Filmes

Notícia

Batman - O Cavaleiro das Trevas no IMAX

Filme fica ainda mais espetacular no cinemão com tela de seis andares de altura

Marcelo Forlani
05.02.2009
18h30
Atualizada em
29.06.2018
02h32
Atualizada em 29.06.2018 às 02h32

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) já teve a sua temporada nos cinemas, bateu recordes e até mesmo já chegou em DVD. Mas agora ele reestréia no formato IMAX. E a pergunta é: vale a pena gastar 30 reais para ver o filme de novo? A resposa é muito simples: Vale cada centavo!

E explico por que. Quando Christopher Nolan estava criando O Cavaleiro das Trevas ele procurou uma forma diferente de contar sua história. A saída encontrada foi filmar usando as câmeras de alta resolução do IMAX. A decisão mostrou a audácia do cineasta, que não teve medo ficar preso à janela 35mm normal, optando por seis cenas rodadas no formato da gigantesca tela dos seus cinemas, que têm a altura equivalente a seis andares de um prédio.

Batman - O Cavaleiro das Trevas

None

Batman - O Cavaleiro das Trevas

None

Exceção feita à cena de Hong Kong, que mistura IMAX com 35mm, todas as outras sequências são contínuas e o corte do widescreen para a tela cheia não atrapalha quem está assistindo ao filme. Isso porque a imersão na trama é tão intensa e as cenas escolhidas são as de maior ação ou tensão, caso do genial assalto que abre o filme. Ver aquele bando de ladrões entrando no banco vestindo máscaras de palhaço e sendo mortos um a um é uma experiência única.

E não foi um processo fácil. As câmeras IMAX são bem maiores e mais pesadas que as câmeras habituais e por isso de um manuseio mais difícil, o que dificultou muito nas filmagens e exigiu criatividade da equipe envolvida. Além disso, elas possuem também características técnicas próprias na hora de focalizar os objetos e, óbvio, um enquadramento diferente.

Ver Batman - O Cavaleiro das Trevas em IMAX já seria algo altamente recomendável por todas essas características técnicas que só esse novo formato de cinema tem. Mas de brinde você ainda ganha uma ótima trama e um dos maiores vilões da história do cinema.

As seis cenas exclusivas do IMAX são:

  • Prólogo: Os seis minutos iniciais do filme - e ao final deles você já foi conquistado;
  • Hong Kong: O interessante dessa cena é perceber como ela foi montada utilizando tanto cenas filmadas em IMAX como em 35mm, mudando da "janela" grande para a pequena com tanta tensão que quase não se nota;
  • A perseguição ao carro-forte: A melhor cena de ação do ano?
  • A colisão do Lamborghini: Importante pela tensão no filme, mas a menos empolgante;
  • Edifício Prewitt: Estamos chegando ao final e é hora do Batman acertar as contas com o Coringa;
  • O Cavaleiro das Trevas: Diálogo final entre Gordon e Batman.