Bentô #34 | Boas notícias para os otakus brasileiros
Plataformas de streaming e TV aberta trazem animes dublados de volta para o público do Brasil
2020 tem sido um ano bem difícil, mas muito importante para o mercado de anime e mangá no Brasil. Depois de uma queda grande por conta da falta de exibição na TV aberta, algumas empresas têm tomado iniciativas interessantes para reacender a popularidade do mercado otaku no país.
A presença da Funimation na CCXP e sua vinda para o Brasil reforçam esse retorno. A plataforma chega com o diferencial de investir em dublagens originais, competindo com a Crunchyroll que, apesar de estar presente no país, tem priorizado atrações legendadas. O canal aberto Loading, inaugurado em dezembro, também trouxe como um de seus principais atrativos um extenso catálogo de animes dublados.
A dublagem tem papel importante na popularização de obras estrangeiras no país, já que ajudam o público a se identificar mais facilmente com personagens e histórias. A disponibilização de produtos licenciados também vem crescendo, acompanhando esse ressurgimento da cultura otaku.
Por outro lado, o preço de produtos como mangás e mesmo de plataformas de streaming ainda se mostra um grande impeditivo para que animes tenham a mesma popularidade da qual usufruíam entre 1980 e 2000.
Após 2020 ter visto um crescimento tanto de exibidores quanto de produtores de conteúdo otaku, 2021 promete ser um ano ainda melhor para os fãs do entretenimento nipônico.