Por que Túmulo dos Vagalumes não está na Netflix

Créditos da imagem: Reprodução

Netflix

Notícia

Por que Túmulo dos Vagalumes não está na Netflix

Animação clássica ficou fora do catálogo do serviço de streaming

Fábio Garcia
07.02.2020
14h22
Atualizada em
27.03.2020
15h03
Atualizada em 27.03.2020 às 15h03

Se você conhece bem a filmografia do estúdio Ghibli, deve ter notado a ausência de Túmulo dos Vagalumes no pacote de filmes anunciado pela Netflix.

A Netflix apenas explicou que Túmulo dos Vagalumes não fazia parte do acordo com a distribuidora dos filmes, a Wild Bunch International, mas há um outro motivo. Em 1988, o estúdio Ghibli decidiu lançar dois filmes ao mesmo tempo no cinema, Túmulo dos Vagalumes e Meu Amigo Totoro.

Para financiar os dois projetos, o Ghibli saiu atrás de parceiros comerciais. A editora Shinchosha se prontificou a bancar os custos de produção do filme de Túmulo dos Vagalumes por ser dona do livro original, já Meu Amigo Totoro foi financiado pela Tokuma Shoten. Como cada longa tem uma empresa diferente por trás, qualquer um que for licenciar os filmes precisa negociar tudo separadamente.

A única forma de ver Túmulo dos Vagalumes de forma oficial no Brasil é pelo DVD e Blu-Ray lançado pela Versátil Home Vídeo. Infelizmente ele aparece fora de catálogo e é vendido a preços bem elevados na internet.

Túmulo dos Vagalumes é uma história semibiográfica ambientada nos meses finais da Segunda Guerra Mundial. Nele, os jovens Seita e sua irmã Setsuko se esforçam para sobreviver naquele ambiente caótico do Japão.