HQ/Livros

Lista

Logan | Quem são Donald Pierce e os Carniceiros

Como o filme da Fox pode aproveitar os mercenários ciborgues saídos dos quadrinhos

20.10.2016, às 12H32.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Logan, o novo filme de Wolverine, não apenas terá a presença de Donald Pierce e dos Carniceiros, saídos direto dos quadrinhos, como o primeiro trailer mostra que o conceito do personagem será similar ao estabelecido pela Marvel Comics. Na galeria abaixo, apresentamos os Carniceiros e como a Fox pode usá-los no cinema.

Origem

Criado em 1980, na clássica fase de Chris Claremont e John Byrne à frente da HQ dos X-Men, Donald Pierce tem seu visual inspirado no ator Donald Sutherland - que vivia no filme MASH um tresloucado cirurgião do exército cujo sobrenome era Pierce.

"Meio homem"

Pierce surge nas HQs como Bispo Branco do Clube do Inferno, o círculo de mutantes ricaços que tentam dominar o mundo às escondidas. Na verdade, Pierce detesta tanto os mutantes que se infiltra no núcleo do Clube para matar seus integrantes. O ódio de Pierce se estende a algumas etnias e até a si mesmo: por ter partes biônicas (particularmente seu braço direito), ele diz ser "apenas meio homem".

Austrália

O fato de o longa ter sido rodado na Austrália e o trailer apresentar alguns cenários desérticos (que também parecem um pouco com a fronteira texana de EUA-México...) pode ser uma ligação com a localização dos Carniceiros nas HQs. Originados na Austrália, eles tradicionalmente passam por histórias no país, como quando tomaram a base australiana dos X-Men e fizeram uma tocaia enquanto esperavam a volta dos mutantes. Nas HQs, os Carniceiros nunca deixaram de ter um esconderijo na Austrália.

Wolverine

Num dos primeiros planos de Pierce, ele tenta sequestrar o Professor X e usá-lo tanto contra os X-Men quanto contra o Clube do Inferno. Ao fracassar, termina preso pelo Clube. Quando foge, forma então o grupo dos Carniceiros com outros ciborgues. Enquanto as missões do grupo sempre se concentrem em destruir os X-Men, alguns integrantes dos Carniceiros têm vendettas pessoais contra Wolverine.

Carniceiros genéricos?

Pelo trailer, entende-se que o Donald Pierce interpretado por Boyd Holbrook lidera seus Carniceiros com o mesmo instinto de caçadores assassinos dos quadrinhos. Dois atores são listados no IMDb como Carniceiros: Justin Lebrun (à esquerda, descrito apenas como "Carniceiro") e Matthew McClain (designado como "Carniceiro do rosto queimado"). Nenhum dos Carniceiros consagrados da Marvel é conhecido particularmente por deformidades no rosto.

Formação

Dos Carniceiros mais conhecidos dos quadrinhos, como Esmaga-Ossos, Lindinho e Racha-Crânio, uma já apareceu no cinema: Lady Letal, vivida por Kelly Hu em X-Men 2. Esmaga-Ossos, Racha-Crânio e Lindinho já faziam parte do grupo (quando ainda eram mercenários na Austrália) antes da tomada por Donald Pierce, que pegou o grupo para si e trouxe consigo Lady Letal e dissidentes do Clube do Inferno. Sob Pierce, os Carniceiros operam como um grupo paramilitar de missões de assassinato.