Séries e TV

Notícia

Bentô #34 | Boas notícias para os otakus brasileiros

Plataformas de streaming e TV aberta trazem animes dublados de volta para o público do Brasil

A cozinha
09.12.2020
19h47
Atualizada em
10.12.2020
08h59
Atualizada em 10.12.2020 às 08h59

2020 tem sido um ano bem difícil, mas muito importante para o mercado de anime e mangá no Brasil. Depois de uma queda grande por conta da falta de exibição na TV aberta, algumas empresas têm tomado iniciativas interessantes para reacender a popularidade do mercado otaku no país.

A presença da Funimation na CCXP e sua vinda para o Brasil reforçam esse retorno. A plataforma chega com o diferencial de investir em dublagens originais, competindo com a Crunchyroll que, apesar de estar presente no país, tem priorizado atrações legendadas. O canal aberto Loading, inaugurado em dezembro, também trouxe como um de seus principais atrativos um extenso catálogo de animes dublados.

A dublagem tem papel importante na popularização de obras estrangeiras no país, já que ajudam o público a se identificar mais facilmente com personagens e histórias. A disponibilização de produtos licenciados também vem crescendo, acompanhando esse ressurgimento da cultura otaku.

Por outro lado, o preço de produtos como mangás e mesmo de plataformas de streaming ainda se mostra um grande impeditivo para que animes tenham a mesma popularidade da qual usufruíam entre 1980 e 2000.

Após 2020 ter visto um crescimento tanto de exibidores quanto de produtores de conteúdo otaku, 2021 promete ser um ano ainda melhor para os fãs do entretenimento nipônico.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.