Logo de Arrow

Créditos da imagem: CW/Divulgação

Séries e TV

Lista

Arrow | Confira os easter eggs do último episódio da série

Homenagem a lenda das HQs, destino de Diggle e reencontro do casal Olicity estão entre as principais referências do finale

Nicolaos Garófalo
29.01.2020
16h10

Com o episódio final de Arrow sendo transmitido na noite de terça-feira (28) nos Estados Unidos, a série que deu origem ao Arrowverse disse adeus aos telespectadores após oito anos de transmissão pelo canal CW.

Com ligações ao legado da série e às suas origens nas HQs, “Fadeout” não economizou nas referências, seja em flashbacks, nomes ou visuais de personagens. Confira abaixo a lista com os easter eggs espalhados no finale de Arrow – e cuidado com spoilers:

O braço mecânico do Arsenal

Após perder o braço direito no sétimo episódio da oitava temporada, Roy Harper/Arsenal (Colton Haynes) ressurgiu no finale com um braço mecânico, remetendo ao visual do herói nos quadrinhos após os eventos do arco Cry For Justice, em que a Liga da Justiça enfrenta o vilão Prometheus. Embora o membro robótico referencie um dos períodos mais turbulentos da vida de Roy nas HQs, a versão de Arrow parece ter um caminho mais feliz pela frente, agora que está noivo de Thea (Willa Holland).

Van Wayne

Falando no casal, o pedido de Roy foi feito enquanto ele e Thea investigavam o sequestro de William (Jack Moore) em um depósito em Star City. De acordo com o outdoor mostrado ao fundo na cena, o prédio pertence a Van Wayne, primo de Bruce interpretado por Alan Tudyk em Powerless, comédia que retratava a vida de funcionários responsáveis por desenvolver aparelhos que ajudassem cidadãos comuns a sobreviverem em um mundo repleto de seres superpoderosos.

O retorno de Emiko

Entre os vários retornos proporcionados por Oliver (Stephen Amell) ao reiniciar o universo em Crise nas Infinitas Terras, Emiko talvez seja o mais curioso. Sea Shimooka retorna ao papel da meia-irmã do arqueiro, mas, ao invés da alma vingativa mostrada na sétima temporada, sua personagem parece ter recebido um tratamento melhor por parte do pai e a Arqueira Vermelha é recebida de braços abertos na família por Moira (Susanna Thompson) e Thea.

Lanterna Verde

Enfim, todas as referências feitas à Patrulha dos Lanternas Verde ao longo do Arrowverse foram compensadas, por mais que a cena não mostre o anel energético em si. Prestes a se mudar para Metrópolis com a família, John Diggle (David Ramsey) é quase atingido por um meteorito e, ao investigar a cratera, descobre uma caixa, cujo conteúdo traz um forte brilho verde, confirmando as teorias que ligavam Dig ao Lanterna John Stewart.

John Byrne

Além dos Lanternas, o Arrowverse não é estranho a referências ao universo DC nas HQs. Ao longo dos anos, personagens como Bruce Wayne e Mulher-Maravilha já foram citados e, em Crise nas Infinitas Terras, o próprio roteirista Marv Wolfman deu as caras para uma ponta. Em “Fadeout”, o showrunner Marc Guggenheim deu ao vilão da semana, interpretado por Johnny Cuthbert, o nome de John Byrne, lendário quadrinista de revistas como X-Men, Superman - O Homem de Aço e Quarteto Fantástico. Incluir o nome do ilustrador e roteirista no episódio não foi gratuito: como Byrne recontou as origens do Superman após a HQ Crise nas Infinitas Terras, nada mais justo do que homenageá-lo na série mais importante do Universo da DC na TV.

Telas de abertura e encerramento

Durante a abertura de “Fadeout”, o título tradicional de Arrow, que costuma mostrar uma ponta de flecha, foi substituído por uma versão que homenageia o legado da série, trazendo as sete diferentes setas usadas ao longo dos anos. No encerramento, que também costuma mostrar a flecha usada por Oliver, a tela mostrada foi a mesma que a dos episódios da primeira temporada, exibida em 2012.

Amor à primeira vista

Retomando o encerramento da sétima temporada, quando Felicity (Emily Bett Rickards) parte com o Monitor (LaMonica Garrett) para encontrar Oliver no pós-vida, a série mostra o “paraíso” construído pelo herói: o antigo escritório de Moira na Queen Consolidated, onde, durante um flashback da terceira temporada, o Arqueiro Verde viu a futura esposa pela primeira vez. Sem entender nada, Felicity diz que os dois se conheceram no departamento de TI da empresa, quando Oliver responde “é uma longa história”.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.