Breaking Bad | Os dez melhores episódios da série

Créditos da imagem: Breaking Bad/AMC/Reprodução

Séries e TV

Lista

Breaking Bad | Os dez melhores episódios da série

Ozymandias, "Say My Name" e muito mais

Fábio de Souza Gomes
11.10.2019
12h23
Atualizada em
11.10.2019
16h22
Atualizada em 11.10.2019 às 16h22

Uma das séries mais importantes dos últimos anos, Breaking Bad definitivamente se tornou um marco na televisão. Com uma história fechada desde o começo, o diretor e roteirista Vince Gilligan conseguiu criar um drama que só aumentou sua audiência com o passar do tempo, influenciou novos programas de televisão e conquistou diversos prêmios, tanto no Emmy, quanto no Globo de Ouro.

A jornada de Walter White é longa, mas alguns momentos entraram para história da televisão - especialmente "Ozymandias", considerado não somente o ápice da série, mas um dos grandes episódios da história da televisão.  

Para celebrar a estreia de El Camino: A Breaking Bad Movie, selecionamos os 10 melhores episódios de Breaking Bad: 

[ATENÇÃO: SPOILERS]

"Ozymandias" - Episódio 14, Temporada 5

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Um dos melhores episódios da história da televisão. Dirigido por Rian Johnson, que está por trás de Star Wars: Os Últimos Jedi, o capítulo é o ápice da série pois todas as ações de Walter voltam para lhe cobrar. Hank é assassinado na sua frente, ele revela para Jesse que viu Jane morrer, perde quase todo o seu dinheiro para o Tio Jack, é abandonado por sua família e acaba sequestrando a própria filha. O capítulo é uma aula de história, direção e atuação. Tudo girando em torno da performance magistral de Bryan Cranston.

"Cornered" - Episódio 6, Temporada 4

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Com uma das frases mais conhecidas da produção, o episódio conta com o monólogo de Walter para Skyler lembrando que ELE é o perigo. “I am the one who knocks” virou uma das marcas da série e marcou mais um ponto na transformação de Walter no grande vilão que ele prometeu se tornar no começo de sua jornada. Além disso, mudamos nossa percepção de Skyler, vista até então como uma esposa chata e, agora, percebemos que ela se tornou prisioneira do próprio marido.

Full Measure - Episódio 13, Temporada 3

Breaking Bad/AMC/Reprodução

O grande golpe de Heisenberg em Gus Fring. No capítulo anterior, Walter assassina dois dos empregados de Gus para salvar a vida de Jesse e agora se vê na mira do vilão – que planejava dar o laboratório para Gale após o cientista aprender a cozinhar com o mestre. No fim das contas, Jesse mata Gale, salva Walter, e transforma a vida de todos ao redor para pior.

The Fly - Episódio 10, Temporada 3

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Outro episódio dirigido por Rian Johnson. Esse capítulo era apenas um filler, mas tornou-se um dos momentos mais divertidos e belos entre Walter e Jesse, provando a complexidade da relação dos dois - que não se suportam e ao mesmo tempo não vivem um sem o outro. Presos no laboratório, eles buscam uma mosca que pode prejudicar a produção do produto e o diretor brincou com a fotografia para contar a história. As câmeras em Ponto de Vista (POV), marca registrada do programa, apareceram em vários momentos.

Peekaboo - Episódio 6, Temporada 2

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Jesse com o tempo foi ganhando cada vez mais espaço na série. Apesar de ter iniciado Walter na vida do crime, o garoto mostrava-se de tempos em tempos buscando fazer a coisa certa. Enquanto Walter se tornava uma máquina gananciosa, Jesse era o coração da dupla e o episódio mostrou que ele era muito mais que um viciado. Nesse capítulo ele vai cobrar uma viciada, acaba encontrando uma criança dentro da casa e começa a cuidar dela. Porém, no fim a mulher acaba matando o marido com um caixa e Jesse acaba ligando para polícia para que alguém leve a criança dali.

Half Measure – Episódio 6, Temporada 4

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Jesse planeja matar os assassinos de Combo, mesmo com eles trabalhando para Gus Fring. O dono do Los Pollos Hermanos reúne os envolvidos no caso e exige que Jesse esqueça essa ideia, mas ele está decidido e planeja fazer isso com ou sem Walter White. Ao final do episódio, ele parte em direção dos traficantes mas vê Walter atropela-los com o carro e, depois, matar um deles com um tiro na cabeça. O episódio tem uma das grandes atuações de Aaron Paul na série e lhe rendeu o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante. 

Phoenix – Episódio 12, Temporada 2

Breaking Bad/AMC/Reprodução

Jane, namorada de Jesse, descobre que Walter está escondendo o dinheiro que ele deve ao parceiro e começa a chantageá-lo. O casal está cada vez mais viciado em drogas (mesmo com promessas de que vão parar) e, durante o dia, eles acabam desmaiando na cama. Walter, motivado a fazer as pazes com Jesse, vai até a casa para conversar com ele e acaba vendo a garota ter uma overdose e não faz nada para ajudá-la. É nesse momento que Walter assume de vez seu lado sombrio e é uma das grandes cenas de Cranston na série. 

Say My Name – Episódio 5, Episódio 7

Breaking Bad/AMC/Reprodução

O discurso de Walter no início do episódio tornou-se um marco no seriado. Ele convence Declan à comprar a parte de Mike e o “obriga” a dizer seu nome. O episódio marca o último episódio de Jonathan Banks, que interpreta Mike. A cena do personagem morrendo após levar um tiro de Walter White olhando para o rio é uma das mais belas da série. 

Crawl Space - Temporada 4, Episódio 11

Breaking Bad/AMC/Reprodução

A fotografia sempre foi um dos grandes destaques da série e esse episódio é uma das provas disso. Nele, Jesse diz que não vai cozinhar para Gus se ele matar Walter e Skyler faz com que Ted escreva um cheque para o Imposto de Renda usando o dinheiro de Walter. Além de ter um dos grandes discursos de Gus Fring, onde ele diz que matará a “esposa, o filho e a filha” de Walter, o final mostra o químico rindo de desespero ao saber que seu dinheiro sumiu. 

Salud - Temporada 4, Episódio 10

Breaking Bad/AMC/Reprodução

O episódio que mostra o poder de Gus Fring. Ele, Jesse e Mike vão ao México para Jesse ensinar o cartel como fazer metanfetamina e acaba com Gus destruindo seus rivais em um plano maléfico, onde ele envenena todos. A cena onde ele metodicamente vomita antes de voltar para festa para mostrar a Don Eladio quem manda é sensacional.