HQ/Livros

Lista

Capitão América: Guerra Civil | O papel de cada herói na HQ e no filme

Como lutaram e o que esperar dos protagonistas da saga!

Marcelo Hessel
25.04.2016
16h56
Atualizada em
29.06.2018
02h34
Atualizada em 29.06.2018 às 02h34

Embora a Guerra Civil nos quadrinhos tenha envolvido bem mais super-heróis e vilões do que cabe no elenco de Capitão América: Guerra Civil, a maioria dos personagens do filme participou ativamente do embate na minissérie, publicada pela Marvel Comics entre 2006 e 2007. Na lista abaixo, relembramos o desempenho de cada um deles na saga original:

Capitão América

None

Na HQ, assim como no filme, Steve Rogers também foi o líder do grupo que se opunha ao registro de super-heróis. Depois de intimado pela SHIELD, ele arma uma fuga do aeroporta-aviões e forma os Vingadores Secretos para lutar pelo que acredita.

Falcão

None

Aliado histórico do Capitão América, Sam Wilson foi um dos primeiros a se decidir contra o registro. No filme, cumpre função similar. Falcão inclusive liderou brevemente os Vingadores Secretos quando Steve Rogers foi capturado, na HQ.

Soldado Invernal

None

Adepto dos anti-registros, Bucky participou de uma missão para Nick Fury, e só. Quando o Capitão se entregou, seu antigo amigo tentou ajudá-lo a fugir da prisão. Fora esses dois momentos, o personagem ficou à margem na saga - e certamente tem muito mais importância no filme.

Sharon Carter

None

A personagem está mais presente no filme para adicionar uma presença feminina ao time do Capitão América, embora Sharon Carter não assuma publicamente que ajuda Steve Rogers. Na HQ, ela atua com Tony Stark e a SHIELD, mas se recusa a caçar o Capitão.

Homem-Formiga

None

Quando a guerra aconteceu nas HQs, Scott Lang estava morto - fatalidade ocorrida um ano antes, no arco "Avengers Disassembled". Já Hank Pym, o Homem-Formiga original, foi um dos líderes do lado pró-registro, mas depois descobriu-se, na saga Invasão Secreta, que tratava-se de um skrull disfarçado de Pym.

Gavião Arqueiro

None

Eterno coadjuvante no cinema, Clint Barton também teve desempenho apagado na HQ. Assim como Scott Lang, morreu em "Avengers Disassembled", só para ser trazido de volta à vida na Guerra Civil, da qual mal participou. No filme, aceita sair da aposentadoria e ajudar o time do Capitão quando a disputa aperta. 

Feiticeira Escarlate

None

Personagem que poderia desequilibrar a disputa no cinema, Wanda Maximoff ainda luta com seus poderes. Nos quadrinhos, ela também ficou alheia à guerra, depois de ter provocado os eventos do arco "Avengers Disassembled". Na saga, Wanda traz o Gavião Arqueiro de volta à vida e perde as memórias de sua vida de super-heroína.

Homem de Ferro

None

Inicialmente, Tony Stark se opôs ao registro na HQ, antes de se tornar o principal líder do esforço do governo, inclusive revelando publicamente que é o homem por dentro da armadura do Homem de Ferro. Assim como no filme, Tony acredita que é preciso aderir logo ao registro, antes que o governo force todos os super-heróis a se ajustar quando for tarde demais.

Pantera Negra

None

Quando a Guerra Civil começou nos quadrinhos, T'challa já era rei de Wakanda e estava ocupado com seu casamento com Tempestade. Em visita aos EUA, a mutante teve seu registro forçado pelo governo, e por isso Pantera Negra acabou aderindo ao lado do Capitão. No filme, T'challa tem sua história de origem contada e isso também o faz ter uma agenda própria.

Viúva Negra

None

Como uma boa espiã, Viúva Negra faz jogo duplo no filme, e nos quadrinhos a sua atuação ao longo da guerra só ficou clara no final. Natasha Romanoff buscou não se comprometer na saga, e quando Tony Stark formou uma nova equipe de Vingadores ao final do conflito, Viúva Negra foi integrada ao time.

Máquina de Combate

None

Principal aliado de Tony Stark no filme, Jim Rhodes sofre uma crise de consciência quando - designado ao grupo de pilotos que precisa controlar mutantes com Sentinelas - é incapaz de prender a Tempestade e o Pantera Negra. Depois da guerra, ele passa a cuidar do treinamento de jovens heróis recém-registrados.

Visão

None

Assim como o Homem-Formiga Scott Lang e o Gavião Arqueiro, Visão também havia morrido no arco "Avengers Disassembled", mas uma nova versão do Visão participou do combate ao lado do Capitão América, desequilibrando a guerra no seu clímax. No filme, embora também possa desequilibrar as coisas, Visão tenta ser mais diplomático que combativo.

Homem-Aranha

None

Tanto na HQ quanto no filme, Peter Parker é convencido por Tony Stark a lutar a seu lado, com direito a um novo uniforme, mais tecnológico. No filme isso rende piadas, mas na saga o Aranha se arrepende da decisão, perde sua identidade secreta, troca de lado, fica à beira da morte, entre outras fatalidades que depois exigiriam a entrada de Mefisto para apagar o passado do herói.