Música

Artigo

SWU 2011 | Black Eyed Peas encerra primeiro dia do festival

Grupo faz festa profissional e cativa o público

13.11.2011, às 09H35.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

O Black Eyed Peas foi a primeira demonstração do que o público do SWU 2011 é capaz. Milhares de pessoas já aguardavam o grupo durante a apresentação de Kanye West, atração do palco oposto.

Black Eyed Peas

E foi nesse momento de densidade demográfica radicalmente intensa que sentiu-se falta dos palcos da edição do SWU do ano passado, localizados ao pé de colinas que permitiam uma visão excelente. Além disso, na edição atual, a distribuição dos amplificadores pecou por deixar algumas áreas com som abafado e baixo, segundo reclamações do público.

Porém, independente de quaisquer problemas estruturais, o Black Eyed Peas representa muito bem seu papel de grupo pop. Cantam, dançam, trocam diversas vezes de figurino, usam luzes, fumaça e confete. Porém, e principalmente, não se escondem por trás de sua mega produção.

Um problema na guitarra é administrado com profissionalismo, por exemplo. Sem embaraço, o grupo contorna a ausência de volume do instrumento com um improviso acompanhado pelos instrumentistas. A fluidez é tamanha que o problema praticamente passa despercebido. Porém, apesar da conduta impecável, há espaço para espontaneidade nos bate-papos com a plateia. Algo raro em shows demasiadamente ensaiados.

Equilibradamente, o Black Eyed Peas dá foco a cada um de seus integrantes em determinados momentos do show. Will.i.am fez as vezes de DJ solo, tocando, em cima de um alto pedestal, hits que começaram com o funk carioca "Rap das Armas", passaram por Michael Jackson e chegaram a "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana.

Fergie é figura marcante. Abusa dos tons altos de sua voz, de seus dotes físicos e chama a atenção para si, seja dançando ou engatinhando pelo palco. Apl.de.ap também tem seu momento solo, com uma canção de sua campanha a favor da educação infantil. E Taboo dá seu recado ao relembrar insistentemente que um possível fim do grupo não passa de boato.

O show do Black Eyed Peas deixou o saldo final do primeiro dia do SWU com algo de balada. Um público ensandecido cantava com força que "tinha uma sensação de que seria uma grande noite". Para a maioria dos presentes, parece ter sido. Esperamos que seja assim nos próximos dias.

Leia mais sobre SWU 2011

Fotos: Marcos Hermes e Pedro Carrilho