Quer uma dica do que assistir no streaming? Que tal uma série do Apple TV+ estrelada por um integrante do elenco de Parks & Recreation, cuja trama envolve umas esquisitices corporativas em uma empresa de tecnologia e um grande mistério. Não, não estamos falando de Ruptura, mas sim de Sunny, novo projeto do serviço de streaming da maçã em parceria com a A24.
Estrelada por Rashida Jones, Sunny é ambientada em Kyoto, no Japão, em um futuro próximo que tem robôs que ajudam com afazeres domésticos e ainda oferecem algum conforto emocional. Na série, Suzie (Jones) acabou de perder o marido (Hidetoshi Nishijima, de Drive My Car) e o filho em um acidente de avião e tudo o que recebe em troca é um robô da empresa em que o companheiro trabalhava - e que acaba sendo a porta de entrada para uma aventura com segredos, traições, sequestros e yakuza, a temida máfia japonesa.
Suzie é uma estadunidense que se mudou para o país do Sol Nascente, conheceu um engenheiro japonês, se apaixonou e por lá ficou. Para viver a personagem, a atriz viveu por seis meses do outro lado do mundo. "Depois de passar tanto tempo aqui, eu pude aprender mais profundamente sobre a cultura e os costumes. Participei da cerimônia do chá, viajei pelo interior do país e aprendi a valorizar cada segundo que estava aqui. Eles são muito bondosos e generosos comigo", disse a atriz em uma entrevista exclusiva ao Omelete, direto do Japão.
A imersão foi realmente intensa, já que a série inclui um elenco majoritariamente formado por atores asiáticos. Além de Nishijima, Sunny ainda conta com Judy Ongg no papel da sogra de Suzie, Jun Kunimura (Kill Bill. Vol. 1) como Yuki Tanaa, e a comediante annie the clumsy (Miss Osaka) como Mixxy, que vai ajudar a americana a entrar no submundo nipônico. E, embora haja muitas diferenças entre uma produção hollywoodiana e uma japonesa, o experiente ator Kunimura afirmou que, na hora de atuar, acaba sendo igual: "No set, as ferramentas, como câmera e luz são as mesmas, então, na hora de atuar, não há muita diferença".
Nishijima, por outro lado, acrescentou que contar esta história pelo ponto de vista de alguém de fora o ajudou a redescobrir algumas coisas sobre seu próprio país e "tornou tudo interessante e desafiador". Trabalhar ao lado de uma equipe estrangeira também reforçou os cuidados na hora de captar todas as tradições locais neste Japão futurista que foi criado. "E acho que esta mescla vai surpreender todo mundo", complementou.
A produtora-executiva e diretora da série, Lucy Tcherniak, também elenca desafios maiores do que a língua. "Tínhamos culturas diferentes, robôs animatrônicos em um mundo futurista, então tivemos que construir este mundo. Acho que ia ser uma produção difícil em qualquer lugar do mundo. Mas foi um desafio muito empolgante, e rodar tudo no Japão foi a coisa certa a ser feita. Conseguimos ganhar muito com esta escolha. Trabalhar quase que completamente com uma equipe japonesa foi importante para ter certeza de que estávamos fazendo as coisas da forma certa, nos adaptando para o jeito que eles fazem no Japão", afirmou.
Por falar nos países asiáticos, somando-se a Pachinko, Monarch: Legado de Monstros, Gotas Divinas e Dr. Brain, esta passa longe de ser a primeira série do Apple TV+ ambientada por lá, e com elenco local. annie the clumsy, que confessou ter demorado um dia inteiro para fazer o vídeo-teste, porque queria muito este papel, comenta também que se sente muito feliz em finalmente poder ver pessoas como ela nas telas e fazendo trabalhos incríveis. E Kunimura complementou dizendo que "antigamente estávamos em uma posição de assistir o que vinha de fora, mas agora estamos numa posição de também exportar entretenimento".
Representação nas telas
Depois de admitir estar feliz em saber que Sunny vai passar no mundo inteiro, Judy complementou a fala de Jun: "Muitas pessoas estão vindo para a Ásia da Europa e América interessados no que temos aqui. Mas as histórias que temos na Ásia ainda não são tão globais. Kyoto, por exemplo, é um lugar lindo, com mais de 1200 anos de história", completou. Nishijima disse ainda que "foi a primeira vez que vi alguém conseguir filmar no meio de Kyoto. Foi algo muito único daquele momento e não acho que vai se repetir".
Outra oportunidade única foi unir em uma mesma produção duas das marcas que mais investem em histórias diferentes: a produtora A24 e o streaming AppleTV+. "Eu acho que eles assumem os riscos de contar histórias diferentes. A A24 ainda vem com esta pegada mais sombria que é acessível. Em Sunny nós temos luto, perda, depressão, mas envelopados de uma forma única e muito colorida. Acho que eles têm essa pegada diferente de falar de temas cotidianos", resumiu Joanna Sotomura, atriz que empresta sua voz ao robô Sunny.
Sunny já está disponível no Apple TV+, com episódios novos todas as quartas-feiras.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários