Jeff Lemire e Andrea Sorrentino dissecam Gideon Falls na CCXP Worlds

Créditos da imagem: Divulgação

CCXP

Notícia

CCXP Worlds | Jeff Lemire e Andrea Sorrentino dissecam Gideon Falls em painel

Quadrinho que retomou conceito iniciado há duas décadas chegará ao fim em 2020

Gabriel Avila
05.12.2020
00h30

Poucos quadrinhos de terror se tornaram tão queridos ao redor do mundo quanto Gideon Falls, de Jeff Lemire e Andrea Sorrentino. Em um painel especial na CCXP Worlds, a dupla voltou aos primórdios da criação da HQ que chegará ao fim em 2020, quase duas décadas após seus esboços iniciais. Em entrevista ao quadrinista Pedro Cobiaco, Lemire lembrou que esse é seu projeto mais longo, já que ele nasceu no final dos anos 1990.

O autor relembra que criou o personagem Norton logo no início de sua carreira. Originalmente ele seria o protagonista de uma graphic novel e sua essência como “um homem que pega lixo e enxerga uma conspiração que só ele pode ver” já estava lá. O projeto acabou nunca indo para frente, mas a semente seguiu em sua mente e só voltaria a aparecer após trabalhar com Andrea Sorrentino em HQs como Arqueiro Verde e O Velho Logan.

Por terem gostado tanto de trabalhar juntos, a dupla decidiu criar um quadrinho autoral, e isso levou Lemire a revisitar Norton e criar uma nova jornada para ele, que evoluiu de uma maneira inesperada. “A história começou pequenam apenas com Norton e Fred. Mas aí, conforme entra em multiverso, ela passou a crescer mais do que esperava ou havia planejado originalmente”.

Sorrentino concordou que a história começou pequena, e por isso não sentiu a pressão de fazer algo grande logo de cara. Eram apenas duas cidades, mas com o tempo tudo começou a crescer. “Mandei algumas ideias ao Jeff sobre a estrutura do multiverso, ou algo do tipo. Tomamos nosso tempo para torná-lo grande, então não foi um grande desafio. Só foi algo que fomos crescendo de forma natural”.

Um ponto fundamental para o sucesso de Gideon Falls está, sem dúvidas, em seus personagens. Questionado sobre o processo de criação, Jeff Lemire revelou que suas histórias surgem justamente do núcleo emocional de seus personagens. Para o autor a publicação ser um horror misturado com ficção científica é segundo plano, já que seu foco está no que seu elenco está passando. “Sou um criador muito orientado pela emoção, minha prioridade maior é fazer histórias com que o público se conecte. E só posso fazer isso com personagens vívidos, que são falhos e humanos”.

Para ele, a chave para que tudo funcione está na confiança mútua que compartilha com Sorrentino. “Andrea e eu fizemos muitos projetos juntos, então confiamos um no outro e sei que o que quer que eu escreva vai ter um visual incrível. Ele vai pegar minhas ideias e expandir para algo maior do que eu tinha imaginado, e isso tira muito da pressão em mim e posso focar em escrever esses personagens”.

Questionados sobre a série de TV, cujos direitos já foram comprados, Andrea Sorrentino disse não saber o quanto podem falar sobre, mas garantiu que as coisas estão acontecendo. Lemire concordou ao garantir que o projeto está seguindo em frente na Atomic Monster Production, produtora de James Wan (Invocação do Mal; Aquaman), cineasta que pode dirigir o episódio piloto.

Como a HQ Gideon Falls está prestes a terminar, é natural que os fãs se perguntem sobre o próximo projeto da dupla. Andrea Sorrentino revelou estar trabalhando para algo grande para a DC, mas ainda não pode falar muito sobre. Lemire aproveitou a deixa para brincar com o fato de que o companheiro está em um projeto sem ele, mas disse ter planos para algo pós-Gideon Falls, que será desafiador, muito bacana e bem diferente do projeto atual.

A CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Nesta sexta (4), a Paramount apresenta seus próximos lançamentos, incluindo a nova versão de O Poderoso Chefão 3, o elenco de The Walking Dead: World Beyond conta como a série expande o universo de TWD, e a Globo traz um elenco estrelado, incluindo Taís Araújo e Lázaro Ramos. No lado dos quadrinhos, é o dia do homenageado Neil Gaiman, além de nomes como Jeff Smith e Matt Fraction.

Quem perdeu alguma coisa ou quer rever os melhores momentos pode acessar os vídeos on demand, que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas depois da exibição ao vivo e ficam no ar até o dia 13 de dezembro.

Acompanhe a cobertura completa no site, Twitter e Facebook do Omelete.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.