Beyoncé

Créditos da imagem: Beyoncé/Divulgação

Música

Notícia

Beyoncé muda letra de música do Renaissance após críticas por termo capacitista

Cantora, como Lizzo, originalmente usara termo ofensivo para pessoas com deficiência

Omelete
2 min de leitura
02.08.2022, às 15H36
ATUALIZADA EM 03.08.2022, ÀS 09H39
ATUALIZADA EM 03.08.2022, ÀS 09H39

A cantora Beyoncé anunciou que mudará a letra da música "Heated", 11ª faixa do seu último álbum Renaissance, após ouvir as críticas dos fãs sobre o uso de um termo considerado capacitista.

De acordo com a NBC News, a expressão em questão é "spaz", uma gíria por vezes usada para designar pessoas que nasceram com uma deficiência que as impede de controlar seus músculos. Esse, porém, não foi o sentido que Beyoncé quis dar à letra. Na comunidade negra estadunidense, "spaz" é usado muitas vezes no sentido de "enlouquecer". Mesmo que a ofensa não tenha sido intencional, um representante da cantora garantiu que o termo será substituído.

A postura de Beyoncé não é inédita. A cantora Lizzo recentemente também lidou com uma situação semelhante com sua canção "Grrrls", lançada em junho, também por causa do termo "spaz". Depois de escutar seus fãs, Lizzo também optou por trocar a letra da música.

Com 16 faixas, Renaissance é o sétimo álbum de estúdio de Beyoncé, e o seu primeiro disco solo desde Lemonade (2016). No meio tempo, ela se juntou ao marido Jay-Z para lançar o disco Everything is Love (2018) e produziu a trilha sonora de O Rei Leão (2019).

Em seu site oficial, Beyoncé revelou que o Renaissance abrirá um “projeto em três atos gravado durante o período de isolamento causado pela COVID-19. Segundo ela, a produção do disco a proporcionou um “lugar para sonhar e escapar durante um período assustador para o mundo”.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.