F1, filme sobre o universo da Fórmula 1 estrelado por Brad Pitt e produzido por Lewis Hamilton, ganhou o seu primeiro trailer nesta quinta-feira (13) e deu mais detalhes sobre o longa. Mas vocês sabiam que os carros pilotados pelo astro no filme eram reais?
Em bate-papo com a imprensa do qual o Omelete participou, o diretor Joseph Kosinski revelou que a produção do longa investiu pesado para que tudo parecesse o mais crível possível. Esse esforço inclui a compra de seis carros reais da F2, que foram reconstruídos para que as máquinas comportassem as câmeras necessárias para as cenas de corrida em alta velocidade.
"Bem, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com Lewis Hamilton, que fez aquela introdução incrível, e obviamente ele vive esse esporte todos os dias. Ele é um dos maiores de todos os tempos e o pedi para ser meu parceiro na produção deste filme. Então, ter Lewis me deu essa incrível entrada neste mundo, e uma das pessoas a quem ele me apresentou foi Toto Wolf, o chefe da equipe Mercedes. E comecei a conversar com eles sobre querer capturar a velocidade deste esporte, e foi Toto quem teve a ideia de, em vez de fazer um carro de filme rápido o suficiente para atingir essas velocidades, ele disse, por que você não começa com um carro de corrida e pega um carro de corrida de verdade para então coloca as câmeras que você precisa nele?", detalhou Kosinski.
"Então nós fizemos isso", continuou o cineasta. "Na verdade, compramos seis carros de F2, carros de corrida de F2 de verdade, e trabalhamos com a Mercedes AMG, a equipe de Fórmula 1 e seus engenheiros para construir carros de corrida de verdade que pudessem carregar nossos equipamentos de câmera, gravadores e transmissores para fazer este filme. Então, toda vez que você vê Brad ou Damson [Idris] dirigindo este filme, eles estão dirigindo sozinhos em um desses carros de corrida de verdade, em uma pista de F1 de verdade."
Sobre a preparação dos atores, Kosinski contou que a dupla protagonista teve meses treinamento ao lado de Hamilton para poder pilotar os carros nas cenas. Segundo o diretor, o próprio piloto afirmou que Brad Pitt tem um talento natural para dirigir.
"Levou meses, literalmente meses de treinamento. Mas o primeiro dia foi muito divertido. Éramos eu, Brad e Lewis Hamilton juntos na pista, todos nós pulando em carros e dirigindo em carros esportivos. Nunca vou esquecer de ter Lewis Hamilton como nosso instrutor de direção, mas o que aprendemos e o que Lewis estava realmente interessado era ver se Brad sabia dirigir direito, sabe? Porque se Brad não sabe dirigir, todo esse filme não iria funcionar. E o que Lewis ficou muito feliz em descobrir foi que Brad tinha muita habilidade natural desde o início, e eu não sei de onde ele tirou isso ou se ele nasceu com isso, e ele [PItt] anda de moto, o que eu acho que tem algo a ver com isso, mas ele é apenas um piloto naturalmente talentoso, o que para Lewis, depois daquele primeiro encontro, deu muita confiança de que poderíamos ter uma chance de fazer isso da melhor maneira."
Para aqueles que não são familiarizados com Fórmula 1 e o universo de corridas de alta velocidade, o diretor tratou de tranquilizar a falta de experiência. Para ele, não será necessário ter conhecimento prévio para aproveitar o filme.
"De jeito nenhum. Este é um filme sobre amizade, trabalho em equipe, sacrifício, redenção. A história eu acho que é universal. Acontece que se passa neste mundo incrivelmente emocionante da Fórmula 1, e se você é um fã de Fórmula 1, acho que você vai gostar deste filme. Se você não sabe nada sobre Fórmula 1, acho que você vai gostar deste filme e pode sair querendo assistir algumas corridas ou talvez até mesmo ir a uma corrida. Então, sim, você não precisa saber nada para entrar. Nós lhe ensinaremos tudo o que você precisa para aproveitar esta história."
Estrelado por Pitt como um ex-piloto que retorna à Fórmula 1, ao lado de Damson Idris, seu companheiro da equipe ficcional APXGP, o longa foi filmado durante os finais de semana dos Grandes Prêmios. O elenco de estrelas inclui Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) e Tobias Menzies (The Crown).
Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) é o diretor do longa, que tem produção executiva do sete vezes campeão da Fórmula 1 Sir Lewis Hamilton.
O filme estreia nos cinemas em 26 de junho de 2025, com distribuição da Warner Bros. Discovery.