HQ/Livros

Notícia

Superman | Briga jurídica pelos direitos continua e advogado é processado pela DC

DC vence mais um round

31.10.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

A disputa jurídica pelos direitos sobre Superman - entre herdeiros dos criadores Jerry Siegel e Joe Shuster e a DC Comics/Warner Bros. - continua a passos de lesma. E na semana passada, a lesma se arrastou mais um centímetro, para o lado da DC.

Superman

De acordo com o site ICV2, o juiz Otis D. Wright II permitiu que a DC seguisse com o processo que move contra Marc Toberoff, advogado da família Siegel. A DC processou-o por ter "envenenado" a relação entre os Siegel e a editora, e possivelmente porque o processo resulte em Toberoff ficar com a maior fatia dos direitos autorais sobre Superman. Ou seja, ele estaria advogando em causa própria.

Toberoff contra-atacou com um dispositivo legal que vale no estado da Califórnia, contra intimidações de acusados. O juiz, porém, decidiu que este dispositivo não vale para o caso, autorizando que a DC processe Toberoff.

Já é a segunda vez que o advogado perde contra a DC: no início do ano, outro juiz autorizou que a empresa utilizasse documentos roubados do escritório de Toberoff.

O processo deve estender-se até 2013, ano a partir do qual a herdeira de Siegel exige controle total sobre as primeiras histórias do Superman.

O processo pelos direitos de Superman

2011

Briga pelos direitos pode resultar em dois filmes distintos

2010

2009

2008

2007

2006

2005