CCXP

Lista

CCXP23 | Antologias de HQs oferecem pluralidade, com temas e artistas diversos

Coletâneas presentes no Artists’ Valley misturam novatos na arte dos quadrinhos a clássicos LGBT+ internacionais

Omelete
3 min de leitura
01.12.2023, às 15H15

Antologias e coletâneas de gibis são uma das grandes tradições do quadrinho brasileiro – que o diga publicações históricas como as revistas Chiclete com Banana ou Circo. E vários criadores presentes na CCXP23 mantêm vivo o formato. Confira alguns dos destaques encontrados no Artists’ Valley.

NATA DO INDEPENDENTE NACIONAL

Uma das melhores iniciativas recentes do quadrinho nacional é a Harvi, antologia do selo homônimo criado por Marc Casilli. Na CCXP, ocorre o lançamento do volume 2 da revista, com trabalho de gente como Jéssica Groke (L26) e Marília Marz (L24). Aline Zouvi (L15) também tem história no novo número – ela editou e desenhou a capa da estreia da Harvi, publicada ano passado. “Foi um trabalho interessante porque sempre estive do lado do artista. Ajudei na seleção de nomes e participei de reuniões com cada quadrinista para avaliar o processo, desde a ideia, o rascunho, até a versão final da história”, comenta Aline. “No volume 2, voltei para minha posição de criadora e acabei passando por todo esse processo também – tanto que a trama que pensei no começo não foi pra frente, tive de reformulá-la. Queria fazer algo sem texto, não rolou, e então contei um enredo apenas mostrando as mãos dos personagens.”

ALUNOS ARTISTAS

Com sede no Rio de Janeiro, a Inko – Escola de Mídias Criativas foi criada por Rapha Pinheiro (B01-02) há alguns anos, com o propósito de ensinar como funciona a narrativa das HQs. Um dos frutos das aulas é a coletânea Inko, que reúne trabalhos dos alunos da instituição e chega agora à nona edição. “Não é um curso teórico, é pra fazer quadrinho de fato. Como todos os professores estão inseridos no mercado, queremos que os alunos também estejam”, explica Pinheiro. “E a melhor forma para isso é publicar a galera. Hoje, a escola virou algo maior que eu, pois antes era apenas o ‘curso do Rapha’”. Alguns novatos revelados pela Inko, inclusive, têm mesa no Artists’ Valley: Alanis Lua (B35), Gil Gomes (B23) e Maju Bengel (B03), entre outros.

RESGATE HISTÓRICO

Em 2013, o cartunista estadunidense Justin Hall lançou o livro No Straight Lines: Four Decades of Queer Comics, fazendo uma espécie de historiografia dos quadrinhos LGBT+ norte-americanos. Felizmente, o pessoal da Revista O Grito! (L28) resolveu publicar por aqui uma versão em português da obra, que ganhou o título Fora do Padrão. “Existiram grandes autores LGBT+ com trabalhos de expressão dentro de linguagem dos quadrinhos e que, além disso, tratavam de temas muito importantes, não só sobre a nossa vivência, mas também sobre a sociedade como um todo”, revela Dandara Palankof, tradutora da edição e editora da revista Plaf, publicada por O Grito. “E essas pessoas acabaram caindo nas canaletas de escoamento da cena artística, nunca tendo o devido reconhecimento. O que Justin Hall pretendia era trazer à luz essa produção tão rica”. Fora do Padrão conta com histórias de renomados autores, como Ralf König, Trina Robbins, Alison Bechdel e Howard Cruse. Outra boa notícia é a preparação de um projeto semelhante sobre os quadrinhos LGBT+ brasileiros.

OLHAR FEMINISTA

Este ano, a jornalista Gabriela Borges (L29-30) não só deu a luz à filha Lila, mas também à quarta edição da revista Mina de HQ, versão impressa de seu projeto homônimo com foco na curadoria e divulgação de gibis feitos por mulheres, pessoas trans e não binárias. “A edição é muito especial, pois foi produzida durante meu período de puerpério. Isso foi algo marcante, amamentar uma bebê pequena e não deixar de trabalhar”, comenta Gabriela. “E, ao mesmo tempo, acabamos de ganhar o Prêmio HQMIX referente à terceira edição. Então, lançar a sequência era importante para dar continuidade ao projeto”. O novo número tem capa de G.G. Schall, artigo de Andreza Delgado (cofundadora da PerifaCon, convenção nerd realizada na periferia de São Paulo) e entrevista com a veterana letrista Lilian Mitsunaga, além de quadrinhos inéditos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.