HQ/Livros

Notícia

A Piada Mortal | "É óbvio que Batman mata o Coringa", diz Grant Morrison

Quadrinista reitera a posição do desenhista da graphic novel, Brian Bolland

Marcelo Hessel
16.08.2013
14h46
Atualizada em
29.06.2018
02h30
Atualizada em 29.06.2018 às 02h30

Em 2008, quando o clássico A Piada Mortal (The Killing Joke), de Alan Moore e Brian Bolland, comemorou 20 anos, o desenhista deu a entender no posfácio da edição comemorativa que Batman realmente mata o Coringa ao fim da história - mistério que tem acompanhado leitores da graphic novel desde 1988. Agora, no podcast de Kevin Smith, o quadrinista Grant Morrison reitera a posição de Bolland.

"O que eu amo na HQ é que ninguém percebe, 20 anos depois, que Batman matou o Coringa. É por isso que se chama The Killing Joke! Quando o Batman chega no pescoço do Coringa e o quebra, a risada para, simplesmente para. É realmente óbvio, se você prestar atenção. Esta é a última piada, este é o fim inevitável, esta é a piada mortal - está no título! É a história definitiva, qualquer coisa que veio depois é um eco dessa HQ. Brian Bolland mesmo diz: 'Ele vai direto no pescoço e quebra!'", diz Morrison (para um Smith atônito):

O final dá margem a interpretações porque, além de Batman agarrar o Coringa durante a gargalhada, o barulho do carro (seria derrapagem ou sirene?) pode sugerir um atropelamento. No posfácio de 2008, porém, o desenhista esclareceu que o carro é uma viatura: "Já é hora de revelar o que acontece ao final de A Piada Mortal: nosso protagonista de pé, ali, na chuva, rindo da piada definitiva, as luzes do carro da polícia refletindo nas poças de água suja, e a mão de Batman se estende e...", escreveu Bolland em 2008. Veja a página na versão recolorizada:

941

Em A Piada Mortal, Alan Moore leva ao limite as tentativas do Coringa de enlouquecer o Homem-Morcego. Para muitos, o fato de Batman e o palhaço rirem juntos no final expõe o absurdo da relação de rivalidade (e até dependência) dos dois. O assassinato do vilão, por sua vez, seria uma "vitória" do Coringa - que finalmente conseguiria quebrar a sanidade do vigilante. E aí, o que você acha? Que interpretação do final você prefere?

Leia artigo sobre A Piada Mortal