Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Drácula: Versão estendida do livro ganha 1ª edição no Brasil

Intitulada Poderes das Trevas, edição tem o dobro do texto da original

11.08.2021, às 11H48.
Atualizada em 11.08.2021, ÀS 12H49

O livro Poderes das Trevas, uma versão estendida de Drácula que foi publicada originalmente na Suécia entre 1899 e 1900, vai ganhar a sua primeira versão brasileira. Parceria entre as brasileiras Ex Machina e Sebo Clepsidra, a islandesa Sagarana Forlag e a sueca Aleph Bokförlag, a edição está passando por financiamento coletivo no Catarse - veja aqui.

A história de Poderes das Trevas é curiosa. Na época de sua publicação na Suécia, ele foi apresentado simplesmente como tradução de Drácula, clássico de Bram Stoker que havia sido lançado na Inglaterra em 1897. O que não se percebeu na ocasião é que essa tradução, assinada por “A--e”, continha uma expansão e uma transfiguração do romance original.

mais: vários dos elementos inseridos na história e ausentes no livro de Stoker constam em anotações deixadas pelo próprio autor, e não utilizadas na edição inglês. Estudos linguísticos apontam que as novas passagens e desdobramentos da versão sueca trazem a marca de um texto traduzido, tornando improvável a hipótese de que o editor ou o tradutor sueco tivessem introduzido adições no texto original por conta própria.

Traduzida diretamente do sueco por Luciano Dutra, com texto integral, a versão brasileira de Poderes das Trevas trará vários conteúdos especiais: de ilustrações originais a uma introdução do editor sueco Rickard Berghorn, que investiga em detalhes os enigmas em torno dessa obra fascinante; passando por um detalhado índice onomástico e temático, e por notas da edição original, da edição sueca moderna e exclusivas para a edição brasileira.

Considerando o volume de texto, a narrativa de Poderes das Trevas tem o dobro da extensão do Drácula de 1897, incluindo cenas e personagens exclusivos, mais erotismo, e novas implicações políticas e sociais (como as motivações protofascistas do antagonista vampírico, renomeado como Mavros Draculitz). A pré-venda ficará disponível pelo Catarse entre os dias 11 de agosto e 10 de outubro.