ATENÇÃO: Spoilers de Murderbot, série e livros, a seguir!
Se você devorou Diários de um Robô-Assassino (ou simplesmente Murderbot), no Apple TV+, durante as últimas semanas, deve ter ficado curioso com a continuação da história do nosso novo androide favorito (Alexander Skarsgard) após se libertar da empresa que o criou e deixar para trás os humanos que o ajudaram a chegar a esse ponto. Por sorte, a autora Martha Wells já escreveu sete volumes de Diários de Um Robô-Assassino, e a primeira temporada da série só adapta o primeiro deles, Alerta Vermelho.
Abaixo, o Omelete te conta o que acontece no segundo livro, intitulado Condição Artificial.
- [Crítica] Esticando sci-fi modesto dos livros, Murderbot mais acerta do que erra
- [Lista] Murderbot | 7 diferenças fundamentais entre a série e os livros
O segundo livro dos Diários começa pouco depois do fim de Alerta Vermelho, com Murderbot se disfarçando como humano aperfeiçoado para fugir da estação espacial que chamou de casa sua vida toda. Ele nos conta, logo no início, que seu plano é ir até o planeta minerador de RaviHyral - o mesmo local que foi palco de uma missão anterior desempenhada por ele, mais especificamente aquela na qual sofreu um defeito letal, assassinando vários de seus “clientes”.
A primeira temporada da série do Apple TV+ chegou a nos mostrar relances dessa tal missão, que sobrevive apenas em fragmentos de memória no hard drive do androide. Atormentado pela possibilidade de ter matado humanos inocentes por escolha própria, ele decide que seu primeiro ato como agente totalmente livre no universo será investigar o que aconteceu nesta missão.
O primeiro novo personagem do livro atende pelo apelido de ART (em bom inglês, Asshole Reserarch Transport, ou “Transporte de Pesquisa C*zão”). Tentando pegar uma carona na nave comandada por essa Inteligência Artificial, Murderbot acaba descobrindo que ART é muito mais poderoso do que ele, e a relação dos dois começa hesitante, uma vez que a nave está acostumada a servir os seus humanos diligentemente. Prometendo tirá-lo do tédio de seu trabalho e ensinar mais sobre a humanidade a ele (com a ajuda de Sanctuary Moon, claro), Murderbot acaba ganhando um aliado valioso.
Quando os dois chegam a RaviHyral, o protagonista consegue se disfarçar como um consultor de segurança humano e ser contratado por um grupo de ex-funcionários de uma grande empresa que estão tentando recuperar sua pesquisa. A ex-chefe desse pessoal, uma empresária megalomaníaca chama Tlacey, está segurando para si os dados dessa pesquisa valiosa que os funcionários estavam realizando no tempo livre - mas também prometeu devolvê-la caso os cientistas pagassem um resgate considerável.
- [Entrevista] Elenco de Murderbot define série como DLC do livro: “Tudo que você ama e mais”
- [Entrevista] Skarsgard promete spin-off de Murderbot no estilo telenovela: “Os fãs merecem!”
Murderbot imediatamente acredita que se trata de uma armadilha, é claro, mas tenta fazer o melhor para proteger os seus novos clientes enquanto aproveita a viagem para investigar o que aconteceu na sua missão anterior em RaviHyral. O que ele descobre é que, enquanto trabalhava em uma mina hoje fechada para o público, Murderbot e seus colegas SecUnits foram infectados por um vírus enviado por uma empresa rival - desenhado para sabotar a operação da empresa que a contratou, o código fez com que Murderbot e cia. entrassem em pane e fizessem um verdadeiro massacre no local.
Enquanto isso, Tlacey consegue sequestrar uma das cientistas da equipe que Murderbot está tentando proteger, e envia uma ComfortUnit (androides desenhados para servir como companheiros sexuais dos humanos) para interceptar o nosso Murderbot e transformá-lo em mais um de seus agentes. O que ela não conta, é claro, é que ART fez modificações no protagonista durante a viagem até RaviHyral, evitando que ele seja dominado pelo estratagema da empresária. Infiltrado na nave dela, Murderbot consegue neutralizá-la e resgatar a cientista.
Condição Artificial acaba com o protagonista se despedindo de seus clientes e de ART - não sem um certo tom de afeição por eles -, e embarcando no que define como “uma viagem muito longa” até seu próximo destino. Murderbot não nos conta qual é o seu plano, mas sabemos que os volumes seguintes da saga terão o retorno de personagens como a Dra. Mensah (vivida por Noma Dumezweni), e mergulharão mais fundos nas falcatruas de grandes empresas como a GreyCris, que já vimos aparecer na série.
A primeira temporada de Diários de um Robô-Assassino está disponível para streaming no Apple TV+. O streaming já confirmou a produção do segundo ano, que ainda não tem data de estreia definida.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários