Austin Butler em cenas de Mestres do Ar e Duna

Créditos da imagem: Divulgação e Montagem/Omelete

Séries e TV

Entrevista

Austin Butler vive personagens "no limite" em Mestres do Ar e Duna

Após Era Uma Vez em… Hollywood e Elvis, astro encara papéis extremos em minissérie da Apple e blockbuster de Denis Villeneuve

Omelete
3 min de leitura
29.01.2024, às 10H40

Depois de viver o psicopata Tex Watson em Era Uma Vez em… Hollywood (2019) e quiçá o maior e mais conturbado astro de rock da história em Elvis (2022), Austin Butler dá sequência aos personagens extremos que têm marcado sua maturidade como artista em Mestres do Ar.

Na minissérie da II Guerra Mundial, produção do Apple TV+ que tem assinatura de Steven Spielberg e Tom Hanks, Butler interpreta o herói americano Gale “Buck” Cleven, major encarregado de liderar uma esquadrilha histórica que lutou bravamente frente às forças do Eixo. Encarando a morte diariamente nos ares, o personagem carrega um DNA similar a trabalhos já lançados e ainda inéditos do astro, ainda que traga novidades ao seu currículo.

“Eu não acho que construí isso de forma consciente, mas acho que é algo muito empolgante”, afirmou Butler ao Omelete. “É alguém [Cleven] que viveu sua vida no limite e, ao mesmo tempo, é diferente de qualquer papel que eu interpretei antes, por trazer uma nobreza estoica e uma precisão. Ele era um homem de poucas palavras”.

Enquanto rasga os céus em combate na telinha, Butler ainda desafiará limites em cenários bem diferentes, nas telonas. Duna: Parte 2 trará o ator na pele do vilão Feyd-Rautha Harkonnen, um jovem e violento guerreiro que promete antagonizar de maneira brutal o protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet). Já Clube dos Vândalos, conturbado drama dirigido por Jeff Nichols, o colocará à frente de uma batalha interna em um motoclube violento.

“Essas são todas personalidades muito extremas, ainda que muito diferentes entre si, mas você pode dizer isso [que há uma conexão entre os papéis]. Você está andando de motocicleta, e está colocando sua vida em risco — assim como no céu, ou até no espaço, quando se está lutando em uma arena de gladiadores”, brincou Butler.

O ator ainda frisou que, embora enxergue a ligação entre os papéis que abraça e sua admiração por personagens que incorporem “valentia”, o que o atrai para um projeto é a junção de uma série de elementos. Segundo Butler: “Ou você realmente quer trabalhar com esse diretor, ou a história é tão incrível que você não pode dizer não, ou o personagem é completamente empolgante e você não pode parar de pensar nele”.

Estrelada por Austin Butler, Callum Turner, Anthony Boyle, Nate Mann, Rafferty Law, Josiah Cross, Branden Cook, Ncuti Gatwa e Barry Keoghan, Mestres do Ar (Masters of the Air, no original) tem produção-executiva de Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goezman, com roteiro de John Orloff (Band of Brothers).

Conforme a sinopse, Mestres do Ar "acompanha os homens do 100º Grupo de Bombardeio (o Centésimo Sangrento, ou Bloody Hundredth) enquanto eles realizam perigosos bombardeios sobre a Alemanha nazista e enfrentam as condições hostis do frio, a falta de oxigênio e o puro terror do combate realizado a 25.000 pés de altitude. Retratar o sacrifício psicológico e emocional destes jovens, ao ajudarem a destruir o horror do Terceiro Reich de Hitler, é o ponto central da série. Alguns deles foram abatidos e capturados; outros foram feridos ou mortos. E alguns tiveram a sorte de voltar para casa. Independentemente do destino de cada um, todos sofreram um grande impacto”.

A história é inspirada no livro homônimo de Donald L. Miller, e será contada em nove episódios. Anna Boden e Ryan Fleck (Capitã Marvel), Cary Joji Fukunaga (True Detective), Dee Rees (Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi) e Tim Van Patten (The Pacific) são os diretores.

Mestres do Ar, diferentemente de suas duas minisséries antecessoras, Band of Brothers e The Pacific, não encontrou um lar na HBO. A produção foi deixada de lado por conta do alto orçamento de US$ 250 milhões, mas não demorou muito para ser adquirida pela Apple.

A minissérie tem seus episódios exibidos semanalmente no Apple TV+. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.