The Walking Dead/AMC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Traumas de Michonne são explorados em episódio 14 do 9º ano

Flashback explica mistério, mudança de comportamento e também prepara o solo para saída

17.03.2019, às 23H52.
Atualizada em 18.03.2019, ÀS 09H58

A segunda metade da nona temporada de The Walking Dead continua surpreendendo pela qualidade da sua narrativa e pela quantidade de material a ser explorado após o salto temporal de seis anos, marcado pela saída de Rick Grimes (Andrew Lincoln). Agora, em "Scars", o programa explora como novos traumas durante esse tempo endureceram Michonne (Danai Gurira).

[Cuidado! Spoilers do S09E14 de The Walking Dead abaixo]

Enquanto a disputa entre comunidades é o arco menos interessante do seriado no momento, é interessante ver como cada líder toca seu grupo de forma diferente - Michonne, por sua vez, controladora e em isolamento dos demais sobreviventes. O episódio então apresenta duas linhas temporais que ajudam a esclarecer o motivo: uma no presente, em que sua desconfiança resulta em uma relação problemática com Judith (Cailey Fleming), e outra no passado, em que é explicado o que afetou e moldou a guerreira.

O flashback mostra um caso em que Michonne encontra e resgata Jocelyn - sua ex-melhor amiga do pré-apocalipse interpretada por Rutina Wesley (True Blood) - recepcionando-a em Alexandria, como uma forma de se manter apegada ao seu passado. Na época, Rick havia acabado de desaparecer e ela, ainda grávida de RJ, tinha como certeza de que sairia para procurá-lo. Considerando que essa será a temporada final de Gurira no elenco fixo, é bem possível que esse elemento tenha sido novamente destacado para preparar o solo para a saída da personagem. Michonne é então traída por Jocelyn, ato que faz a sobrevivente jurar nunca mais confiar em pessoas fora de seu grupo, pelo bem da comunidade e de suas crianças. A lembrança também finalmente explica as cicatrizes em forma de "X" que ela e Daryl (Norman Reedus) carregam - um dos vários mistérios que a série vêm apresentando ao longo da sua segunda metade.

Já no presente a trama destaca a relação entre Michonne e Judith, cada vez mais fria e cheia de desconfiança. É aqui que o talento de ambas as atrizes brilham, que demonstram a melancolia de mãe e filha tentando se reconectar mas - tratando-se de duas pessoas de personalidade forte - sem querer ceder e se acertar com a outra. Essa complicação faz valer o fato de que Judith pegou o arco das HQs em que Carl se aproxima de Negan: pela forma protecionista e ilusória que a garota foi criada, faz bastante sentido que ela desenvolva uma amizade com a única pessoa que a trata com honestidade. Negan (Jeffrey Dean Morgan) faz questão de jogar isso na cara de Michonne e, pelas cenas finais do capítulo, isso pode ser a chave para uma mudança das grandes no comportamento da personagem - seja no papel de mãe ou de líder.

"Scars" não é um episódio bombástico ou cheio de ação como foi o anterior, mas é um que coloca a contextualização do estado emocional dos personagens e o sutil progresso da narrativa em primeiro lugar. Considerando que restam apenas dois capítulos na temporada, é preciso priorizar: os Sussurradores já se consolidaram como ameaça, então agora é hora de arrumar a casa para o final - e também para as partidas, já que Gurira caminha em direção à porta de saída.

The Walking Dead é transmitida aos domingos, às 22h30, pelos canais pagos Fox, Fox Premium 2 e também pelo serviço de streaming Fox App.