Placa de Penny Lane

Créditos da imagem: Oli Scarff / AFP

Música

Notícia

Beatles | Penny Lane pode mudar de nome se comprovada ligação com escravidão

Especula-se que o endereço foi uma homenagem ao comerciante de escravos James Penny

Mariana Canhisares
15.06.2020
12h10

A rua Penny Lane, icônico endereço em Liverpool graças aos Beatles, pode mudar de nome caso seja comprovada sua ligação com a escravidão. De acordo com o NME, placas no local foram vandalizadas em protesto antirracista na última sexta-feira (12) por sua suposta homenagem ao comerciante de escravos James Penny.

Por enquanto, não há confirmação de que exista uma relação direta entre o endereço e a escravidão. O prefeito da cidade inglesa, Steve Rotherham, não acredita nesta associação, mas garante que haverá uma investigação.

"Se a rua é chamada de Penny Lane por causa de James Penny, então isso precisa ser investigado. Algo precisa acontecer e diria que a placa e aquela rua correm risco de serem renomeadas", afirmou ao Sky News.

De acordo com as pesquisas preliminares do prefeito, o nome poderia ser uma referência ao pedágio pago para cruzar a rua ("penny", em inglês, é o nome dado às moedas de um centavo). O International Slavery Museum, museu de Liverpool sobre a escravidão, por sua vez afirma que as evidências que conectam o endereço a James Penny são "inconclusivas".

"As pessoas devem decidir se acham que é apropriado tirar a placa da rua, se de fato houver conexão com escravidão ou outros incidentes", disse Rotherham.