HQ/Livros

Notícia

A Piada Mortal | DC Comics reprovou conteúdo sexual na HQ

Cena original retratava a tortura de Barbara Gordon nas mãos do Coringa de forma mais explícita

02.12.2013, às 18H24.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Billy Hynes, um ex-funcionário da loja de quadrinhos Gosh! Comics, em Londres, tem publicado online fotos de artes originais de HQs. Entre o material que o colecionador divulgou em sua conta no Twitter, o mais interessante é uma página de A Piada Mortal, a história do Batman por Alan Moore e Brian Bolland lançada pela DC Comics em 1988.

A arte retrata o momento em que Barbara Gordon é torturada pelo Coringa. A versão divulgada por Hynes mostra uma cena em que a personagem está nua, com os seios à mostra. Ela joga luz em um antigo debate sobre a tortura de Barbara ter incluido elementos sexuais, que ficariam implícitos na história. Na versão final da HQ, apenas a violência física é mostrada de maneira explícita. Compare:

A Piada Mortal pagina originalA Piada Mortal pagina final

As páginas mostram que inicialmente a ideia era abordar também a violência sexual, mas a DC achou o conteúdo muito pesado e pediu a Bolland que recriasse a cena. De acordo com o Bleeding Cool, o desenhista confirmou que a página é verdadeira. Bolland acabou criando uma nova cena, um close-up no rosto de Barbara Gordon.

Outra controvérsia de A Piada Mortal, envolvendo o significado do final da graphic novel, foi assunto em agosto deste ano - leia mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.