Filmes

Lista

17 filmes e séries para se rebelar (mas nem tanto)

Confira o tercerio episódio do Omelete Avonts*

Natália Bridi e Patrícia Gomes
24.03.2020
22h00
Atualizada em
27.03.2020
18h56
Atualizada em 27.03.2020 às 18h56

As regras existem para guiar a nossa convivência enquanto sociedade, mas há momentos em que é preciso se rebelar. No terceiro episódio do Omelete Avonts (veja acima), relembramos filmes e séries para falar sobre quando é importante quebrar padrões (e quando é preciso seguir tudo à risca). 

*O Avonts é um novo programa do Omelete voltado para comportamento. Publicado às terças no Youtube, o Avonts relaciona de forma descontraída as temáticas da cultura pop à vida real, misturando experiências pessoais com referências de filmes, séries, livros e mais.

Confira abaixo algumas referências da cultura pop sobre diferentes tipos de rebeldia:

1. O Senhor das Moscas

Cartaz de O Senhor das Moscas de 1963
Divulgação

O romance de William Golding, publicado em 1954, foca em um grupo de meninos britânicos presos em uma ilha desabitada e sua tentativa desastrosa de se autogovernar. Ganhou uma versão para os cinemas em 1963, dirigida por Peter Brook, e outra em 1990, comandada por Harry Hook. 

Livro | Onde ler: Amazon (Alfaguara)
Filme (1963) | Onde ver: DVD/Blu-ray
Filme (1990) | Onde ver: Telecine Play

2. Rebelde

Cartaz do DVD de Rebelde
Divulgação

A telenovela mexicana, exibida no Brasil pelos canais SBT e Boomerang, narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam em um colégio em regime de semi-internato e enfrentam os os típicos dilemas da puberdade. 

Telenovela | Onde ver: indisponível

3. Mulan

Cartaz de Mulan de 1998
Divulgação

Para salvar seu pai da morte certa no exército, uma jovem secretamente assume o seu lugar e acaba se tornando uma das maiores heroínas da China.

Filme/Animação (1998) | Onde ver: Claro Vídeo, Telecine Play, Google Play, Apple TV
Filme (2020) | Onde ver: ainda sem data de estreia nos cinemas (o filme foi adiado por conta da pandemia do coronavírus)

4. Franquia Harry Potter

Cartaz de Harry Potter e a Pedra Filosofal
Divulgação

Harry Potter é um órfão que vive no subúrbio com seus tios abusivos. No seu 11º aniversário ele descobre que ele é, na verdade, um bruxo com um passado trágico, sendo considerado especial por ter sido o único sobrevivente de um ataque do terrível bruxo Voldemort. Ele é encaminhado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e, ao lado de Rony Weasley e Hermione Granger, começa a sua jornada para derrotar as forças opressoras de Voldemort. Desde 1998, com a publicação de A Pedra Filosofal, o primeiro livro da série escrita por J. K. Rowling, Harry Potter se tornou uma franquia mundial, com filmes, parques e peças teatrais entre seus derivados. 

Livros | Onde ler: Amazon (Rocco)
Filmes | Onde ver: os filmes da trilogia estão disponíveis em diversos serviços de streaming e on demand.

5. Franquia Star Wars

Cartaz de Star Wars Uma Nova Esperança
Divulgação

A franquia criada por George Lucas em 1977 coloca o jovem Luke Skywalker para lutar contra o maligno Império como membro da Aliança Rebelde. Além da trilogia original, começando por Uma Nova Esperança, a franquia ganhou prelúdios, sequências e derivados, além de ser tema de livros, HQs e ter o sua própria área temática dentro dos parques da Disney. 

Filmes | Onde ver: os filmes da trilogia original estão disponíveis em diversos serviços on demand e a franquia completa deve ser disponibilizada em novembro, quando o Disney+ chegar ao Brasil.

6. Franquia O Senhor dos Anéis

Cartaz de O senhor dos Anéis a A Sociedade do Anel
Divulgação

A saga criada pelo britânico J. R. R. Tolkien, originalmente publicada em 1954, estabelece pela história do "Um Anel" a metáfora pela busca de poder do homem e a luta contra essa força opressora.

Livros | Onde ler: Amazon (Harper Collins)
Filmes | Onde ver: os filmes da trilogia estão disponíveis em diversos serviços de streaming e on demand.

7. Skins

Cartaz do DVD de Skins
Divulgação

A polêmica série criada por Bryan ElsleyJamie Brittain segue as vidas de diferentes jovens, acompanhando os mais variados tipos de problemas sem pudor. 

Série de TV | Onde ver: Netflix (7 temporadas)

8. Sociedade dos Poetas Mortos

Cartaz de Sociedade dos Poetas Mortos
Divulgação

O filme dirigido por Peter Weir Conta a história de um professor de poesia que inspira seus alunos a tornar suas vidas extraordinárias, o que vai contra os pilares de tradição, honra, disciplina e excelência da renomada Academia Welton. 

Filme | Onde ver: Netflix, Google Play, Apple TV

9. Juventude Transviada

Cartaz de Juventude Transviada
Divulgação

O filme de 1955 transformou James Dean em um símbolo de rebeldia ao contar a história de três jovens problemáticos em Los Angeles. 

Filme | Onde ver: Google Play, Apple TV

10. On The Road

Cartaz de On The Road
Divulgação

A obra-prima de Jack Kerouac extrapolou a geração beatnik ao inspirar jovens a colocarem o pé na estrada em busca dos próprios caminhos. Foi adaptado ao cinema em 2012, com direção de Walter Salles e Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart no elenco. 

Livro | Onde ler: Amazon (L&PM)
Filme | Onde Ver: Claro Video, Looke

11. Hair

Cartaz de hair
Divulgação

Baseado no musical da Broadway de 1968, o filme dirigido por Miloš Forman segue um grupo de hippies que faz amizade com um jovem a caminho da Guerra do Vietnã. 

Filme/Musical | Onde ver: DVD/Blu-ray

12. Breaking Bad

Cartaz de Breaking Bad
Divulgação

A série criada por Vince Gilligan segue a ruptura do certinho Walter White com as regras da sociedade ao descobrir um câncer incurável. O que começa com intenções nobres acaba revelando uma sede sem escrúpulo por poder. 

Série de TV | Onde ver: Netflix (5 temporadas)

13. El Camino: Um Filme de Breaking Bad

Cartaz de El Camino
Divulgação

Também assinado por Vince Gilligan, o filme segue a busca por liberdade de Jesse Pinkman, ex-parceiro de Walter White. 

Filme | Onde ver: Netflix

14. Westworld

Cartaz de Westworld
Divulgação

Baseada no filme escrito e dirigido por Michael Crichton, a série segue a revolta dos androides de um parque destinado a atender os mais variados desejos humanos.

Série de TV | Onde ver: HBO Go

15. Eu, Robô

Cartaz de Eu Robo
Divulgação

O filme de 2004 usa alguns elementos do livro de contos publicado por Isaac Asimov em 1950 para criar uma história sobre um detetive que investiga um crime que pode ter sido cometido por um robô. 

Livro | Onde ler: Amazon (Editora Aleph)
Filme | Onde ver: Telecine Play, Claro Video, Looke, Apple TV

16. O Exterminador do Futuro

Cartaz de O Exterminador do Futuro
Divulgação

Criada por James CameronGale Anne Hurd, a franquia mostra a oposição a uma revolução das máquinas que ainda não começou, com Sarah Connor sendo desacreditada na sua luta para salvar o mundo. 

O Exterminador do Futuro (1984)| Onde ver: Google Play, Apple TV
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) | Onde ver: Amazon Prime Video

17. Franquia Matrix

Cartaz de Matrix
Divulgação

Neo desperta de uma simulação da realidade criada por máquinas sencientes para subjugar a população humana (enquanto o calor e a atividade elétrica de seus corpos são usados ​​como fonte de energia). Ao lado de outras pessoas que que libertaram desse "mundo dos sonhos", Neo começa a revolução.

Filmes | Onde ver: os filmes da trilogia estão disponíveis em diversos serviços de streaming e on demand.

Matrix - HBO Go, Google Play, Apple TV, Looke
The Matrix Reloaded - HBO Go, Google Play, Apple TV, Looke
The Matrix Revolutions - HBO Go, Google Play, Looke