Novas graphic novels de Art Spiegelman e David Mazzucchelli prometidas para 2008
Editora Pantheon anuncia também álbum de David Heatley e até mangás de Batman
A editora dos EUA Pantheon anunciou uma lista de graphic novels que lançará em 2008. A relação inclui dois grandes nomes dos quadrinhos: o roteirista e desenhista Art Spiegelman (Maus, À Sombra de Torres Ausentes) e o desenhista David Mazzucchelli (Demolidor, Batman: Ano Um, Cidade de Vidro).
A criação de Spiegelman é Breakdowns: Portrait of the Artist as a Young %@*!, HQ anunciada em 2005. O livro reúne contos autobiográficos publicados originalmente na década de 70 - mais uma nova história curta produzida no ano passado pelo autor, que chegou a sair no Brasil na revista piauí. No álbum, há inclusive as primeiras páginas de Maus, o trabalho que valeu a Spiegelman um Pulitzer e reconhecimento mundial.
Breakdowns
Já Mazzucchelli não diz nada sobre Asterios Polyp, graphic novel que está em produção há dez anos. O artista, consagrado na década de 80, trabalhou pouquíssimo na indústria de quadrinhos após tornar-se professor da School of Visual Arts, a mais conhecida escola de HQs dos EUA.
A Pantheon ainda terá um álbum do novo autor David Heatley, chamado My Brain Is Hanging Upside Down, e uma coletânea dos primeiros mangás de Batman produzidos no Japão - o material, criado na década de 70, é praticamente desconhecido hoje e foi recuperado pelo designer Chip Kidd, que organiza o livro.
Por fim, a atriz Mia Kirshner (The L Word, A Dália Negra) também se envolverá com graphic novels: ela publicará relatos de suas viagens por regiões de conflito no mundo, como México, Burma e Chechênia, desenhados por artistas como Joe Sacco e Phoebe Gloeckner.
Nenhuma data foi divulgada para os lançamentos.