Filmes

Lista

As final girls mais poderosas: 10 sobreviventes do terror

Termo clássico do gênero evoluiu muito com o tempo

31.10.2019, às 18H03.
Atualizada em 27.03.2020, ÀS 10H17

O termo "final girl" não é exatamente popularizado no Brasil, mas qualquer fã de terror está bem familiarizado com o seu conceito, que se refere à última garota sobrevivente de um filme. Cunhado em 92 pela acadêmica Carol J. Clover, o termo é analisado de diversas maneiras e tem interpretações variadas, que podem entender a sua existência como produto de um pensamento moralista ou sexista, ou podem relacioná-lo ao feminismo. Fato é que as regras para a final girl mudaram muito com o tempo, e talvez o que era mais associado com comportamentos puritanos (a última sobrevivente era geralmente a garota virgem) hoje em dia está muito mais ligado à força e espírito sobrevivente.

A tradição existe faz tempo e permanece nos maiores clássicos do slasher, mas ultrapassa as barreiras para o terror como um todo, fazendo com que interpretações de “final girl” estejam presentes em longas desde Psicose até A Morte Te Dá Parabéns. Em celebração ao Dia das Bruxas este ano, reunimos abaixo 10 das maiores final girls da história (cuidado com spoilers, obviamente):

Sally Hardesty - O Massacre da Serra Elétrica

Atriz: Marilyn Burns
Onde assistir: Disponível digitalmente para compra/aluguel/exibição em streaming no catálogo do Looke, e em mídia física ao lado de três outros filmes de Tobe Hooper e extras como parte da coleção Obras Primas do Cinema

Sally Hardesty, de O Massacre da Serra Elétrica, é considerada uma das primeiras final girls, e como parte de um dos filmes mais importantes do terror, sua presença não poderia faltar. Sally perde todos os seus amigos e o seu irmão antes de cair nas mãos de uma família absolutamente insana, e sua sobrevivência quase nem aconteceu. Sally é uma final girl por sorte do destino, mas sua resistência não pode ser subestimada.

Sarah - Abismo do Medo

Atriz: Shauna Macdonald
Onde assistir: Disponível apenas em DVD. 

Sarah em Abismo do Medo é uma escolha controversa por alguns motivos que podem ser discutidos pelos fãs do filme (até porque o filme teve dois finais, um para o público americano e outro para o Reino Unido), mas todas as batalhas enfrentadas pela protagonista do filme de 2005 são característicos de uma final girl. Ela sobrevive testes físicos, psicológicos e é forçada a ver (e se envolver diretamente) na morte de suas amigas, tornando-a uma personagem com um dos melhores arcos do terror.

Mia - A Morte do Demônio (2013)

Atriz: Jane Lavy
Onde assistir: Disponível em streaming no Prime Video e Telecine Play e para aluguel e compra na Microsoft Store e iTunes Store.

Mia é uma personagem totalmente diferente das outras final girls porque em seu filme ela passa grande parte do tempo como uma antagonista. No remake de A Morte do Demônio, Mia parece tomar o lugar da personagem de Cheryl do original quando passa pela traumática experiência na floresta, mas depois de um certo exorcismo e auto-mutilação, a personagem se torna a última sobrevivente da experiência. Sua figura é uma subversão nos remakes por tomar o lugar de um dos mais queridos sobreviventes do terror, o Ash (Bruce Campbell) do longa original, mas é um dos motivos pelos quais a versão de Fede Álvarez é tão elogiada. 

Nancy Thompson - A Hora do Pesadelo

Atriz: Heather Langenkamp
Onde assistir: Disponível em streaming na HBO Go e para compra/aluguel no iTunes Microsoft Store.

Nancy Thompson, de A Hora do Pesadelo, é uma personagem de 1984 mas já marca o início de uma final girl mais desenvolvida, que sobrevive por aprender como lidar com a sua ameça e elabora seus próprios planos, apesar da resistência de todos ao seu redor. Nancy lida com uma mãe praticamente doida, um pai ausente e um namorado relapso que dorme toda vez que ela pede que ele fique alerta, mas ela resiste, e com muito café consegue montar uma armadilha que brinca com os limites da realidade. 

Jess - Noite do Terror

Atriz: Olivia Hussey
Onde assistir: Disponível apenas em DVD.

Jess é outra personagem considerada uma das primeiras final girls da história, e ao contrário dos primeiros slashers, ela já desobedece as regras da tradição por não ser virgem. Na realidade, a personagem de Olivia Hussey no filme é bem diferente de sua época, primeiramente pelo simples fato de ela informar o seu namorado de que pretende fazer um aborto. Jess sobrevive as matanças de suas amigas de faculdade e passa por momentos traumáticos (como cometer o assassinato de seu próprio namorado), o que faz dela uma final girl essencial. 

Erin Harson - Você é o Próximo

Atriz: Sharni Vinson
Onde assistir: Disponível para streaming na Claro Video e HBO Go e para aluguel na iTunes Store.

Erin Harson é uma daquelas personagens que vem uma vez por geração, que distorce as regras da final girl e eleva os padrões da garota sobrevivente. Acompanhando seu namorado em uma reunião da família dele, a personagem é surpreendida quando um grupo de mascarados interrompe o jantar, mas rapidamente revela habilidades absurdas contra os invasores. Créditos à sobrevivência de Erin são absolutamente dela mesma, uma das maiores guerreiras do gênero. 

Ripley - Alien

Atriz: Sigourney Weaver
Onde assistir: Disponível para aluguel/compra digital no Google PlayiTunesMicrosoft Store e PlayStation Network.

A personagem de Ripley em Alien é outra final girl antiga (1979) que sobrevive absolutamente por seu próprio mérito. Não só ela consegue escapar da criatura por sua esperteza, desde o início do filme Ripley se mostra a integrante mais capaz da equipe. Inclusive, se a tripulação da Nostromo tivesse seguido suas instruções, os acontecimentos desastrosos não teriam acontecido. Ripley consegue lutar e criar uma armadilha certeira que expulsa o xenomorfo, restando como uma das final girls mais importantes do cinema. 

Sidney Prescott - Pânico

Atriz: Neve Campbell
Onde assistir: Disponível para compra e aluguel no Google PlayMicrosoft Store e Looke.

Sidney Prescott é a final girl evoluída pela auto-consciência do filme que protagoniza, Pânico. Assim como o filme de Wes Craven pretende explicitar e brincar com as regras do slasher, Sidney se encaixa nisso ao desobecer as tradições o tempo inteiro. Do primeiro ao quarto filme da franquia, Sidney evolui em sua força e enfrenta seus inimigos de modos cada vez mais evoluídos, aprendendo com cada um de seus erros e encontrando modos gradualmente mais inovadores de enfrentar ameaças.

Laurie Strode - Halloween

Atriz: Jamie Lee Curtis
Onde assistir: Disponível para streaming, compra e aluguel no Looke.

Laurie Strode pode não ser a mais antiga ou a mais evoluída mas é certamente a mais icônica final girl. A personagem de Jamie Lee Curtis se encaixa nos moldes da garota pura e é salva pelo Dr. Samuel Loomis no final, mas sobreviveu por muito tempo sozinha, ainda tomando conta de duas crianças. Laurie teve seus altos e baixos na franquia de Halloween, mas vê-la retornando em 2018 totalmente durona e cheia de recursos novos certamente foi uma alegria para os fãs.