Séries e TV

Artigo

The Walking Dead tem episódio sem ação, mas com trama boa que encaminha a narrativa

Como é bom viver sob a ditadura de Negan!

27.02.2017, às 15H36.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

"Hostiles and Calamities", o 11º episódio da sétima temporada de The Walking Dead, foi um bom exemplo de como pode-se viver bem sob a ditadura de Negan (Jeffrey Dean Morgan). Apesar de ter uma toada um pouco mais lenta, o capítulo encaminha muito bem a trama, entrelaçando bem os núcleos com as interações entre Eugene (Josh McDermitt) e toda a equipe de Negan. Além disso, fica claro onde reside a lealdade do doutor sequestrado: quem quer que o trate melhor.

Falando sobre Eugene, vale apontar que ele é um dos personagens mais bem construídos da série. Desde quando ele fazia parte do grupo de Abraham (Michael Cudlitz), antes deles se juntaram a Rick (Andrew Lincoln) e a turma, o cientista mentia e manipulava seus colegas na intenção de sentir-se importante, de ser necessitado. Sendo assim, quando chega a oportunidade correta e seus atributos intelectuais são realmente reconhecidos, Eugene não pensa duas vezes e aproveita a oportunidade de se colocar numa posição superior.

Ingênuo, porém, ele não percebe que tudo o que faz para Negan e vice-versa pode acabar sendo uma faca de dois gumes. Tendo visto o que o líder dos Salvadores fez com o antigo médico da comunidade, Eugene sente-se empoderado, como se não pudesse sofrer o mesmo destino por ser "indispensável", mas é aí que ele se engana. E talvez seja exatamente a confiança de Eugene que pode acabar com seu conforto.

Dwight (Austin Amelio), por sua vez, parece já ter passado pelo processo de adaptação que Eugene ainda precisa vivenciar. O capanga de Negan entende como o líder pensa e se aproveita de fraquezas no sistema para garantir que ele e sua esposa Sherry (Christine Evangelista) saiam ilesos, mas não tem medo de culpar um de seus colegas e trocar a vida dele pela sua própria.

Apesar de apresentar uma boa trama, no entanto, o capítulo parece estar fora de ordem. Por tratar também da fuga de Daryl (Norman Reedus), um assunto que já evoluiu tanto do outro lado, escolher esse momento para mostrar o que houve com Eugene é atrasado. Por muitas vezes, parece até que Negan deixou o assunto passar, mesmo que Daryl não possa ficar muito tempo em um mesmo lugar.

Ainda assim, "Hostiles and Calamities" foi um bom episódio que não precisou de muita ação para funcionar. Com mais cinco episódios pela frente, The Walking Dead está corrigindo alguns dos erros que cometeu na primeira metade e realmente alavanca a trama, preparando o terreno para a guerra que está por vir.