Garth Ennis

Créditos da imagem: Divulgação

CCXP

Notícia

CCXP Worlds | Garth Ennis conta como 11 de Setembro influenciou HQ do Justiceiro

Roteirista passou a refletir sobre o papel da violência na ficção após atentado

Gabriel Avila
05.12.2020
16h32
Atualizada em
05.12.2020
17h37
Atualizada em 05.12.2020 às 17h37

Durante uma entrevista na CCXP Worlds, o roteirista Garth Ennis revelou como os atentados de 11 de Setembro influenciaram sua HQ do Justiceiro. No bate-papo com o jornalista Roberto Sadovski, o autor relembrou que seu primeiro trabalho com o personagem no selo Marvel Knights era muito divertido, mas a mudança para o tom sombrio da fase Marvel Max veio da tragédia no mundo real:

Foi a minha resposta aos ataques do 11 de Setembro de 2001 em Nova York. De repente me vi pensando… Hesito em usar o termo ‘mais responsável’, então de forma mais cuidadosa em relação ao lugar da violência em um mundo violento.

Afirmando que não quis escrever sobre os detalhes desses ataques no mundo real, ele resolveu criar histórias sobre o tipo de mundo em que algo desse tipo aconteceria e não houve personagem melhor para isso do que o Justiceiro. Para ver como a violência consome a si mesmo. Como um homem se devotaria a uma noção abstrata de vigilantismo, combater o crime e matar bandidos. O que isso significaria para ele e para os outros a seu redor.

Por fim, o autor revelou que o Justiceiro da Marvel Max foi uma das HQs mais “recompensadoras” de sua carreira, e que até hoje sente um prazer sombrio em voltar a criar histórias do personagem. “Posso escrever sobre esse lado da vida real que você não pode abordar em outros super-heróis, como em outros quadrinhos da Marvel.

Vale lembrar que ao Omelete, Garth Ennis relembrou os bastidores da criação das HQs do Justiceiro no selo Marvel Max ao lado de Leandro Fernández, artista argentino que desenhou algumas mais marcantes histórias dessa fase icônica do personagem.

CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Neste sábado (5), a Amazon apresenta as novas séries The Wilds e Invincible, além da quinta temporada de The Expanse, os diretores Anthony e Joe Russo falam de seus próximos trabalhos depois de Vingadores, e Jessica Chastain traz seu novo filme, As Agentes 355. No lado dos quadrinhos, é o dia de nomes como Garth Ennis e Kelly Sue DeConnick, além de novidades da Turma da Mônica e do evento DC Future State. Confira a programação completa.

Quem perdeu alguma coisa ou quer rever os melhores momentos pode acessar os vídeos on demand, que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas depois da exibição ao vivo e ficam no ar até o dia 13 de dezembro.

Acompanhe a cobertura completa no siteTwitter e Facebook do Omelete.

 

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.