Séries e TV

Lista

Crise na Terra-X | Os melhores momentos do crossover entre as séries da DC

Mortes, casamentos, retornos de rostos conhecidos: saiba tudo o que aconteceu no especial

Rafael Gonzaga
29.11.2017
20h30
Atualizada em
29.06.2018
02h46
Atualizada em 29.06.2018 às 02h46

"Crisis on Earth-X", crossover de The FlashArrowLegends of Tomorrow e Supergirl, mostrou os heróis da DC encarando um novo tipo de ameaça: suas próprias versões nazistas. Vindos de uma realidade onde a Alemanha de Hitler venceu a 2ª Guerra Mundial, os vilões tinham planos obscuros que iam desde dominar outras versões da Terra até arrancar o coração da Supergirl para salvar sua versão do mal. Ao longo de quatro episódios, muita coisa aconteceu: mortes, casamentos, retorno de vilões, entre outros ocorridos. Confira os 20 momentos mais impactantes do especial:

Discurso de Jefferson no velório

O episódio mostra o enterro de Martin e o destaque fica para Jefferson - responsável também por avisar a família do amigo sobre sua morte. Diante do caixão, o rapaz diz: “eu me acostumei a ouvir a voz dele dentro da minha cabeça e, mesmo agora, eu ainda posso ouví-lo. Embora ele tenha ido embora, ele ainda é parte de mim. Ele ainda é parte de todos nós. Ele foi o melhor homem até o fim”.

Um clima entre Sara Lance e Alex Danvers

Durante o jantar de ensaio do casamento de Barry e Iris, a Canário Branco e a irmã da Supergirl se empolgaram brindando à oportunidade de esquecer coisas e ao gosto do uísque. As duas brindaram mais vezes do que o recomendado: o resultado disso foi que as duas acordaram na mesma cama após terem passado a noite juntas. Isso gera boas cenas, tanto de reflexão, quanto de constrangimento ao longo do crossover.

O discurso emocionado de Joe West

Na mesma cena, há um momento muito bonito: Joe West faz um brinde emocionado ao casal formado por Barry e sua filha Iris. “Vê-los enfrentando as coisas que enfrentaram nos últimos anos com graça, confiança e amor, muito amor… quando você vê duas pessoas que se amam assim, você quer amar também. Então, Barry, Iris, obrigado por me mostrarem como amar de novo”, disse o pai da noiva.

Casamento duplo

O crossover começou com um casamento e terminou com dois! Isso mesmo: nos momentos finais do especial da DC, Barry e Iris resolvem concluir a cerimônia, com a troca de anéis e os votos, de forma bem simples, em um parque. Quem celebra a cerimônia é John Diggle e,na reta final, Felicity volta atrás do que disse à Oliver e resolve casar com o namorado logo em seguida.

Kara Danvers soltando a voz

Antes da cerimônia de casamento ser atrapalhada por um pequeno exército de nazistas, Kara atendeu a um pedido pessoal de Barry: a prima do Superman cantou durante a caminhada de Iris até o altar. A música escolhida para a situação não poderia ser outra: a heroína entoou os versos de Runnin’ Home To You, a mesma canção utilizada pelo velocista quando pediu a amada em casamento.

O sacrifício de Martin

Nem tudo dá certo na empreitada dos heróis e, ainda que as perdas entre os vilões tenham sido muito mais significativas, o lado dos mocinhos não terminou ileso. Martin se arrisca no campo de batalha e acaba sendo atingido por balas. A única coisa que o mantém vivo é a conexão com Jefferson, mas ele percebe que isso está matando lentamente o rapaz. Ele então, desfaz a conexão, morrendo e permitindo que o jovem siga vivo.

Tommy Merlyn vivo de novo

Após o ataque nazista, os heróis capturam um dos arqueiros mascarados do mal e o aprisionam. As coisas se complicam de fato quando ele o inimigo retira a máscara e revela a face de ninguém menos que Tommy Merlyn, o falecido melhor amigo de Oliver Queen. O herói fica balançado, mas percebe que a versão da Terra-X do seu amigo é completamente outra pessoa, sem escrúpulos ou sentimentos.

Luta final

Os nazistas invadem a cidade diante da negativa de negociação com os heróis: a partir daí, se desenrolam todas as batalhas onde, um a um, os vilões vão sendo derrotados - Barry Allen liberta no último momento o Flash Reverso; Supergirl, leva sua inimiga para fora do planeta antes que ela exploda perto da superfície. O último a terminar o serviço é Oliver, que crava uma flecha no peito de sua versão sombria.

O casal… Oliver e Kara

Após a revelação de que os vilões nazistas eram nada menos que versões malignas dos heróis vindas da Terra-X, uma realidade onde Hitler venceu a 2ª Guerra Mundial e a Alemanha dominou o planeta inteiro, a situação ficou ainda mais bizarra. Enquanto o Oliver do mal era o novo Fuhrer do universo alternativo, Kara era mais que somente uma general a serviço dele, mas também sua namorada.

Heróis reunidos

As coisas começam a dar certo para os mocinhos e, na reta final do episódio, há uma cena em que todos estão reunidos: os heróis de Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow estão todos na mesma sala. Na ocasião, o Oliver do mal tenta negociar ir embora da Terra-1 em paz com a condição de levar a Supergirl de refém com ele - é claro que o grupo do bem não topa o acordo e Oliver deixa claro: “nós não abandonamos nossos amigos”.

Jefferson desabafa

Quando Martin resolve se aposentar para cuidar da sua família, ele busca formas de fazer com que Jefferson, sua contraparte para formar o herói Nuclear. Contudo, o experiente homem não percebeu que o maior incômodo no rapaz era justamente ser abandonado por seu tutor, que se tornou uma espécie de pai para ele. Durante o crossover, Jefferson fala tudo o que sente para Martin, deixando-o sem palavras.

Ray Terrill

A versão de Snart da Terra-X aparece na hora exata, mas não é gratuitamente: o namorado dele estava entre os heróis prestes a serem mortos. A mesma cena em que Snart volta serve para apresentar o primeiro herói homem gay do Arrowverso. Snart é namorado de Ray Terrill, um homem que viajou da Terra-1 e que possui poderes de absorver e disparar rajadas de luz e calor.

Felicity revelando suas inseguranças

Durante o jantar de ensaio do casamento de Barry e Iris, Oliver se empolga e pede, meio sem jeito, a mão de Felicity, mas ela recusa - de forma bastante incisiva, inclusive. Depois, em uma conversa com Iris, ela conta que não quer dar um passo adiante por medo de “brincar com a sorte”, já que da última vez que os dois noivaram, ela levou um tiro e as coisas acabaram indo mal no relacionamento deles.

Kara salva na hora exata por Ray Palmer

Quando a Supergirl está prestes a ter o corpo perfurado para a cirurgia de transplante de coração, alguma coisa impede o bisturi de cortá-la. Segurando a ponta do instrumento está ninguém menos que Ray Palmer, miniaturizado. Já na forma original, ele derruba os inimigos e consegue tirar Kara da mesa de cirurgia, impedindo o pior de se concretizar com a heroína.

Barry reencontrando Eobard

Barry, Kara e Oliver se reúnem para encarar os vilões nazistas e, enquanto os dois últimos descobrem que terão que enfrentar suas próprias versões malignas, Barry fica sabendo que seu rival será ninguém menos que Eobard Thawne, o Flash Reverso, novamente com a aparência de Harrison Wells. Barry ainda argumenta que o viu morrer, mas ele rebate que “viagens no tempo são muito confusas”.

Oliver sozinho contra os nazistas

Os heróis bolam um plano para invadir a base dos vilões, evitando que a única forma de sair da Terra-X seja explodida pela resistência - Oliver consegue entrar no local fingindo ser sua versão do mal. Contudo, seus planos vão por outro caminho quando sua identidade verdadeira é revelada: Oliver precisa então lutar com todos os nazistas sozinho, e, apesar de ser difícil, dá conta do recado.

Flecha de kryptonita

Há um momento curioso no confronto entre Oliver, Barry e Kara com suas versões do mal: logo após as apresentações iniciais dos dois grupos, o Arqueiro Verde revela uma carta na manga importante: uma flecha especial de kryptonita. É claro que isso não soa bem para a Kara do bem, que questiona o parceiro sobre o motivo dele ter uma flecha dessas, que pode ser mortal para a heroína, a tiracolo.

Alex Danvers e um Winn diferente

Na Terra-X, Winn é o general Schott, conhecido como o Soldado da Liberdade. Ele está do lado da resistência contra os nazistas, mas acaba rendendo problemas para o grupo de heróis da Terra-1 por insistir em explodir a única forma deles saírem de lá - cabe a Alex tentar convencê-lo a dar mais tempo para o grupo resolver as coisas sem arriscar terminar com Kara morta nas mãos dos nazistas de outra realidade.

Metallo na batalha

Um dos vilões no time liderado pelo Oliver Queen nazista se revela ninguém menos que Metallo, um ciborgue com uma fonte de energia de kryptonita - claramente, um problema enorme para Supergirl. O monstrengo atrapalha o grupo de heróis quando eles se reúnem para atacar os vilões e, após sua entrada na batalha, as coisas vão mal para os mocinhos e o grupo termina preso pelos nazistas.

Snart no campo de concentração

Após a derrota, todos os heróis são levados para um campo de concentração na Terra-X, com exceção da Supergirl - que foi levada para fazer o transplante de coração com sua contraparte nazista. Na cena, quando o grupo de heróis está prestes a ser fuzilado, todos são salvos por ninguém menos que Snart, o ladrão de Central City que morreu em um sacrifício para salvar a pele dos seus amigos.