Séries e TV

Notícia

Bentô #32 | As referências musicais de JoJo's Bizarre Adventure

Anime e mangá ficaram conhecidos por diversos memes

A cozinha
25.11.2020
16h42

JoJo's Bizarre Adventure é um mangá do autor Hirohiko Araki, publicado em 1987 e que ainda segue em produção, contando a história da família Joestar e suas lutas contra forças sobrenaturais. A série é cheia de referências e isso chama a atenção de muita gente - inclusive daqueles que não são tão fãs assim de anime.

Até então a obra é dividida em 8 partes e em cada uma delas temos como protagonista o mais recente dos Joestar, que é sempre apelidado de JoJo e está destinado a seguir as tradições, combatendo o mal que atormenta sua família há séculos. O autor é extremamente fã da cultura ocidental, especialmente da música, e não economizou no uso dessas referências para contar a sua história.

Na primeira parte, Phantoms Blood, as referências são até mais veladas. Há o vilão Dio Brando, inspirado em um dos maiores vocalistas de heavy metal, Ronnie James Dio, frontman do Black Sabbath, e pode passar batido pra quem não conhece o universo do rock, mas de quem o autor é muito fã.

O personagem Robert E. O Speedwagon é o boneco mais aleatório da primeira temporada e a referência dele não podia ser diferente. A banda americana REO Speedwagon, que inspirou o nome do personagem, fez muito sucesso nos anos 80 mas não deixa de ser uma referência bizarra e bem específica, que deve estar ali só pq o autor curte muito rock clássico. Outro personagem com uma referência meio óbvia é o Zeppelin, personagem visualmente pitoresco que ensina o uso do hamon pro Jojo. O nome dele também vem de outra banda de rock clássico, o Led Zeppelin.

Tem vários outros personagens menores que fazem referência a bandas e artistas de rock, como Dire e o Straits, em referência ao Dire Straits, conhecido pela música "Sultans of Swing". E o personagem Bruford, em homenagem ao baterista Bill Bruford da banda Yes que, inclusive, é responsável pela primeira musica de encerramento de Jojo: "Roundabout".

Confira acima nosso Bentô completo sobre o tema. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.