Séries e TV

Artigo

The Walking Dead se nega a ser uma série de primeiro escalão

O texto abaixo contém spoilers!

23.11.2015, às 09H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

The Walking Dead resolveu o seu principal mistério no último episódio. Depois de vários capítulos arrastando a resolução sobre o destino de Glenn (Steven Yeun), a série mostrou como o personagem sobreviveu a uma situação impossível de se sobreviver. Pela forma como a cena foi filmada e todos os ganchos seguintes foram colocados, era de se esperar que ele estivesse vivo. Tal escolha só mostra a incapacidade dos roteiristas de focar em dramas reais e não em mistérios que, além de estúpidos, não acrescentam em nada ao programa.

Repetida no início do episódio, a cena mostra como é irreal Glenn ter sobrevivdo àquilo. Os zumbis estão do seu lado, a poucos centímetros de sua cabeça, de sua boca que não para de gritar. Sem contar que zumbis não escolhem a carne. De acordo com a própria série, se está vivo e pulsando, é comida. Por muito menos muita gente já morreu. É inevitável que o espectador se sinta enganado ou, no mínimo, com a inteligência subestimada.

Além deste acontecimento, "Heads Up" mostrou o desastre que aguarda Alexandria. A torre da casa ao lado dos muros do abrigo caiu e deixará uma horda de centenas de zumbis atacar os humanos ali dentro - e deve render um episódio cheio de tensão e mortes 'importantes', tal qual boa parte de seus últimos capítulos antes do hiato de fim de ano. Repetir a estrutura em si mostra cansaço dos produtores, mas esse não é o maior problema. A decepção fica por conta do caminho escolhido, após começar com episódios bem dirigidos e que deram uma noção de um ano diferente dos demais, sem tantos altos e baixos - marca registrada de TWD.

É bom reforçar: há personagens ali dentro que são bons o suficiente para ter um (novo) arco explorado. Rick (Andrew Lincoln) continua com sua liderança duvidosa, Carl (Chandler Riggs) está em um embate adolescente que deve render mais algumas boas cenas e Morgan tem na fé um questionamento que The Walking Dead ainda não soube abordar na TV. A sobrevivência é apenas mais um tema dentro de vários outros assuntos mais interessantes, mas que constantemente são deixados de lado para um caso sem tanta importância.

Não é como se não houvesse material de inspiração suficiente, pois existe muita história interessante nas HQs para adaptar. Infelizmente, a escolha de The Walking Dead foi usar a internet e a repercussão de um mistério vazio para esconder a falta de criatividade de seus roteiristas. Por essas e outras, o programa continua em um nível abaixo das principais séries de TV da atualidade.