Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

<i>Batman begins</i>: Resenha do roteiro

<i>Batman begins</i>: Resenha do roteiro

ÉB
05.03.2004, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H32

O site IGNFilm Force publicou uma extensa resenha do roteiro de Batman begins. No artigo, assegura que trata-se do filme que os fãs estão esperando desde 1989 [data do Batman, de Tim Burton] e que a DC Comics finalmente terá um longa-metragem à altura de X-Men e Homem-Aranha, da concorrente Marvel. Vocês não ficarão desapontados, comenta.

Batman begins é um reinício completo para a franquia. No roteiro que li, não há Jack Napier [Coringa no primeiro filme]; Joe Chill é o assassino de Thomas e Martha Wayne. Apesar de existirem algumas pequenas alterações com relação à origem do personagem (a família Wayne não está passeando sozinha por um beco para ver A máscara do Zorro, por exemplo), Batman begins é fiel ao espírito dos quadrinhos do Batman nos últimos 30 anos, conta o autor da matéria.

Omelete Recomenda

E as boas novas não ficam só por aí. No filme, há elementos do trabalho dos quadrinhistas Denny ONeil, Archie Goodwin, Len Wein, Jeph Loeb, Steve Englehart, Mike Barr, Paul Dini e Frank Miller. David Goyer pode até dizer que nosso filme não é Batman: Ano um, mas a história é obviamente inspirada pelo gibi [...] Além disso, existe uma cena climática muito parecida com uma da Batman: O Cavaleiro das Trevas que é um toque sutil, mas muito bacana.

Vale dizer também que o filme parece ser todo não-linear, contando o começo da carreira de Batman já em Gotham City, e todos os estágios de seu treinamento, anos antes. A grande força da produção é o desenvolvimento de Bruce Wayne como personagem, que não dá espaço para vilões risonhos, cheios de alegorias bregas. Cada um dos inimigos do Batman é verossímil e o principal deles - o terrorista Ra´s Al Ghul - é uma espécie de Osama Bin Laden do universo do Homem Morcego. Não há misticismo no personagem. Lendas afirmam que ele seja imortal, mas ele é mais como o Kaiser Soze [de Os Suspeitos] - um criminoso do qual muito se fala, mas pouco se sabe. Além de Ghul, o mafioso Don Falcone e o Espantalho também estarão no filme.

Pra resumir, Batman Begins é ... um Western! A história mostra um justiceiro solitário com sede de vingança que chega à cidade para livrar-se dos criminosos e dos policiais corruptos que os apóiam. Esse homem violento só pode confiar em poucas pessoas na cidade e precisa valer-se de suas habilidades físicas incomparáveis para fazer seu trabalho. Se isso não é um roteiro tradicional de western, eu não conheço um, completou o autor.

Você pode ler a resenha completa clicando aqui (em inglês).

Dirigido por Christopher Nolan e roteirizado por David Goyer, Batman Begins tem no elenco Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Ken Watanabe (Ra´s Al Ghul, o vilão), Michael Caine (o mordomo Alfred), Katie Holmes (uma amiga de infância de Bruce), Liam Neeson (o mentor de Bruce - Henri Ducard), Gary Oldman (o detetive e futuro comissário James Gordon) e Morgan Freeman (Lucius Fox, encarregado das Indústrias Wayne).

Depois de ser rodado na Islândia, Batman begins seguirá para Londres e Chicago, que serão utilizadas como Gotham City. O filme tem estréia prevista para 2005.

Leia mais sobre Batman

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.