio”. Apesar dessa lembrança divertida, Vivár não tem dúvidas: “Mas sem dúvidas meu episódio favorito é o de Acapulco, ou Guarujá”.

Uma das características mais marcantes de Chaves e Chapolin é que o mesmo ator faz diversos personagens, que algumas vezes acabam juntos em cena. Isso aconteceu com Edgar Vivár em um encontro entre o Sr. Barriga e o Nhonho. Segundo o ator, gravar tudo isso era desafiador, mas também muito divertido. “Era difícil, como você falou, a tecnologia era muito mais atrasada. Era muito complicado fazer os dois personagens ao mesmo tempo. Você tinha que colocar um primeiro, que geralmente era o Sr. Barriga, para falar o texto, esperar e imaginar o que o Nhonho estava falando. Era complicado, mas era muito divertido. Acho que muitas pessoas têm inveja de poder conversar consigo mesmas”.

Em suas visitas à Vila do Chaves, o Sr. Barriga tinha um compromisso certo: cobrar os 14 meses de aluguel do Sr. Madruga, interpretado por Ramón Valdés, um dos astros mais queridos do seriado. Durante o painel na CCXP Worlds, Vivár revelou que tinha uma relação muito próxima com Don Ramón: “Ele vinha aqui nesta minha casa, éramos vizinhos. Minha mãe o adorava e ele era um cara muito engraçado e muito transparente. Assim como vemos o Sr. Madruga, assim era Ramón Valdés”.

Com um bordão tão clássico como “pague o aluguel”, o ator revelou que já foi abordado na rua diversas vezes por fãs que brincam com isso: “A relação com o público é muito curiosa, porque algumas pessoas chegam e dizem ‘eu não vou poder pagar o aluguel’ ou outro dizem, ‘vou pagar o aluguel do Seu Madruga, assim você não precisa cobrar mais’. E algumas pessoas fizeram um cálculo de quanto dinheiro seriam 14 meses de aluguel atualmente”.

Para finalizar o painel, Vivár, Ricardo De Pascual e a produtora Carmen Ochoa comentaram felizes sobre o clima no set de Chaves e Chapolin que, segundo eles, não parecia tanto com um trabalho: “Era muito feliz trabalhar num seriado em que todos eram amigos, não era uma equipe de trabalho e sim um grupo de amigos que estava trabalhando junto”.

A CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Neste sábado (5), a Amazon apresenta as novas séries The Wilds e Invincible, além da quinta temporada de The Expanse, os diretores Anthony e Joe Russo falam de seus próximos trabalhos depois de Vingadores, e Jessica Chastain traz seu novo filme, As Agentes 355. No lado dos quadrinhos, é o dia de nomes como Garth Ennis e Kelly Sue DeConnick, além de novidades da Turma da Mônica e do evento DC Future State. Confira a programação completa.

Quem perdeu alguma coisa ou quer rever os melhores momentos pode acessar os vídeos on demand, que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas depois da exibição ao vivo e ficam no ar até o dia 13 de dezembro.

Acompanhe a cobertura completa no site, Twitter e Facebook do Omelete.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.