Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Música
Artigo

Beyoncé | Sete motivos que fazem da cantora a maior diva da atualidade

Empresária, mãe de família, atriz e outras curiosidades que compõem a personalidade da artista

MC
12.09.2013, às 19H59.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H33

Beyoncé chegou ao Brasil para uma série de shows. Conhecida e idolatrada por fãs ao redor do mundo, a cantora reúne características básicas para uma estrela pop: é bonita, dança e canta bem e tem sex appeal. Mas não é só disso que Beyoncé Giselle Knowles é composta. Sua veia empresarial, carreira de atriz e até o relacionamento familiar são pilares essenciais para o sucesso. Por isso, o Omelete listou alguns motivos que a tornaram uma das maiores cantoras da atualidade.

beyonce

None
Beyoncé em Fortaleza

Omelete Recomenda

Compre o seu ingresso para o show de Beyoncé

Desde pequena

Beyoncé descobriu que tinha potencial como cantora durante aulas de dança - a professora cantarolou uma música e a pequena continuou a melodia, atingindo todas as notas difíceis. Aos sete anos, participou de um show de talentos no colégio. Ganhou ao cantar "Imagine", de John Lennon, derrotando veteranos de 15 e 16 anos.

Destiny's Child

O nome do conjunto foi inspirado por uma passagem do Livro de Isaías na Bíblia. Kelly Rowland e Beyoncé, amigas de infância, conheceram LaTavia Roberson aos nove anos de idade. Inicialmente, o grupo se chamou Girl's Tyme e tinha seis garotas. As meninas treinavam nos fundos do salão de beleza de Tina Knowles e ouviam dicas dos clientes. De 1998 a 2006, as três lançaram seis álbuns, que venderam mais de 60 milhões de unidades.

Dança, dança e mais dança

Beyoncé já negou o boato de que, para manter todo aquele fôlego, canta enquanto corre na esteira usando salto alto. Porém, ela realmente treina suas coreografias com sapatos de salto alto. Em 2009, a cantora disse à Billboard que chega a ensaiar desta maneira durante 12 horas por dia - e todos os dançarinos têm que fazer o mesmo.

Carreira solo

Apesar de ser a mais famosa das Child, Beyoncé foi a última a lançar um disco solo. O seu primeiro trabalho sozinha, a música "After All Is Said and Done", foi feito em 1999, mas o disco que a revelou como a grande artista do grupo foi Dangerously in Love, de 2003. De cara, a moça levou cinco Grammys e vendeu mais de 11 milhões de cópias. O segundo trabalho, B'Day, veio três anos depois e sucessos como "Irreplaceable" e "Deja Vú".

As vendas diminuiram, mas a popularidade cresceu. Beyoncé estava cada vez mais incluída na mídia, não importava qual o meio - nesse meio tempo, ela estrelou Dreamgirls, um de seus filmes de maior sucesso. O terceiro álbum da cantora mostra uma mudança maior em seu ritmo e som. I Am... Sasha Fierce apresentou ao público o alter-ego da artista, que acabou levando cinco Grammys novamente.

4, o seu último disco, a consagrou como segunda mulher a ter quatro discos estreando no primeiro lugar das paradas. Hoje, estima-se que Beyoncé tenha vendido mais de 50 milhões de discos. Além disso, ela se tornou a terceira mulher mais premiada dos Grammys, com 17 gramofones.

Família de sucesso

Além do glamour que a fama e o sucesso trazem, Beyoncé continua a ser uma tradicional moça de família - de acordo com os limites que sua vida permite, óbvio. Seu marido, o rapper Jay Z, é a versão masculina do seu progresso: negro, pioneiro no setor musical, empresário renomado e um dos nomes mais reconhecidos quando se fala de rap mundo agora. A parceria entre ambos tem a gravadora Roc Nation como um de seu frutos.

Dentro deste selo estão artistas como Rihanna, Kanye West, Alicia Keys, Pharrell Williams, Linkin Park e Ja Rule, por exemplo. Sem contar que Matthew Knowles, pai de Beyoncé, é seu empresário e até I Am... Sasha Fierce, ele produzia os álbuns da artista. Não há como esquecer também de Blue Ivy, filha do casal, que segundo Beyoncé, "veio para mudar os parâmetros e a forma como ela enxerga as coisas".

Carreira de atriz

Tal qual demanda o mercado atual, Beyoncé é multifacetada. Além de cantar e dançar como pouquíssimos, Knowles tem uma carreira de atriz estabelecida. Após participar de pequenos programas na TV, a artista apareceu pela primeira vez com grande papel em Austin Powers e o Membro de Ouro. Aparições simples em A Pantera Cor de Rosa e Resistindo a Tentações foram a abertura para a escalação em Dreamgirls: Em Busca de um Sonho, de 2006.

Além de ter sido elogiada pela crítica, Beyoncé foi presença constante nas premiações e emendou logo o papel de Etta James em Cadillac Records, onde realmente ganhou destaque e se revelou boa atriz. Depois disso, a cantora dublou algumas animações e fez participação especial em outros produtos, mas voltou o foco para música. Ainda assim, não seria surpresa se ela novamente surgir nas telonas.

Empresária

Beyoncé não só canta, dança, atua e faz sucesso, como também comanda e produz tudo isso. Ela é a grande mente por trás de sua trajetória artística. Beyoncé é uma das maiores empresárias do showbusiness americano, sendo dona de diversas marcas de roupa, acessórios para casa e, lógico, todo o espólio derivado de sua música. Junto com Jay Z, ela descobre artistas mundo afora. Parte dessa desconhecida faceta é mostrada no bom documentário Life is But a Dream, produzido pela HBO e dirigido por ninguém menos que a própria Beyoncé.

Compre o seu ingresso para o show de Beyoncé
Leia mais sobre Beyoncé

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.