Filmes

Lista

Afinal, quem vence a disputa entre Godzilla e King Kong?

Primeiros trailers do filme foram lançados e dividiram a redação do Omelete

A cozinha
24.02.2021
16h52
Atualizada em
25.02.2021
08h59
Atualizada em 25.02.2021 às 08h59

Godzilla vs King Kong será lançado em março deste ano, e os trailers já indicam que a produção mostrará uma grande treta entre esses dois monstros gigantes. E essa disputa inflamou também os ânimos da redação do Omelete, que ficou dividida entre os times do Godzilla e do Kong. Então no Bentô de hoje, Moo e Jack trazem argumentos e curiosidades sobre cada um dos personagens - e também depoimentos da galera defendendo cada lado.

Tamanho

Divulgação

Uma boa forma de começar essa disputa é sobre algo importante no campo de batalha: o tamanho dos bichos. No filme Godzilla de 2014, é dito que o monstro media 120 metros, equivalente a um prédio de 40 andares, e pesava 100 toneladas.

Já em Kong - A Ilha da Caveira, de 2017, é definido que o King Kong tem 32 metros e cerca de 150 toneladas. Essa disparidade entre os dois é porque o filme do King Kong se passa nos anos 70, quando ele era apenas um adolescente. Já em Godzilla vs Kong, os dois terão aproximadamente a mesma altura.

Habilidades

Divulgação

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Não basta ter tamanho, é preciso ter habilidades, então vamos listar algumas aqui.

O Godzilla, por exemplo, têm um hálito atômico, que o ajudou a resolver a treta do filme de 2014, tornando este um de seus melhores momentos no cinema. Há também a cauda do Godzilla, que não o deixa vulnerável de costas, e a constituição física do mostro, muito mais resistente do que a do Kong.

Já falando sobre o Kong, o maior trunfo é sua anatomia. Apesar de não ter poderes especiais como o Godzilla, sua musculatura, flexibilidade e força são impressionantes e não podem ser menosprezadas. 

Gorilas são capazes de levantar até 10 vezes o seu peso - e Kong pesa 150 toneladas. Outro ponto interessante de Kong é o polegar, que o permite manusear ferramentas com muito mais precisão. 

Parte técnica: tamanho da franquia

Divulgação

Passando agora para uma parte mais técnica, é hora de falar sobre o legado de cada personagem. 

O Godzilla conta com 33 filmes, além de 3 animes da Netflix. Se tirarmos os filmes que não tem Godzilla no título, esse número cai para 27. Já o King Kong tem 8 filmes e 3 animações.

Com isso dá para entender não só a importância de cada um para o cinema e para o público, mas também o quanto cada um teve de experiência durante sua jornada individual, mesmo que nem todos os filmes estejam inclusos no MONSTERVERSE.

Tretas anteriores (quem venceu?)

Divulgação

Em 1962, King Kong e Godzilla se enfrentaram pela primeira vez e o vencedor foi o gorilão, com um deus ex machina absurdo!

Depois de perder o primeiro round pro Godzilla, que leva vantagem com o hálito atômico, o Kong É ATINGIDO POR UM RAIO que ajuda ele a se recuperar e ter força pra vencer a luta.

Bilheteria

Divulgação

Godzilla 2 - Rei dos Monstros (2019) faturou US$386,6 milhões no mundo todo,
enquanto Kong: Ilha da Caveira (2017) arrecadou US$566,6 milhões no mundo todo.

Conclusão

Divulgação

Godzilla tem um valor expressivo pra história do cinema japonês, que nem sempre chega pra gente no ocidente, mas que atingiu mais pessoas com os filmes de Hollywood.

Para ter uma ideia, o Godzilla foi nomeado embaixador do turismo em Tóqui e sempre vai ser um ícone dos monstros gigantes, sendo representado em diversas mídias de cultura pop no mundo inteiro, como no jogo de cartas Magic: The Gathering.

E o Kong foi um marco pro cinema estadunidense também, inovando a indústria e conquistando um público enorme desde 1933.

Ter esses dois juntos em um filme é absurdo, não só por ambos serem icônicos, mas em homenagem a todos esses anos de história e a importância desses ícones para cultura pop.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.