Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Como Jadis pode ser a próxima grande vilã da série

Indícios apontam a personagem misteriosa como a adaptação de uma importante vilã dos quadrinhos originais

16.10.2017, às 19H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

A oitava temporada de The Walking Dead se aproxima e com ela o confronto derradeiro entre o mocinho Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) - como os produtores têm falado bastante que pretendem muitas temporadas para as aventuras do grupo de sobreviventes em um holocausto zumbi, talvez seja hora de começar a se preparar para a ameaça que vem depois da derrota dos Salvadores. Para muitos, inclusive, o próximo grande antagonista já foi apresentado ao público e, pela primeira vez, será uma mulher: Jadis (Pollyanna Macintosh).

[Cuidado com possíveis spoilers!]

Os motivos disso são, em grande parte, a própria cronologia dos quadrinhos nos quais a série se baseia. Neles, após a derrota de Negan, Rick e seu grupo tem um longo período de paz e prosperidade, até serem encontrados por outros sobreviventes conhecidos como Sussurradores. O diferencial desse grupo de vilões é que eles usam a tática de se camuflar de zumbis - algo que já vimos Rick e os demais de seu grupo fazendo algumas vezes -, mas com ainda mais afinco: eles usam vestes feitas com a pele dos mortos, se disfarçando entre os errantes com perfeição.

Mas onde Jadis entra nisso? Curiosamente, os Sussurradores também são liderados por uma mulher. Nos quadrinhos, o nome dela é Alpha e há algumas semelhanças entre a personalidade da líder dos quadrinhos e a da televisão - como o fato de ela ser uma pessoa de personalidade estranha, fria e de ter orgulho de sua posição de comando. Além disso, há outro ponto que poderia ser a conexão entre as duas: Enid (Katelyn Nacon). Nos quadrinhos, não existe ninguém que compartilhe esse nome - e, de fato, existem personagens criados especialmente para a televisão, como é o caso de Daryl (Norman Reedus). Mas, no caso de Enid, existem algumas semelhanças com outra personagem dos quadrinhos que é ninguém menos que a filha de Alpha - ou, no caso, de Jadis.

Nos quadrinhos, Alpha tem uma filha chamada Lydia, que é introduzida na história antes da mãe. Lydia entra na história após ser levada por Jesus (Tom Payne) para Hilltop e só depois o histórico familiar da moça é revelado. Antes do seu passado vir à tona, é claro, a jovem se torna o interesse amoroso de ninguém menos que Carl (Chandler Riggs) - coincidência? Em meio a todas as confusões territorialistas de The Walking Dead, a história da jovem que chegou de repente foi bastante negligenciada. É provável que assim que a poeira de Neagan e os Salvadores der uma assentada, os roteiristas se debrucem sobre as origens de Enid - e, convenientemente, isso acontecerá no momento em que a série precisará preencher a vaga de vilão, ou como é mais provável, vilã da nova temporada.

A série tem dado indícios de que será fiel aos quadrinhos ao exibir cenas como a passagem de tempo vista no trailer do novo ano, o que faz com que os fãs esperem uma narrativa semelhante ao conteúdo original. Além disso, é difícil acreditar que a série arriscaria um impacto tão grande de inventar um grupo tão expressivo na trama como o liderado por Jadis, podendo desviar completamente os rumos de série e dos quadrinhos quando, na verdade, a tendência tem sido alinhar cada vez mais as duas produções - a recente morte de Andrea na HQ é resultado disso, por exemplo.

Vale lembrar que Jadis se revelar uma versão de Alpha seria interessante também do ponto de vista de, em oito anos de exibição, ser a primeira mulher vilã realmente impactante na trama - já houve nomes como Dawn Lerner (Christine Woods), mas nada próximo do impacto que tiveram nomes como o Governador (David Morrissey) ou Negan. O que muitos fãs especulam é que os Sussurradores foram introduzidos em uma espécie de fase embrionária do que virá a se tornar o grupo - eles já são organizados e sorrateiros, a ideia é que, com a passagem de tempo, se tornem mais habilidosos e comecem então a vestir a pele dos mortos.

Contudo, a própria Pollyanna Macintosh tem desviado o assunto sobre o futuro da personagem. Em uma entrevista concedida ao Hollywood Reporter, a intérprete de Jadis desconversou sobre possibilidade dela ser de fato Alpha. "Jadis não veio dos quadrinhos, ela é uma personagem nova”, disse na ocasião. Independente disso se confirmar ou não, certamente o potencial de Jadis ainda deverá ser bastante explorado na série. Sobre Enid, os produtores seguem a mesma linha de que é uma personagem exclusiva da série. No caso dela, inclusive, teria o fato da jovem não poder ser filha biológica da líder do lixão já que, em flashbacks da sexta temporada, foi visto que a adolescente perdeu os pais - nada impede, porém, que ela tenha ficado algum tempo sob a tutela de Jadis.

Os episódios inéditos de The Walking Dead retornam em 22 de outubro. No Brasil, o canal pago Fox se encarrega da transmissão.