Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Mesmo em vantagem, plano de Rick acaba comprometido em novo episódio

Antes de enfrentar Negan, líder de Alexandria precisará resolver casos de rebeldia dentro do seu próprio grupo

04.12.2017, às 01H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

As coisas podem estar ficando mais complicadas para Rick Grimes (Andrew Lincoln) em The Walking Dead - e Negan (Jeffrey Dean Morgan) não precisou mover um dedo para isso. "Time For After", sétimo episódio da oitava temporada, mostrou que enquanto a sobrevivência dos Salvadores depende da descoberta de quem é o traidor infiltrado entre eles, o sucesso da missão do líder de Alexandria está em perigo graças a problemas de autoridade dentro do próprio grupo. O mais recente capítulo mostrou Daryl (Norman Reedus) e Tara (Alanna Masterson) colocando em prática o plano de vingança pessoal que pode fazer desmoronar de vez o cenário perfeito desenhado por Rick para destruir Negan.

No episódio anterior, Daryl, Tara, Rosita (Christian Serratos) e Michonne (Danai Gurira) foram até a base dos Salvadores com motivações distintas e acabaram envolvidos em um plano que passaria por cima das orientações de Rick - mesmo a desistência das duas últimas em colaborar na missão não foi suficiente para impedir os demais, ao lado ainda de Morgan (Lennie James), de atirar um caminhão dentro do prédio sitiado por zumbis. As consequências disso, é claro, poderão ser desastrosas: além da possibilidade de matar civis, deixa Negan mais perto de ficar novamente livre.

Rosita teve um comportamento bem coerente do ponto de vista da evolução da personagem. Marcada por sua impulsividade, a jovem mostrou ter aprendido com a morte de Sasha (Sonequa Martin-Green) no último ano e deu um passo para trás. O comportamento de Michonne, por outro lado, ficou abaixo das expectativas - era de se imaginar que a esposa de Rick tentaria, de alguma forma, impedir Daryl e Tara de passar por cima dos planos do grupo ao invés de somente se retirar e deixar a missão problemática da dupla se desenrolar.

Rick continuou na missão de conquistar a improvável lealdade de Jadis (Pollyanna McIntosh) e seu bando ou, pelo menos, o apoio momentâneo do grupo. Como era de se esperar, isso não seria dado de bandeja para o ex-policial e, após um tempo trancado em um container abafado, Rick foi mais uma vez testado na arena do lixão enfrentando um novo zumbi de armadura. O desafio, no fim das contas, foi mais fácil para o protagonista do que desviar do assédio de Jadis e a líder do ferro-velho colocou seus homens a serviço da aliança contra Negan sob os termos de Rick - resta saber se o contrato verbal será mantido quando ela perceber que ele foi sabotado pelos próprios seguidores.

Grande parte do episódio ficou nas mão de Eugene (Josh McDermitt), Gabriel (Seth Gilliam) e Dwight (Austin Amelio). Desde a última temporada que The Walking Dead tem feito algo importante e que já deveria estar em prática há mais tempo: investindo em personagens secundários pouco carismáticos para, dessa forma, fazer com que o público se importe com eles. Se em "The Big Scary U" o destaque ficou na interação entre o padre e Negan, dessa vez Gabriel influenciou todo o conflito interior de Eugene. Há claramente um processo de evolução em curso na personalidade do gênio do grupo: ainda que ele bata na tecla de ter como foco principal a própria sobrevivência, determinados dilemas éticos estão fazendo com que ele não tenha mais tanta certeza sobre suas ações - deve ser difícil para ele, um homem tão ligado à lógica, não saber o que fazer.

O episódio acertou em colocar Eugene, um homem da ciência, e Gabriel, o religioso da série, travando um debate moral sobre o que fazer. A jornada de evolução de Gabriel já aconteceu - o personagem, originalmente egoísta, foi durante muito tempo um problema para Rick até se tornar uma pessoa que coloca a coletividade em primeiro lugar - e é inteligente colocá-lo como agente intermediário para que a de Eugene se desenrole também. Dwight é outro personagem complexo que vai progressivamente ganhando novas camadas, mas a cada minuto que passa a corda vai apertando mais em torno do seu pescoço. A sobrevivência dele está completamente dependente de Eugene evoluir para um ser humano melhor e de Rick conseguir derrotar os Salvadores - as duas coisas devem acontecer, porém, devido aos últimos acontecimentos, nenhuma delas deverá vir tão rapidamente.

O próximo episódio de The Walking Dead"How It's Gotta Be", vai ao ar em 10 de dezembro - veja o teaserThe Walking Dead é transmitido no Brasil nas madrugadas de domingo para segunda-feira, pelo canal pago Fox, às 00h30.