HQ/Livros

Notícia

Morre Herb Trimpe, o primeiro desenhista de Wolverine

Artista é lembrado por sua passagem pela HQ do Hulk

14.04.2015, às 16H02.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Morreu nesta segunda-feira o desenhista Herb Trimpe, aos 75 anos. A notícia foi confirmada hoje por seu primo Glen Baisley no Facebook. Segundo Baisley, durante o fim de semana Trimpe conversou com fãs e planejava um documentário sobre sua carreira. A causa da morte não foi revelada.

Trimpe ajudou a definir o visual do Hulk depois de passar sete anos como desenhista de The Incredible Hulk entre 1968 e 1975. Ele é creditado como um dos criadores do Wolverine porque o mutante estreou no gibi do Hulk em outubro de 1974, mas em entrevistas Trimpe sempre fez questão de frisar que seguiu à risca o que outro desenhista Sal Buscema, idealizador do visual de Wolverine, ditou em relação ao personagem.

Em comunicado oficial, a Marvel - editora para a qual Trimpe trabalhou até ser demitido nos anos 1990, depois de passar por títulos como Homem de Ferro, Homem-Formiga, G.I. Joe, Godzilla e Shogun Warriors - reconhece a importância do desenhista: "Para mim, nenhum outro artista é sinônimo de Incrível Hulk como Herb Trimpe. Ele deu um senso de pertencimento e escala ao Gigante Esmeralda que definiu um padrão para todo desenhista que veio depois", diz o editor Axel Alonso.

Depois de sair da Marvel, Trimpe voltou a estudar arte e chegou a lecionar em uma escola no Estado de Nova York. Ele voltaria à Marvel para desenhar uma história do Hulk em 2008.